Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Braúna, Rita de Cássia Alcântara, Sá, �?rica Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/460
Resumo: Buscando investigar as concepções de professoras sobre o trabalho docente e as implicações dessas concepções no investimento profissional, focalizamos as imagens construídas sobre o magistério e a compreensão de competência profissional. Utilizamos na coleta de dados entrevistas e situações de ensino. Trabalhamos com quatro professoras do ensino fundamental. Como conclusão geral, podemos evidenciar a necessidade de ações no campo da formação de professores, incluindo em seu currículo estudos sobre o trabalho docente, contextualizando-o; e no cotidiano de atuação docente, problematizando os saberes sobre a própria profissão, tendo em vista uma maior organização da categoria e sua legitimação como campo profissional.
id PUC_GO-4_de32ca83d08d815e8b5dd20113e296c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/460
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissãoBuscando investigar as concepções de professoras sobre o trabalho docente e as implicações dessas concepções no investimento profissional, focalizamos as imagens construídas sobre o magistério e a compreensão de competência profissional. Utilizamos na coleta de dados entrevistas e situações de ensino. Trabalhamos com quatro professoras do ensino fundamental. Como conclusão geral, podemos evidenciar a necessidade de ações no campo da formação de professores, incluindo em seu currículo estudos sobre o trabalho docente, contextualizando-o; e no cotidiano de atuação docente, problematizando os saberes sobre a própria profissão, tendo em vista uma maior organização da categoria e sua legitimação como campo profissional.EDITORA DA PUC GOIÁSPIBIC/CNPqFerenc, Alvanize Valente FernandesBraúna, Rita de Cássia AlcântaraSá, �?rica Aparecida de2008-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/46010.18224/educ.v10i2.460Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 2 (2007); 211-2271983-77711415-049210.18224/educ.v10i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/460/382info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/460Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:38.606Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão
title Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão
spellingShingle Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
title_short Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão
title_full Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão
title_fullStr Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão
title_full_unstemmed Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão
title_sort Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão
author Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
author_facet Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Braúna, Rita de Cássia Alcântara
Sá, �?rica Aparecida de
author_role author
author2 Braúna, Rita de Cássia Alcântara
Sá, �?rica Aparecida de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIBIC/CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Braúna, Rita de Cássia Alcântara
Sá, �?rica Aparecida de
dc.description.none.fl_txt_mv Buscando investigar as concepções de professoras sobre o trabalho docente e as implicações dessas concepções no investimento profissional, focalizamos as imagens construídas sobre o magistério e a compreensão de competência profissional. Utilizamos na coleta de dados entrevistas e situações de ensino. Trabalhamos com quatro professoras do ensino fundamental. Como conclusão geral, podemos evidenciar a necessidade de ações no campo da formação de professores, incluindo em seu currículo estudos sobre o trabalho docente, contextualizando-o; e no cotidiano de atuação docente, problematizando os saberes sobre a própria profissão, tendo em vista uma maior organização da categoria e sua legitimação como campo profissional.
description Buscando investigar as concepções de professoras sobre o trabalho docente e as implicações dessas concepções no investimento profissional, focalizamos as imagens construídas sobre o magistério e a compreensão de competência profissional. Utilizamos na coleta de dados entrevistas e situações de ensino. Trabalhamos com quatro professoras do ensino fundamental. Como conclusão geral, podemos evidenciar a necessidade de ações no campo da formação de professores, incluindo em seu currículo estudos sobre o trabalho docente, contextualizando-o; e no cotidiano de atuação docente, problematizando os saberes sobre a própria profissão, tendo em vista uma maior organização da categoria e sua legitimação como campo profissional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/460
10.18224/educ.v10i2.460
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/460
identifier_str_mv 10.18224/educ.v10i2.460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/460/382
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 2 (2007); 211-227
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v10i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973901901824