Historical Footsteps of Teaching Practice and Current Internship Issues in Teacher Training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barra, Valdeniza Maria Lopes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6234
Resumo: Abstract: it is a historical exercise that selects the documentary and bibliographical studies to think the formation of teachers for the initial years of schooling from the practice of teaching/internship. It is organized in three historical moments. The first occurs in the nineteenth century when normal schools arise, and these were annexed to the so-called model schools, a space where the practical training of primary teachers would be given. Already, the second, is delimited by the years 1930 and 1940, period in which Pedagogy becomes a course of higher education and the colleges of application arise as a space for practical training of degrees. The third is at the end in the 1960s, through Resolution No. 9/69, which established that teaching practice should be conducted as a supervised internship in the community schools themselves. Once this historical itinerary has been fulfilled, the text highlights some of the concerns derived from the act of thinking and performing the internship in schools and the engenderings involved. Pegadas históricas da prática de ensino e questões atuais do estágio na formação de professores Resumo: trata-se de um exercício histórico que elege os estudos documental e bibliográfico para pensar a formação de professores para os anos iniciais da escolarização a partir da prática de ensino/estágio. Organiza-se em três momentos históricos. O primeiro se dá no século XIX quando surgem as escolas normais, sendo que a estas eram anexadas às denominadas escolas modelo, espaço onde se daria a formação prática de professores primários. Já, o segundo, é delimitado pelos anos 1930 e 1940, período em que a Pedagogia se torna curso do ensino superior e os colégios de aplicação surgem como espaço de formação prática das licenciaturas. O terceiro se dá no final nos anos 1960, por meio da Resolução Nº 9/69, que estabelecia que a prática de ensino deveria ser realizada na forma de estágio supervisionado nas próprias escolas da comunidade. Cumprido o referido itinerário histórico, o texto destaca algumas inquietações derivadas do ato de pensar e realizar o estágio nas escolas e os engendramentos aí implicados.
id PUC_GO-4_70b14d0a85eb87e4ac395b4a29cc053f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6234
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Historical Footsteps of Teaching Practice and Current Internship Issues in Teacher TrainingEducação; PedagogiaInternship; Teaching Practice; Teachers Formation; Pedagogy; estágio; prática de ensino; formação de professores; pedagogiaEstágio curricularAbstract: it is a historical exercise that selects the documentary and bibliographical studies to think the formation of teachers for the initial years of schooling from the practice of teaching/internship. It is organized in three historical moments. The first occurs in the nineteenth century when normal schools arise, and these were annexed to the so-called model schools, a space where the practical training of primary teachers would be given. Already, the second, is delimited by the years 1930 and 1940, period in which Pedagogy becomes a course of higher education and the colleges of application arise as a space for practical training of degrees. The third is at the end in the 1960s, through Resolution No. 9/69, which established that teaching practice should be conducted as a supervised internship in the community schools themselves. Once this historical itinerary has been fulfilled, the text highlights some of the concerns derived from the act of thinking and performing the internship in schools and the engenderings involved. Pegadas históricas da prática de ensino e questões atuais do estágio na formação de professores Resumo: trata-se de um exercício histórico que elege os estudos documental e bibliográfico para pensar a formação de professores para os anos iniciais da escolarização a partir da prática de ensino/estágio. Organiza-se em três momentos históricos. O primeiro se dá no século XIX quando surgem as escolas normais, sendo que a estas eram anexadas às denominadas escolas modelo, espaço onde se daria a formação prática de professores primários. Já, o segundo, é delimitado pelos anos 1930 e 1940, período em que a Pedagogia se torna curso do ensino superior e os colégios de aplicação surgem como espaço de formação prática das licenciaturas. O terceiro se dá no final nos anos 1960, por meio da Resolução Nº 9/69, que estabelecia que a prática de ensino deveria ser realizada na forma de estágio supervisionado nas próprias escolas da comunidade. Cumprido o referido itinerário histórico, o texto destaca algumas inquietações derivadas do ato de pensar e realizar o estágio nas escolas e os engendramentos aí implicados.EDITORA DA PUC GOIÁSBarra, Valdeniza Maria Lopes da2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/623410.18224/educ.v20i2.6234Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 339-3561983-77711415-049210.18224/educ.v20i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6234/3474Direitos autorais 2018 Valdeniza Maria Lopes da Barrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-27T13:53:20ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Historical Footsteps of Teaching Practice and Current Internship Issues in Teacher Training
