TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836 |
Resumo: | Analisamos o conteúdo de políticas públicas (BRASIL, 2014, 2011; KING, 2011; OCDE, 2015; WILSON et al., 2013; UNESCO 2009a, 2009b, 2009c) com o objetivo de desvelar as intencionalidades que fomentam a inserção das tecnologias digitais em rede em processos educativos por meio da inclusão digital. Foram identificados dois blocos temáticos: 1. a inserção dos países ditos em desenvolvimento na lógica digital como recurso para a empregabilidade e o crescimento econômico; 2. a inovação pedagógica com uso de tecnologias. Concluímos que os documentos expressam políticas que são geradoras de novos mecanismos de exclusão e ampliam o lastro das desigualdades econômicas e sociais. |
id |
PUC_GO-4_9675807b246831847cc1eab4ff4110d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6836 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAISTecnologias e educação. Inclusão digital pela via da educação. Inovação pedagógica. Formação de professores. Technology and education. Digital inclusion through education. Pedagogical innovation. Teacher formation.Analisamos o conteúdo de políticas públicas (BRASIL, 2014, 2011; KING, 2011; OCDE, 2015; WILSON et al., 2013; UNESCO 2009a, 2009b, 2009c) com o objetivo de desvelar as intencionalidades que fomentam a inserção das tecnologias digitais em rede em processos educativos por meio da inclusão digital. Foram identificados dois blocos temáticos: 1. a inserção dos países ditos em desenvolvimento na lógica digital como recurso para a empregabilidade e o crescimento econômico; 2. a inovação pedagógica com uso de tecnologias. Concluímos que os documentos expressam políticas que são geradoras de novos mecanismos de exclusão e ampliam o lastro das desigualdades econômicas e sociais.EDITORA DA PUC GOIÁSPeixoto, JoanaDaniela Lima Figueiredo Echalar, Adda2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/683610.18224/educ.v20i3.6836Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 507-5261983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836/3809Direitos autorais 2018 Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-18T13:42:34ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS |
title |
TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS |
spellingShingle |
TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS Peixoto, Joana Tecnologias e educação. Inclusão digital pela via da educação. Inovação pedagógica. Formação de professores. Technology and education. Digital inclusion through education. Pedagogical innovation. Teacher formation. |
title_short |
TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS |
title_full |
TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS |
title_fullStr |
TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS |
title_full_unstemmed |
TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS |
title_sort |
TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS |
author |
Peixoto, Joana |
author_facet |
Peixoto, Joana Daniela Lima Figueiredo Echalar, Adda |
author_role |
author |
author2 |
Daniela Lima Figueiredo Echalar, Adda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Joana Daniela Lima Figueiredo Echalar, Adda |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias e educação. Inclusão digital pela via da educação. Inovação pedagógica. Formação de professores. Technology and education. Digital inclusion through education. Pedagogical innovation. Teacher formation. |
topic |
Tecnologias e educação. Inclusão digital pela via da educação. Inovação pedagógica. Formação de professores. Technology and education. Digital inclusion through education. Pedagogical innovation. Teacher formation. |
description |
Analisamos o conteúdo de políticas públicas (BRASIL, 2014, 2011; KING, 2011; OCDE, 2015; WILSON et al., 2013; UNESCO 2009a, 2009b, 2009c) com o objetivo de desvelar as intencionalidades que fomentam a inserção das tecnologias digitais em rede em processos educativos por meio da inclusão digital. Foram identificados dois blocos temáticos: 1. a inserção dos países ditos em desenvolvimento na lógica digital como recurso para a empregabilidade e o crescimento econômico; 2. a inovação pedagógica com uso de tecnologias. Concluímos que os documentos expressam políticas que são geradoras de novos mecanismos de exclusão e ampliam o lastro das desigualdades econômicas e sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836 10.18224/educ.v20i3.6836 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v20i3.6836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836/3809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Joana Peixoto, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 507-526 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v20i3 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660642336768 |