Education and Technologies: some Tendencies of this Tehmatic in Educational Research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Joana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moraes, Moema Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5875
Resumo: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: ALGUMAS TENDÊNCIAS DA TEMÁTICA NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS Resumo: o presente artigo baseia-se em recorte de pesquisa que visou identificar e analisar o desenvolvimento do tema “educação e tecnologias” nas teses defendidas em programas de pós-graduação em educação entre os anos de 2008 e 2013. Nele discutimos algumas tendências presentes no pensamento educacional brasileiro sobre a temática. O argumento da neutralidade da tecnologia, o discurso tecnocêntrico persistente e a dicotomia entre as visões instrumental e crítica são recorrentes nas fontes consultadas. Adotamos a abordagem dialética para a análise das relações entre a educação e as tecnologias. Palavras-chave: Educação e tecnologias. Estado do conhecimento. Tecnocentrismo. Abordagem dialética. Abstract: the present article is grounded in a research clipping which aimed to identify and analyze the development of the subject "education and technologies" in the theses presented in postgraduate programs in education from 2008 until 2013. Here we discuss some tendencies which are present in the Brazilian educational thinking about that matter. The argument of the neutrality of technology, the persistent technocentric discourse and also the dichotomy between the instrumental and the critical visions, they are all recurrent points in our research sources. We adopted the dialectical approach for the analysis of the relations between education and technologies. Keywords: Education and technologies. Knowledgefare State. Tecnocentrism. Dialectical approach.
id PUC_GO-4_be5f6e15d71fb841d4462aa02ceaa4a9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5875
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Education and Technologies: some Tendencies of this Tehmatic in Educational ResearchEDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: ALGUMAS TENDÊNCIAS DA TEMÁTICA NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS Resumo: o presente artigo baseia-se em recorte de pesquisa que visou identificar e analisar o desenvolvimento do tema “educação e tecnologias” nas teses defendidas em programas de pós-graduação em educação entre os anos de 2008 e 2013. Nele discutimos algumas tendências presentes no pensamento educacional brasileiro sobre a temática. O argumento da neutralidade da tecnologia, o discurso tecnocêntrico persistente e a dicotomia entre as visões instrumental e crítica são recorrentes nas fontes consultadas. Adotamos a abordagem dialética para a análise das relações entre a educação e as tecnologias. Palavras-chave: Educação e tecnologias. Estado do conhecimento. Tecnocentrismo. Abordagem dialética. Abstract: the present article is grounded in a research clipping which aimed to identify and analyze the development of the subject "education and technologies" in the theses presented in postgraduate programs in education from 2008 until 2013. Here we discuss some tendencies which are present in the Brazilian educational thinking about that matter. The argument of the neutrality of technology, the persistent technocentric discourse and also the dichotomy between the instrumental and the critical visions, they are all recurrent points in our research sources. We adopted the dialectical approach for the analysis of the relations between education and technologies. Keywords: Education and technologies. Knowledgefare State. Tecnocentrism. Dialectical approach.EDITORA DA PUC GOIÁSPeixoto, JoanaMoraes, Moema Gomes2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/587510.18224/educ.v20i1.5875vcRevista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 1 (2017); 233-2521983-77711415-049210.18224/educ.v20.n1.2017reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5875/3213Direitos autorais 2017 Joana Peixoto, Moema Gomes Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-20T17:25:47ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Education and Technologies: some Tendencies of this Tehmatic in Educational Research
title Education and Technologies: some Tendencies of this Tehmatic in Educational Research
spellingShingle Education and Technologies: some Tendencies of this Tehmatic in Educational Research
Peixoto, Joana
title_short Education and Technologies: some Tendencies of this Tehmatic in Educational Research
title_full Education and Technologies: some Tendencies of this Tehmatic in Educational Research
title_fullStr Education and Technologies: some Tendencies of this Tehmatic in Educational Research
title_full_unstemmed Education and Technologies: some Tendencies of this Tehmatic in Educational Research
title_sort Education and Technologies: some Tendencies of this Tehmatic in Educational Research
author Peixoto, Joana
author_facet Peixoto, Joana
Moraes, Moema Gomes
author_role author
author2 Moraes, Moema Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Joana
Moraes, Moema Gomes
dc.subject.none.fl_str_mv


description EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: ALGUMAS TENDÊNCIAS DA TEMÁTICA NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS Resumo: o presente artigo baseia-se em recorte de pesquisa que visou identificar e analisar o desenvolvimento do tema “educação e tecnologias” nas teses defendidas em programas de pós-graduação em educação entre os anos de 2008 e 2013. Nele discutimos algumas tendências presentes no pensamento educacional brasileiro sobre a temática. O argumento da neutralidade da tecnologia, o discurso tecnocêntrico persistente e a dicotomia entre as visões instrumental e crítica são recorrentes nas fontes consultadas. Adotamos a abordagem dialética para a análise das relações entre a educação e as tecnologias. Palavras-chave: Educação e tecnologias. Estado do conhecimento. Tecnocentrismo. Abordagem dialética. Abstract: the present article is grounded in a research clipping which aimed to identify and analyze the development of the subject "education and technologies" in the theses presented in postgraduate programs in education from 2008 until 2013. Here we discuss some tendencies which are present in the Brazilian educational thinking about that matter. The argument of the neutrality of technology, the persistent technocentric discourse and also the dichotomy between the instrumental and the critical visions, they are all recurrent points in our research sources. We adopted the dialectical approach for the analysis of the relations between education and technologies. Keywords: Education and technologies. Knowledgefare State. Tecnocentrism. Dialectical approach.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5875
10.18224/educ.v20i1.5875vc
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5875
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i1.5875vc
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5875/3213
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Joana Peixoto, Moema Gomes Moraes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Joana Peixoto, Moema Gomes Moraes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 1 (2017); 233-252
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20.n1.2017
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661019824128