title Historical Footsteps of Teaching Practice and Current Internship Issues in Teacher Training
spellingShingle Historical Footsteps of Teaching Practice and Current Internship Issues in Teacher Training
Barra, Valdeniza Maria Lopes da
Educação; Pedagogia
Internship; Teaching Practice; Teachers Formation; Pedagogy; estágio; prática de ensino; formação de professores; pedagogia
Estágio curricular
title_short Historical Footsteps of Teaching Practice and Current Internship Issues in Teacher Training
title_full Historical Footsteps of Teaching Practice and Current Internship Issues in Teacher Training
title_fullStr Historical Footsteps of Teaching Practice and Current Internship Issues in Teacher Training
title_full_unstemmed Historical Footsteps of Teaching Practice and Current Internship Issues in Teacher Training
title_sort Historical Footsteps of Teaching Practice and Current Internship Issues in Teacher Training
author Barra, Valdeniza Maria Lopes da
author_facet Barra, Valdeniza Maria Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barra, Valdeniza Maria Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Pedagogia
Internship; Teaching Practice; Teachers Formation; Pedagogy; estágio; prática de ensino; formação de professores; pedagogia
Estágio curricular
topic Educação; Pedagogia
Internship; Teaching Practice; Teachers Formation; Pedagogy; estágio; prática de ensino; formação de professores; pedagogia
Estágio curricular
description Abstract: it is a historical exercise that selects the documentary and bibliographical studies to think the formation of teachers for the initial years of schooling from the practice of teaching/internship. It is organized in three historical moments. The first occurs in the nineteenth century when normal schools arise, and these were annexed to the so-called model schools, a space where the practical training of primary teachers would be given. Already, the second, is delimited by the years 1930 and 1940, period in which Pedagogy becomes a course of higher education and the colleges of application arise as a space for practical training of degrees. The third is at the end in the 1960s, through Resolution No. 9/69, which established that teaching practice should be conducted as a supervised internship in the community schools themselves. Once this historical itinerary has been fulfilled, the text highlights some of the concerns derived from the act of thinking and performing the internship in schools and the engenderings involved. Pegadas históricas da prática de ensino e questões atuais do estágio na formação de professores Resumo: trata-se de um exercício histórico que elege os estudos documental e bibliográfico para pensar a formação de professores para os anos iniciais da escolarização a partir da prática de ensino/estágio. Organiza-se em três momentos históricos. O primeiro se dá no século XIX quando surgem as escolas normais, sendo que a estas eram anexadas às denominadas escolas modelo, espaço onde se daria a formação prática de professores primários. Já, o segundo, é delimitado pelos anos 1930 e 1940, período em que a Pedagogia se torna curso do ensino superior e os colégios de aplicação surgem como espaço de formação prática das licenciaturas. O terceiro se dá no final nos anos 1960, por meio da Resolução Nº 9/69, que estabelecia que a prática de ensino deveria ser realizada na forma de estágio supervisionado nas próprias escolas da comunidade. Cumprido o referido itinerário histórico, o texto destaca algumas inquietações derivadas do ato de pensar e realizar o estágio nas escolas e os engendramentos aí implicados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6234
10.18224/educ.v20i2.6234
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6234
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i2.6234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6234/3474
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Valdeniza Maria Lopes da Barra
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Valdeniza Maria Lopes da Barra
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 2 (2017); 339-356
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660317278208