TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES OU MEIO PARA ALCANÇÁ-LAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Callas, Danielle Girotti, Barbosa, Rafael Conde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8699
Resumo: O texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa, envolvendo a discussão sobre as finalidades educativas escolares no contexto brasileiro, de maneira articulada com as tecnologias digitais – importante questão para a escola, antes, durante e após a pandemia COVID-19. A partir dos resultados dessa pesquisa, nos propomos questionar as tecnologias digitais como uma finalidade educativa escolar ou como meio para atingi-las. Esta questão é controversa e está no cerne do contexto de desigualdades sociais, escolares e tecnológicas, que marcam a realidade escolar brasileira, diante do desafio de se pensar sobre uma escola socialmente justa.
id PUC_GO-4_ab1bfb6827ed5e2b1a602cb82db7eafc
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8699
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES OU MEIO PARA ALCANÇÁ-LAS?Desafios da Educação Pública BrasileiraFinalidades Educativas EscolaresFormação de ProfessoresTecnologias DigitaisDesigualdades Sociais e Escolares.EducaçãoO texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa, envolvendo a discussão sobre as finalidades educativas escolares no contexto brasileiro, de maneira articulada com as tecnologias digitais – importante questão para a escola, antes, durante e após a pandemia COVID-19. A partir dos resultados dessa pesquisa, nos propomos questionar as tecnologias digitais como uma finalidade educativa escolar ou como meio para atingi-las. Esta questão é controversa e está no cerne do contexto de desigualdades sociais, escolares e tecnológicas, que marcam a realidade escolar brasileira, diante do desafio de se pensar sobre uma escola socialmente justa.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/869910.18224/educ.v24i1.8699Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 26 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 26 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 26 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 26 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8699/5200Copyright (c) 2021 Vera Maria Nigro de Souza Placco, Danielle Girotti Callas, Rafael Conde Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessPlacco, Vera Maria Nigro de SouzaCallas, Danielle GirottiBarbosa, Rafael Conde2022-04-11T15:25:32Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8699Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:32Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES OU MEIO PARA ALCANÇÁ-LAS?
title TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES OU MEIO PARA ALCANÇÁ-LAS?
spellingShingle TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES OU MEIO PARA ALCANÇÁ-LAS?
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Desafios da Educação Pública Brasileira
Finalidades Educativas Escolares
Formação de Professores
Tecnologias Digitais
Desigualdades Sociais e Escolares.
Educação
title_short TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES OU MEIO PARA ALCANÇÁ-LAS?
title_full TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES OU MEIO PARA ALCANÇÁ-LAS?
title_fullStr TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES OU MEIO PARA ALCANÇÁ-LAS?
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES OU MEIO PARA ALCANÇÁ-LAS?
title_sort TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES OU MEIO PARA ALCANÇÁ-LAS?
author Placco, Vera Maria Nigro de Souza
author_facet Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Callas, Danielle Girotti
Barbosa, Rafael Conde
author_role author
author2 Callas, Danielle Girotti
Barbosa, Rafael Conde
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Callas, Danielle Girotti
Barbosa, Rafael Conde
dc.subject.por.fl_str_mv Desafios da Educação Pública Brasileira
Finalidades Educativas Escolares
Formação de Professores
Tecnologias Digitais
Desigualdades Sociais e Escolares.
Educação
topic Desafios da Educação Pública Brasileira
Finalidades Educativas Escolares
Formação de Professores
Tecnologias Digitais
Desigualdades Sociais e Escolares.
Educação
description O texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa, envolvendo a discussão sobre as finalidades educativas escolares no contexto brasileiro, de maneira articulada com as tecnologias digitais – importante questão para a escola, antes, durante e após a pandemia COVID-19. A partir dos resultados dessa pesquisa, nos propomos questionar as tecnologias digitais como uma finalidade educativa escolar ou como meio para atingi-las. Esta questão é controversa e está no cerne do contexto de desigualdades sociais, escolares e tecnológicas, que marcam a realidade escolar brasileira, diante do desafio de se pensar sobre uma escola socialmente justa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8699
10.18224/educ.v24i1.8699
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8699
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.8699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8699/5200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Vera Maria Nigro de Souza Placco, Danielle Girotti Callas, Rafael Conde Barbosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Vera Maria Nigro de Souza Placco, Danielle Girotti Callas, Rafael Conde Barbosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 26 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 26 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 26 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 26 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659794038784