CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8676 |
Resumo: | Este artigo aborda, sinteticamente, as concepções de perejivânie (vivência) para Vigotski e suas contribuições para a formação do pensamento estético por meio da atividade de vivência teatral escolar. De natureza teórica, o artigo é embasado nos textos pedológicos do autor e nos escritos de pesquisadores vinculados à teoria histórico-cultural. Ainda, recorre às nossas próprias reflexões sobre vivência teatral realizadas na pesquisa de doutoramento (2016-2019). Os resultados apontam para a importância da perejivânie na educação, sobretudo de seu potencial para o ensino de teatro como processo que contribui para a constituição da subjetividade do aluno, promovendo sua tomada de consciência estética-teatral. |
id |
PUC_GO-4_faa32a75f8028b60efdee1165b346d11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8676 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAREducação; Arte; TeatroPerejivânie; Vivência; Ensino de Teatro; Teoria Histórico-cultural; L. S. Vigotski.CONCEITO VIGOTSKIANO DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRALEste artigo aborda, sinteticamente, as concepções de perejivânie (vivência) para Vigotski e suas contribuições para a formação do pensamento estético por meio da atividade de vivência teatral escolar. De natureza teórica, o artigo é embasado nos textos pedológicos do autor e nos escritos de pesquisadores vinculados à teoria histórico-cultural. Ainda, recorre às nossas próprias reflexões sobre vivência teatral realizadas na pesquisa de doutoramento (2016-2019). Os resultados apontam para a importância da perejivânie na educação, sobretudo de seu potencial para o ensino de teatro como processo que contribui para a constituição da subjetividade do aluno, promovendo sua tomada de consciência estética-teatral.EDITORA DA PUC GOIÁSFonseca, Ana Lara VontobelZanatta, Beatriz Aparecida2021-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/867610.18224/educ.v23i1.8676Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e86761983-77711415-049210.18224/educ.v23i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8676/4971Direitos autorais 2021 Ana Lara Vontobel Fonseca, Beatriz Aparecida Zanattainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-03T12:26:43ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR |
title |
CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR Fonseca, Ana Lara Vontobel Educação; Arte; Teatro Perejivânie; Vivência; Ensino de Teatro; Teoria Histórico-cultural; L. S. Vigotski. CONCEITO VIGOTSKIANO DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL |
title_short |
CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR |
title_full |
CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR |
title_sort |
CONCEPÇÕES DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA OBRA DE VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL ESCOLAR |
author |
Fonseca, Ana Lara Vontobel |
author_facet |
Fonseca, Ana Lara Vontobel Zanatta, Beatriz Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Zanatta, Beatriz Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ana Lara Vontobel Zanatta, Beatriz Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Arte; Teatro Perejivânie; Vivência; Ensino de Teatro; Teoria Histórico-cultural; L. S. Vigotski. CONCEITO VIGOTSKIANO DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL |
topic |
Educação; Arte; Teatro Perejivânie; Vivência; Ensino de Teatro; Teoria Histórico-cultural; L. S. Vigotski. CONCEITO VIGOTSKIANO DE PEREJIVÂNIE (VIVÊNCIA) NA EDUCAÇÃO ESTÉTICA-TEATRAL |
description |
Este artigo aborda, sinteticamente, as concepções de perejivânie (vivência) para Vigotski e suas contribuições para a formação do pensamento estético por meio da atividade de vivência teatral escolar. De natureza teórica, o artigo é embasado nos textos pedológicos do autor e nos escritos de pesquisadores vinculados à teoria histórico-cultural. Ainda, recorre às nossas próprias reflexões sobre vivência teatral realizadas na pesquisa de doutoramento (2016-2019). Os resultados apontam para a importância da perejivânie na educação, sobretudo de seu potencial para o ensino de teatro como processo que contribui para a constituição da subjetividade do aluno, promovendo sua tomada de consciência estética-teatral. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8676 10.18224/educ.v23i1.8676 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8676 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v23i1.8676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8676/4971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Lara Vontobel Fonseca, Beatriz Aparecida Zanatta info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Ana Lara Vontobel Fonseca, Beatriz Aparecida Zanatta |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e8676 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v23i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660677988352 |