The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogy
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5871 |
Resumo: | A ARTE DE DIZER O QUE NÃO É: MENTIRA, DISFARCE E ENCENAÇÃO NA PEDAGOGIA ROUSSEAUNIANA Resumo: embora Rousseau tenha defendido a frase Vitam impedero vero com tanto fervor, sua obra é marcada por algumas afirmações que sugerem o contrário. Porém, bem entendidas, tais afirmações conduzem à ideia de que, como antídoto, a arte e a ciência podem ser utilizadas contra seu mau e, nesse sentido, mentir e disfarçar podem virar instrumentos pedagógicos eficientes, sobretudo no processo pedagógico de formação do homem e do cidadão. Palavras-chave: Rousseau. Emílio. Pedagogia rousseauniana. Arte e educação. Formação humana. Abstract: although Rousseau has defended the Latim phrase Vitam impendere vero so fervently, his work is marked by some statements that suggest otherwise. However, well understood, such statements lead to the idea that, as an antidote, the art and science can be used against their evil, so that lying and disguising itself can become effective teaching tools, especially in the educational process of the formation of man and the citizen. Keywords: Rousseau. Emile. Pedagogy. Art and education. Human formation. |
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The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogyA ARTE DE DIZER O QUE NÃO É: MENTIRA, DISFARCE E ENCENAÇÃO NA PEDAGOGIA ROUSSEAUNIANA Resumo: embora Rousseau tenha defendido a frase Vitam impedero vero com tanto fervor, sua obra é marcada por algumas afirmações que sugerem o contrário. Porém, bem entendidas, tais afirmações conduzem à ideia de que, como antídoto, a arte e a ciência podem ser utilizadas contra seu mau e, nesse sentido, mentir e disfarçar podem virar instrumentos pedagógicos eficientes, sobretudo no processo pedagógico de formação do homem e do cidadão. Palavras-chave: Rousseau. Emílio. Pedagogia rousseauniana. Arte e educação. Formação humana. Abstract: although Rousseau has defended the Latim phrase Vitam impendere vero so fervently, his work is marked by some statements that suggest otherwise. However, well understood, such statements lead to the idea that, as an antidote, the art and science can be used against their evil, so that lying and disguising itself can become effective teaching tools, especially in the educational process of the formation of man and the citizen. Keywords: Rousseau. Emile. Pedagogy. Art and education. Human formation.EDITORA DA PUC GOIÁSde Paiva, Wilson Alves2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/587110.18224/educ.v20i1.5871Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 1 (2017); 166-1881983-77711415-049210.18224/educ.v20.n1.2017reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5871/3209Direitos autorais 2017 Wilson Alves de Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-20T17:25:46ZRevista |
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