TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Joana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Daniela Lima Figueiredo Echalar, Adda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836
Resumo: Analisamos o conteúdo de políticas públicas (BRASIL, 2014, 2011; KING, 2011; OCDE, 2015; WILSON et al., 2013; UNESCO 2009a, 2009b, 2009c) com o objetivo de desvelar as intencionalidades que fomentam a inserção das tecnologias digitais em rede em processos educativos por meio da inclusão digital. Foram identificados dois blocos temáticos: 1. a inserção dos países ditos em desenvolvimento na lógica digital como recurso para a empregabilidade e o crescimento econômico; 2. a inovação pedagógica com uso de tecnologias. Concluímos que os documentos expressam políticas que são geradoras de novos mecanismos de exclusão e ampliam o lastro das desigualdades econômicas e sociais.
id PUC_GO-4_9675807b246831847cc1eab4ff4110d4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6836
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAISTecnologias e educação. Inclusão digital pela via da educação. Inovação pedagógica. Formação de professores. Technology and education. Digital inclusion through education. Pedagogical innovation. Teacher formation.Analisamos o conteúdo de políticas públicas (BRASIL, 2014, 2011; KING, 2011; OCDE, 2015; WILSON et al., 2013; UNESCO 2009a, 2009b, 2009c) com o objetivo de desvelar as intencionalidades que fomentam a inserção das tecnologias digitais em rede em processos educativos por meio da inclusão digital. Foram identificados dois blocos temáticos: 1. a inserção dos países ditos em desenvolvimento na lógica digital como recurso para a empregabilidade e o crescimento econômico; 2. a inovação pedagógica com uso de tecnologias. Concluímos que os documentos expressam políticas que são geradoras de novos mecanismos de exclusão e ampliam o lastro das desigualdades econômicas e sociais.EDITORA DA PUC GOIÁSPeixoto, JoanaDaniela Lima Figueiredo Echalar, Adda2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/683610.18224/educ.v20i3.6836Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 507-5261983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836/3809Direitos autorais 2018 Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-18T13:42:34ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS
title TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS
spellingShingle TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS
Peixoto, Joana
Tecnologias e educação. Inclusão digital pela via da educação. Inovação pedagógica. Formação de professores. Technology and education. Digital inclusion through education. Pedagogical innovation. Teacher formation.
title_short TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS
title_full TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS
title_fullStr TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS
title_full_unstemmed TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS
title_sort TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS
author Peixoto, Joana
author_facet Peixoto, Joana
Daniela Lima Figueiredo Echalar, Adda
author_role author
author2 Daniela Lima Figueiredo Echalar, Adda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Joana
Daniela Lima Figueiredo Echalar, Adda
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias e educação. Inclusão digital pela via da educação. Inovação pedagógica. Formação de professores. Technology and education. Digital inclusion through education. Pedagogical innovation. Teacher formation.
topic Tecnologias e educação. Inclusão digital pela via da educação. Inovação pedagógica. Formação de professores. Technology and education. Digital inclusion through education. Pedagogical innovation. Teacher formation.
description Analisamos o conteúdo de políticas públicas (BRASIL, 2014, 2011; KING, 2011; OCDE, 2015; WILSON et al., 2013; UNESCO 2009a, 2009b, 2009c) com o objetivo de desvelar as intencionalidades que fomentam a inserção das tecnologias digitais em rede em processos educativos por meio da inclusão digital. Foram identificados dois blocos temáticos: 1. a inserção dos países ditos em desenvolvimento na lógica digital como recurso para a empregabilidade e o crescimento econômico; 2. a inovação pedagógica com uso de tecnologias. Concluímos que os documentos expressam políticas que são geradoras de novos mecanismos de exclusão e ampliam o lastro das desigualdades econômicas e sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836
10.18224/educ.v20i3.6836
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i3.6836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836/3809
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 507-526
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660642336768