Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatta, Beatriz A.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64
Resumo: Resumo: este artigo é uma contribuição para o entendimento das formulações teóricas de John Dewey (1859-1952) acerca da educação e do ensino de Geografia. Busca-se analisar as ideias de Dewey que ainda na atualidade permeiam as práticas pedagógicas da Geografia Escolar, particularmente no que diz respeito aos procedimentos didáticos. O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tomou como fontes essenciais obras tanto do pensamento educacional (Democracia e educação e Como pensamos, de John Dewey), quanto do pensamento geográfico (Metodologia do ensino geográfico: introdução aos estudos de Geografia Moderna, de Delgado de Carvalho), consideradas clássicas em nosso meio. As leituras indicaram que muitas das ideias e dos princípios de Dewey encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino de Geografia, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo. Palavras-chave: Teorias da educação. Didática. Práticas pedagógicas. ensino de Geografia.
id PUC_GO-4_d9dbd889aa6905c5751f78637323149c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2771
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar BrasileiraResumo: este artigo é uma contribuição para o entendimento das formulações teóricas de John Dewey (1859-1952) acerca da educação e do ensino de Geografia. Busca-se analisar as ideias de Dewey que ainda na atualidade permeiam as práticas pedagógicas da Geografia Escolar, particularmente no que diz respeito aos procedimentos didáticos. O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tomou como fontes essenciais obras tanto do pensamento educacional (Democracia e educação e Como pensamos, de John Dewey), quanto do pensamento geográfico (Metodologia do ensino geográfico: introdução aos estudos de Geografia Moderna, de Delgado de Carvalho), consideradas clássicas em nosso meio. As leituras indicaram que muitas das ideias e dos princípios de Dewey encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino de Geografia, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo. Palavras-chave: Teorias da educação. Didática. Práticas pedagógicas. ensino de Geografia.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-6410.18224/educ.v16i1.2771Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013)1983-77711415-049210.18224/educ.v16i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64/1693http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/47-64/118http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/47-64/119Zanatta, Beatriz A.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2771Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.196Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira
title Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira
spellingShingle Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira
Zanatta, Beatriz A.
title_short Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira
title_full Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira
title_fullStr Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira
title_full_unstemmed Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira
title_sort Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira
author Zanatta, Beatriz A.
author_facet Zanatta, Beatriz A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanatta, Beatriz A.
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: este artigo é uma contribuição para o entendimento das formulações teóricas de John Dewey (1859-1952) acerca da educação e do ensino de Geografia. Busca-se analisar as ideias de Dewey que ainda na atualidade permeiam as práticas pedagógicas da Geografia Escolar, particularmente no que diz respeito aos procedimentos didáticos. O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tomou como fontes essenciais obras tanto do pensamento educacional (Democracia e educação e Como pensamos, de John Dewey), quanto do pensamento geográfico (Metodologia do ensino geográfico: introdução aos estudos de Geografia Moderna, de Delgado de Carvalho), consideradas clássicas em nosso meio. As leituras indicaram que muitas das ideias e dos princípios de Dewey encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino de Geografia, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo. Palavras-chave: Teorias da educação. Didática. Práticas pedagógicas. ensino de Geografia.
description Resumo: este artigo é uma contribuição para o entendimento das formulações teóricas de John Dewey (1859-1952) acerca da educação e do ensino de Geografia. Busca-se analisar as ideias de Dewey que ainda na atualidade permeiam as práticas pedagógicas da Geografia Escolar, particularmente no que diz respeito aos procedimentos didáticos. O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tomou como fontes essenciais obras tanto do pensamento educacional (Democracia e educação e Como pensamos, de John Dewey), quanto do pensamento geográfico (Metodologia do ensino geográfico: introdução aos estudos de Geografia Moderna, de Delgado de Carvalho), consideradas clássicas em nosso meio. As leituras indicaram que muitas das ideias e dos princípios de Dewey encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino de Geografia, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo. Palavras-chave: Teorias da educação. Didática. Práticas pedagógicas. ensino de Geografia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64
10.18224/educ.v16i1.2771
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64
identifier_str_mv 10.18224/educ.v16i1.2771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64/1693
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/47-64/118
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/47-64/119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013)
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v16i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974229057536