Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/460 |
Resumo: | Buscando investigar as concepções de professoras sobre o trabalho docente e as implicações dessas concepções no investimento profissional, focalizamos as imagens construídas sobre o magistério e a compreensão de competência profissional. Utilizamos na coleta de dados entrevistas e situações de ensino. Trabalhamos com quatro professoras do ensino fundamental. Como conclusão geral, podemos evidenciar a necessidade de ações no campo da formação de professores, incluindo em seu currículo estudos sobre o trabalho docente, contextualizando-o; e no cotidiano de atuação docente, problematizando os saberes sobre a própria profissão, tendo em vista uma maior organização da categoria e sua legitimação como campo profissional. |
id |
PUC_GO-4_de32ca83d08d815e8b5dd20113e296c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/460 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissãoBuscando investigar as concepções de professoras sobre o trabalho docente e as implicações dessas concepções no investimento profissional, focalizamos as imagens construídas sobre o magistério e a compreensão de competência profissional. Utilizamos na coleta de dados entrevistas e situações de ensino. Trabalhamos com quatro professoras do ensino fundamental. Como conclusão geral, podemos evidenciar a necessidade de ações no campo da formação de professores, incluindo em seu currículo estudos sobre o trabalho docente, contextualizando-o; e no cotidiano de atuação docente, problematizando os saberes sobre a própria profissão, tendo em vista uma maior organização da categoria e sua legitimação como campo profissional.EDITORA DA PUC GOIÁSPIBIC/CNPqFerenc, Alvanize Valente FernandesBraúna, Rita de Cássia AlcântaraSá, �?rica Aparecida de2008-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/46010.18224/educ.v10i2.460Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 2 (2007); 211-2271983-77711415-049210.18224/educ.v10i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/460/382info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/460Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:38.606Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão |
title |
Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão |
spellingShingle |
Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão Ferenc, Alvanize Valente Fernandes |
title_short |
Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão |
title_full |
Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão |
title_fullStr |
Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão |
title_full_unstemmed |
Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão |
title_sort |
Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão |
author |
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes |
author_facet |
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes Braúna, Rita de Cássia Alcântara Sá, �?rica Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Braúna, Rita de Cássia Alcântara Sá, �?rica Aparecida de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIBIC/CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes Braúna, Rita de Cássia Alcântara Sá, �?rica Aparecida de |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Buscando investigar as concepções de professoras sobre o trabalho docente e as implicações dessas concepções no investimento profissional, focalizamos as imagens construídas sobre o magistério e a compreensão de competência profissional. Utilizamos na coleta de dados entrevistas e situações de ensino. Trabalhamos com quatro professoras do ensino fundamental. Como conclusão geral, podemos evidenciar a necessidade de ações no campo da formação de professores, incluindo em seu currículo estudos sobre o trabalho docente, contextualizando-o; e no cotidiano de atuação docente, problematizando os saberes sobre a própria profissão, tendo em vista uma maior organização da categoria e sua legitimação como campo profissional. |
description |
Buscando investigar as concepções de professoras sobre o trabalho docente e as implicações dessas concepções no investimento profissional, focalizamos as imagens construídas sobre o magistério e a compreensão de competência profissional. Utilizamos na coleta de dados entrevistas e situações de ensino. Trabalhamos com quatro professoras do ensino fundamental. Como conclusão geral, podemos evidenciar a necessidade de ações no campo da formação de professores, incluindo em seu currículo estudos sobre o trabalho docente, contextualizando-o; e no cotidiano de atuação docente, problematizando os saberes sobre a própria profissão, tendo em vista uma maior organização da categoria e sua legitimação como campo profissional. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/460 10.18224/educ.v10i2.460 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/460 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v10i2.460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/460/382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 2 (2007); 211-227 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v10i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341973901901824 |