Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ivone Garcia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Nancy Nonato de Lima, Silveira, Telma Aparecida Teles Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6249
Resumo: Abstract: this article presents research results comparing Federal Public Institution of Higher Education. The place of Early Childhood Education and the role of the internship in the Pedagogy course. Based on the socio-historical-dialectic perspective, we analyzed the Political-Pedagogical Project of the Course and the Supervised Internship Project in Early Childhood Education and Early Years of Primary Education, considering the possibilities of the internship in the constitution of dialogues between the formative ideology and the realization of the educational praxis in its specificities. The results show that Pedagogy courses still subordinate the pedagogical proposals and practices of Early Childhood Education to Primary School models. A Educação Infantil no curso de Pedagogia: lições do estágio Resumo: este artigo apresenta resultados de pesquisas cotejando Instituição de Ensino Superior pública federal. Problematiza-se o lugar da Educação Infantil e o papel do estágio no curso de Pedagogia. Com base na perspectiva sócio-histórico-dialética, analisamos o Projeto Político-Pedagógico do Curso e o Projeto de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades do estágio na constituição de diálogos entre o ideário formativo e a realização da práxis educativa em suas especificidades. Os resultados evidenciam que os cursos de Pedagogia ainda subordinam as propostas e práticas pedagógicas da Educação Infantil a modelos do Ensino Fundamental.
id PUC_GO-4_62baad636b383a7f0f8c30f0c65b8899
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6249
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the InternshipEducação; PedagogiaEarly Childhood Education; Course Of Pedagogy; Teachers Formation; Internship; Educação Infantil; Curso de Pedagogia; Formação de Professores; EstágioEstágio curricularAbstract: this article presents research results comparing Federal Public Institution of Higher Education. The place of Early Childhood Education and the role of the internship in the Pedagogy course. Based on the socio-historical-dialectic perspective, we analyzed the Political-Pedagogical Project of the Course and the Supervised Internship Project in Early Childhood Education and Early Years of Primary Education, considering the possibilities of the internship in the constitution of dialogues between the formative ideology and the realization of the educational praxis in its specificities. The results show that Pedagogy courses still subordinate the pedagogical proposals and practices of Early Childhood Education to Primary School models. A Educação Infantil no curso de Pedagogia: lições do estágio Resumo: este artigo apresenta resultados de pesquisas cotejando Instituição de Ensino Superior pública federal. Problematiza-se o lugar da Educação Infantil e o papel do estágio no curso de Pedagogia. Com base na perspectiva sócio-histórico-dialética, analisamos o Projeto Político-Pedagógico do Curso e o Projeto de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades do estágio na constituição de diálogos entre o ideário formativo e a realização da práxis educativa em suas especificidades. Os resultados evidenciam que os cursos de Pedagogia ainda subordinam as propostas e práticas pedagógicas da Educação Infantil a modelos do Ensino Fundamental.EDITORA DA PUC GOIÁSBarbosa, Ivone GarciaAlves, Nancy Nonato de LimaSilveira, Telma Aparecida Teles Martins2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/624910.18224/educ.v20i2.6249Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 357-3721983-77711415-049210.18224/educ.v20i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6249/3486Direitos autorais 2018 Ivone Garcia Barbosa, Nancy Nonato de Lima Alves, Telma Aparecida Teles Martins Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6249Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:37.204Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship
title Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship
spellingShingle Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship
Barbosa, Ivone Garcia
Educação; Pedagogia
Early Childhood Education; Course Of Pedagogy; Teachers Formation; Internship; Educação Infantil; Curso de Pedagogia; Formação de Professores; Estágio
Estágio curricular
title_short Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship
title_full Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship
title_fullStr Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship
title_full_unstemmed Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship
title_sort Child Education in the Pedagogy Course: Lessons from the Internship
author Barbosa, Ivone Garcia
author_facet Barbosa, Ivone Garcia
Alves, Nancy Nonato de Lima
Silveira, Telma Aparecida Teles Martins
author_role author
author2 Alves, Nancy Nonato de Lima
Silveira, Telma Aparecida Teles Martins
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ivone Garcia
Alves, Nancy Nonato de Lima
Silveira, Telma Aparecida Teles Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Pedagogia
Early Childhood Education; Course Of Pedagogy; Teachers Formation; Internship; Educação Infantil; Curso de Pedagogia; Formação de Professores; Estágio
Estágio curricular
topic Educação; Pedagogia
Early Childhood Education; Course Of Pedagogy; Teachers Formation; Internship; Educação Infantil; Curso de Pedagogia; Formação de Professores; Estágio
Estágio curricular
dc.description.none.fl_txt_mv Abstract: this article presents research results comparing Federal Public Institution of Higher Education. The place of Early Childhood Education and the role of the internship in the Pedagogy course. Based on the socio-historical-dialectic perspective, we analyzed the Political-Pedagogical Project of the Course and the Supervised Internship Project in Early Childhood Education and Early Years of Primary Education, considering the possibilities of the internship in the constitution of dialogues between the formative ideology and the realization of the educational praxis in its specificities. The results show that Pedagogy courses still subordinate the pedagogical proposals and practices of Early Childhood Education to Primary School models. A Educação Infantil no curso de Pedagogia: lições do estágio Resumo: este artigo apresenta resultados de pesquisas cotejando Instituição de Ensino Superior pública federal. Problematiza-se o lugar da Educação Infantil e o papel do estágio no curso de Pedagogia. Com base na perspectiva sócio-histórico-dialética, analisamos o Projeto Político-Pedagógico do Curso e o Projeto de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades do estágio na constituição de diálogos entre o ideário formativo e a realização da práxis educativa em suas especificidades. Os resultados evidenciam que os cursos de Pedagogia ainda subordinam as propostas e práticas pedagógicas da Educação Infantil a modelos do Ensino Fundamental.
description Abstract: this article presents research results comparing Federal Public Institution of Higher Education. The place of Early Childhood Education and the role of the internship in the Pedagogy course. Based on the socio-historical-dialectic perspective, we analyzed the Political-Pedagogical Project of the Course and the Supervised Internship Project in Early Childhood Education and Early Years of Primary Education, considering the possibilities of the internship in the constitution of dialogues between the formative ideology and the realization of the educational praxis in its specificities. The results show that Pedagogy courses still subordinate the pedagogical proposals and practices of Early Childhood Education to Primary School models. A Educação Infantil no curso de Pedagogia: lições do estágio Resumo: este artigo apresenta resultados de pesquisas cotejando Instituição de Ensino Superior pública federal. Problematiza-se o lugar da Educação Infantil e o papel do estágio no curso de Pedagogia. Com base na perspectiva sócio-histórico-dialética, analisamos o Projeto Político-Pedagógico do Curso e o Projeto de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades do estágio na constituição de diálogos entre o ideário formativo e a realização da práxis educativa em suas especificidades. Os resultados evidenciam que os cursos de Pedagogia ainda subordinam as propostas e práticas pedagógicas da Educação Infantil a modelos do Ensino Fundamental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6249
10.18224/educ.v20i2.6249
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6249
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i2.6249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6249/3486
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Ivone Garcia Barbosa, Nancy Nonato de Lima Alves, Telma Aparecida Teles Martins Silveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Ivone Garcia Barbosa, Nancy Nonato de Lima Alves, Telma Aparecida Teles Martins Silveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 357-372
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973572648960