MEDIA??O NA EDUCA??O ?? REFLEX?ES NA MODALIDADE A DIST?NCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4256 |
Resumo: | Resumo: Esse estudo teoriza a mediação em cursos a distância que fazem uso de tecnologias digitais na relação professor, aluno, conhecimento. Parte de teorias pedagógicas que estudam a mediação didática, em ações educativas presenciais, como a de Lenoir, e chega-se à reflexão de teóricos que estudam a EaD, como Peters, Harasim, Moore e Kearsley. Conclui-se que existe dupla mediação no processo de ensinar e aprender na sociedade em rede. Nela vivem-se processos comunicacionais educativos espiralados, em um novo ecossistema educativo, no qual a informação e o conhecimento estão disponíveis além do espaço da sala de aula, seja ela física ou virtual. Palavras-chave: Mediação e TDIC. EaD e mediação. Dupla mediação e tecnologias. |
id |
PUC_GO-4_90df3a2bef0beb99a315202e4dc95377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4256 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
MEDIA??O NA EDUCA??O ?? REFLEX?ES NA MODALIDADE A DIST?NCIAResumo: Esse estudo teoriza a mediação em cursos a distância que fazem uso de tecnologias digitais na relação professor, aluno, conhecimento. Parte de teorias pedagógicas que estudam a mediação didática, em ações educativas presenciais, como a de Lenoir, e chega-se à reflexão de teóricos que estudam a EaD, como Peters, Harasim, Moore e Kearsley. Conclui-se que existe dupla mediação no processo de ensinar e aprender na sociedade em rede. Nela vivem-se processos comunicacionais educativos espiralados, em um novo ecossistema educativo, no qual a informação e o conhecimento estão disponíveis além do espaço da sala de aula, seja ela física ou virtual. Palavras-chave: Mediação e TDIC. EaD e mediação. Dupla mediação e tecnologias.EDITORA DA PUC GOIÁSSilva, Yara Oliveira eToschi, Mirza Seabra2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/425610.18224/educ.v18i1.4256Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 61-801983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4256/2446Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4256Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:03.143Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIA??O NA EDUCA??O ?? REFLEX?ES NA MODALIDADE A DIST?NCIA |
title |
MEDIA??O NA EDUCA??O ?? REFLEX?ES NA MODALIDADE A DIST?NCIA |
spellingShingle |
MEDIA??O NA EDUCA??O ?? REFLEX?ES NA MODALIDADE A DIST?NCIA Silva, Yara Oliveira e |
title_short |
MEDIA??O NA EDUCA??O ?? REFLEX?ES NA MODALIDADE A DIST?NCIA |
title_full |
MEDIA??O NA EDUCA??O ?? REFLEX?ES NA MODALIDADE A DIST?NCIA |
title_fullStr |
MEDIA??O NA EDUCA??O ?? REFLEX?ES NA MODALIDADE A DIST?NCIA |
title_full_unstemmed |
MEDIA??O NA EDUCA??O ?? REFLEX?ES NA MODALIDADE A DIST?NCIA |
title_sort |
MEDIA??O NA EDUCA??O ?? REFLEX?ES NA MODALIDADE A DIST?NCIA |
author |
Silva, Yara Oliveira e |
author_facet |
Silva, Yara Oliveira e Toschi, Mirza Seabra |
author_role |
author |
author2 |
Toschi, Mirza Seabra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Yara Oliveira e Toschi, Mirza Seabra |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Esse estudo teoriza a mediação em cursos a distância que fazem uso de tecnologias digitais na relação professor, aluno, conhecimento. Parte de teorias pedagógicas que estudam a mediação didática, em ações educativas presenciais, como a de Lenoir, e chega-se à reflexão de teóricos que estudam a EaD, como Peters, Harasim, Moore e Kearsley. Conclui-se que existe dupla mediação no processo de ensinar e aprender na sociedade em rede. Nela vivem-se processos comunicacionais educativos espiralados, em um novo ecossistema educativo, no qual a informação e o conhecimento estão disponíveis além do espaço da sala de aula, seja ela física ou virtual. Palavras-chave: Mediação e TDIC. EaD e mediação. Dupla mediação e tecnologias. |
description |
Resumo: Esse estudo teoriza a mediação em cursos a distância que fazem uso de tecnologias digitais na relação professor, aluno, conhecimento. Parte de teorias pedagógicas que estudam a mediação didática, em ações educativas presenciais, como a de Lenoir, e chega-se à reflexão de teóricos que estudam a EaD, como Peters, Harasim, Moore e Kearsley. Conclui-se que existe dupla mediação no processo de ensinar e aprender na sociedade em rede. Nela vivem-se processos comunicacionais educativos espiralados, em um novo ecossistema educativo, no qual a informação e o conhecimento estão disponíveis além do espaço da sala de aula, seja ela física ou virtual. Palavras-chave: Mediação e TDIC. EaD e mediação. Dupla mediação e tecnologias. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4256 10.18224/educ.v18i1.4256 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4256 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v18i1.4256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4256/2446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 61-80 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v18i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974675750912 |