LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/911 |
Resumo: | Este artigo tem como propósito refletir sobre a leitura literária em sala de aula de ensino fundamental, considerando a literatura como patrimônio que preserva manifestações históricas imprescindíveis à identidade individual e coletiva, e, que, além de cumprir sua função estética, mantém em exercício a língua como patrimônio coletivo (ECO, 2003). Para tanto, propõem-se procedimentos didático-pedagógicos, de base discursiva e dialógica (BAKHTIN, 1995), que tornem efetiva a prática de leitura literária como experiência estética, refletindo qualitativamente tanto na competência leitora quanto na produção textual de diferentes tipologias e gêneros, como práticas sócio-históricas (MARCUSCHI, 2008). |
id |
PUC_GO-4_7c22332d5dbed0ea5668b99138dce22f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/911 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICAEste artigo tem como propósito refletir sobre a leitura literária em sala de aula de ensino fundamental, considerando a literatura como patrimônio que preserva manifestações históricas imprescindíveis à identidade individual e coletiva, e, que, além de cumprir sua função estética, mantém em exercício a língua como patrimônio coletivo (ECO, 2003). Para tanto, propõem-se procedimentos didático-pedagógicos, de base discursiva e dialógica (BAKHTIN, 1995), que tornem efetiva a prática de leitura literária como experiência estética, refletindo qualitativamente tanto na competência leitora quanto na produção textual de diferentes tipologias e gêneros, como práticas sócio-históricas (MARCUSCHI, 2008).EDITORA DA PUC GOIÁS2010-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/91110.18224/educ.v12i2.911Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 2 (2009); 265-2771983-77711415-049210.18224/educ.v12i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/911/647Mesquita, Deise Nanci de CastroCruvinel, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/911Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:57.329Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA |
title |
LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA |
spellingShingle |
LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA Mesquita, Deise Nanci de Castro |
title_short |
LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA |
title_full |
LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA |
title_fullStr |
LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA |
title_full_unstemmed |
LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA |
title_sort |
LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA |
author |
Mesquita, Deise Nanci de Castro |
author_facet |
Mesquita, Deise Nanci de Castro Cruvinel, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Cruvinel, Maria de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Deise Nanci de Castro Cruvinel, Maria de Fátima |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo tem como propósito refletir sobre a leitura literária em sala de aula de ensino fundamental, considerando a literatura como patrimônio que preserva manifestações históricas imprescindíveis à identidade individual e coletiva, e, que, além de cumprir sua função estética, mantém em exercício a língua como patrimônio coletivo (ECO, 2003). Para tanto, propõem-se procedimentos didático-pedagógicos, de base discursiva e dialógica (BAKHTIN, 1995), que tornem efetiva a prática de leitura literária como experiência estética, refletindo qualitativamente tanto na competência leitora quanto na produção textual de diferentes tipologias e gêneros, como práticas sócio-históricas (MARCUSCHI, 2008). |
description |
Este artigo tem como propósito refletir sobre a leitura literária em sala de aula de ensino fundamental, considerando a literatura como patrimônio que preserva manifestações históricas imprescindíveis à identidade individual e coletiva, e, que, além de cumprir sua função estética, mantém em exercício a língua como patrimônio coletivo (ECO, 2003). Para tanto, propõem-se procedimentos didático-pedagógicos, de base discursiva e dialógica (BAKHTIN, 1995), que tornem efetiva a prática de leitura literária como experiência estética, refletindo qualitativamente tanto na competência leitora quanto na produção textual de diferentes tipologias e gêneros, como práticas sócio-históricas (MARCUSCHI, 2008). |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/911 10.18224/educ.v12i2.911 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/911 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v12i2.911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/911/647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 2 (2009); 265-277 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v12i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974651633664 |