Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6249 |
Resumo: | Abstract: this article presents research results comparing Federal Public Institution of Higher Education. The place of Early Childhood Education and the role of the internship in the Pedagogy course. Based on the socio-historical-dialectic perspective, we analyzed the Political-Pedagogical Project of the Course and the Supervised Internship Project in Early Childhood Education and Early Years of Primary Education, considering the possibilities of the internship in the constitution of dialogues between the formative ideology and the realization of the educational praxis in its specificities. The results show that Pedagogy courses still subordinate the pedagogical proposals and practices of Early Childhood Education to Primary School models. A Educação Infantil no curso de Pedagogia: lições do estágio Resumo: este artigo apresenta resultados de pesquisas cotejando Instituição de Ensino Superior pública federal. Problematiza-se o lugar da Educação Infantil e o papel do estágio no curso de Pedagogia. Com base na perspectiva sócio-histórico-dialética, analisamos o Projeto Político-Pedagógico do Curso e o Projeto de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades do estágio na constituição de diálogos entre o ideário formativo e a realização da práxis educativa em suas especificidades. Os resultados evidenciam que os cursos de Pedagogia ainda subordinam as propostas e práticas pedagógicas da Educação Infantil a modelos do Ensino Fundamental. |
id |
PUC_GO-4_62baad636b383a7f0f8c30f0c65b8899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6249 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the InternshipEducação; PedagogiaEarly Childhood Education; Course Of Pedagogy; Teachers Formation; Internship; Educação Infantil; Curso de Pedagogia; Formação de Professores; EstágioEstágio curricularAbstract: this article presents research results comparing Federal Public Institution of Higher Education. The place of Early Childhood Education and the role of the internship in the Pedagogy course. Based on the socio-historical-dialectic perspective, we analyzed the Political-Pedagogical Project of the Course and the Supervised Internship Project in Early Childhood Education and Early Years of Primary Education, considering the possibilities of the internship in the constitution of dialogues between the formative ideology and the realization of the educational praxis in its specificities. The results show that Pedagogy courses still subordinate the pedagogical proposals and practices of Early Childhood Education to Primary School models. A Educação Infantil no curso de Pedagogia: lições do estágio Resumo: este artigo apresenta resultados de pesquisas cotejando Instituição de Ensino Superior pública federal. Problematiza-se o lugar da Educação Infantil e o papel do estágio no curso de Pedagogia. Com base na perspectiva sócio-histórico-dialética, analisamos o Projeto Político-Pedagógico do Curso e o Projeto de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades do estágio na constituição de diálogos entre o ideário formativo e a realização da práxis educativa em suas especificidades. Os resultados evidenciam que os cursos de Pedagogia ainda subordinam as propostas e práticas pedagógicas da Educação Infantil a modelos do Ensino Fundamental.EDITORA DA PUC GOIÁSBarbosa, Ivone GarciaAlves, Nancy Nonato de LimaSilveira, Telma Aparecida Teles Martins2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/624910.18224/educ.v20i2.6249Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 357-3721983-77711415-049210.18224/educ.v20i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6249/3486Direitos autorais 2018 Ivone Garcia Barbosa, Nancy Nonato de Lima Alves, Telma Aparecida Teles Martins Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6249Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:37.204Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship |
title |
Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship |
spellingShingle |
Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship Barbosa, Ivone Garcia Educação; Pedagogia Early Childhood Education; Course Of Pedagogy; Teachers Formation; Internship; Educação Infantil; Curso de Pedagogia; Formação de Professores; Estágio Estágio curricular |
title_short |
Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship |
title_full |
Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship |
title_fullStr |
Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship |
title_full_unstemmed |
Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship |
title_sort |
Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship |
author |
Barbosa, Ivone Garcia |
author_facet |
Barbosa, Ivone Garcia Alves, Nancy Nonato de Lima Silveira, Telma Aparecida Teles Martins |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Nancy Nonato de Lima Silveira, Telma Aparecida Teles Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ivone Garcia Alves, Nancy Nonato de Lima Silveira, Telma Aparecida Teles Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Pedagogia Early Childhood Education; Course Of Pedagogy; Teachers Formation; Internship; Educação Infantil; Curso de Pedagogia; Formação de Professores; Estágio Estágio curricular |
topic |
Educação; Pedagogia Early Childhood Education; Course Of Pedagogy; Teachers Formation; Internship; Educação Infantil; Curso de Pedagogia; Formação de Professores; Estágio Estágio curricular |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Abstract: this article presents research results comparing Federal Public Institution of Higher Education. The place of Early Childhood Education and the role of the internship in the Pedagogy course. Based on the socio-historical-dialectic perspective, we analyzed the Political-Pedagogical Project of the Course and the Supervised Internship Project in Early Childhood Education and Early Years of Primary Education, considering the possibilities of the internship in the constitution of dialogues between the formative ideology and the realization of the educational praxis in its specificities. The results show that Pedagogy courses still subordinate the pedagogical proposals and practices of Early Childhood Education to Primary School models. A Educação Infantil no curso de Pedagogia: lições do estágio Resumo: este artigo apresenta resultados de pesquisas cotejando Instituição de Ensino Superior pública federal. Problematiza-se o lugar da Educação Infantil e o papel do estágio no curso de Pedagogia. Com base na perspectiva sócio-histórico-dialética, analisamos o Projeto Político-Pedagógico do Curso e o Projeto de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades do estágio na constituição de diálogos entre o ideário formativo e a realização da práxis educativa em suas especificidades. Os resultados evidenciam que os cursos de Pedagogia ainda subordinam as propostas e práticas pedagógicas da Educação Infantil a modelos do Ensino Fundamental. |
description |
Abstract: this article presents research results comparing Federal Public Institution of Higher Education. The place of Early Childhood Education and the role of the internship in the Pedagogy course. Based on the socio-historical-dialectic perspective, we analyzed the Political-Pedagogical Project of the Course and the Supervised Internship Project in Early Childhood Education and Early Years of Primary Education, considering the possibilities of the internship in the constitution of dialogues between the formative ideology and the realization of the educational praxis in its specificities. The results show that Pedagogy courses still subordinate the pedagogical proposals and practices of Early Childhood Education to Primary School models. A Educação Infantil no curso de Pedagogia: lições do estágio Resumo: este artigo apresenta resultados de pesquisas cotejando Instituição de Ensino Superior pública federal. Problematiza-se o lugar da Educação Infantil e o papel do estágio no curso de Pedagogia. Com base na perspectiva sócio-histórico-dialética, analisamos o Projeto Político-Pedagógico do Curso e o Projeto de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades do estágio na constituição de diálogos entre o ideário formativo e a realização da práxis educativa em suas especificidades. Os resultados evidenciam que os cursos de Pedagogia ainda subordinam as propostas e práticas pedagógicas da Educação Infantil a modelos do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6249 10.18224/educ.v20i2.6249 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6249 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v20i2.6249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6249/3486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Ivone Garcia Barbosa, Nancy Nonato de Lima Alves, Telma Aparecida Teles Martins Silveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Ivone Garcia Barbosa, Nancy Nonato de Lima Alves, Telma Aparecida Teles Martins Silveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 357-372 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v20i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341973572648960 |