O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Éder Mendes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7473
Resumo: O Ensino de História e o professor da disciplina passaram a ser foco de críticas nos últimos anos, constituindo um descrédito dos mesmos a partir do julgamento de seus comportamentos. Neste sentido, se coloca como problemática o processo histórico que teria conduzido a tal situação, no entanto, o objetivo deste trabalho é levantar possíveis reflexões acerca deste recorte a partir de um texto publicado na década de 1940 na Revista de Educação em Goiás. O artigo da revista tem como foco instruir sobre como deve se comportar o professor de História a partir dos objetivos da disciplina naquele contexto e, para tal estudo a análise de discurso discutida por Foucault foi escolhido como método para auxiliar na investigação das relações entre os enunciados e a construção de formações discursivas. Assim, de imediato é interessante perceber que ao estabelecer o professor e o processo de Ensino de História como guardiões da moral constrói, na verdade, um espaço de normalização do comportamento do mesmo pelo Estado.
id PUC_GO-7_e4ef691888f096ff7e08f2c53dec8c79
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7473
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico (Goiânia)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)História do Ensino de HistóriaEnsino; História; Controle.Representações da disciplina História na Revista Educação e SaúdeO Ensino de História e o professor da disciplina passaram a ser foco de críticas nos últimos anos, constituindo um descrédito dos mesmos a partir do julgamento de seus comportamentos. Neste sentido, se coloca como problemática o processo histórico que teria conduzido a tal situação, no entanto, o objetivo deste trabalho é levantar possíveis reflexões acerca deste recorte a partir de um texto publicado na década de 1940 na Revista de Educação em Goiás. O artigo da revista tem como foco instruir sobre como deve se comportar o professor de História a partir dos objetivos da disciplina naquele contexto e, para tal estudo a análise de discurso discutida por Foucault foi escolhido como método para auxiliar na investigação das relações entre os enunciados e a construção de formações discursivas. Assim, de imediato é interessante perceber que ao estabelecer o professor e o processo de Ensino de História como guardiões da moral constrói, na verdade, um espaço de normalização do comportamento do mesmo pelo Estado.Editora da PUC GoiásPaula, Éder Mendes de2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/747310.18224/mos.v13i0.7473Revista Mosaico - Revista de História; v. 13 (2020): ESPECIAL: ARQUÉTIPOS, MITO E ARTE NAS PERFORMANCES CULTURAIS; 149-1551983-78011983-780110.18224/mos.v13.n0.2020reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7473/pdfDireitos autorais 2020 Éder Mendes de Paulahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-19T14:31:40ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)
title O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)
spellingShingle O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)
Paula, Éder Mendes de
História do Ensino de História
Ensino; História; Controle.
Representações da disciplina História na Revista Educação e Saúde
title_short O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)
title_full O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)
title_fullStr O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)
title_full_unstemmed O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)
title_sort O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)
author Paula, Éder Mendes de
author_facet Paula, Éder Mendes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Éder Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv História do Ensino de História
Ensino; História; Controle.
Representações da disciplina História na Revista Educação e Saúde
topic História do Ensino de História
Ensino; História; Controle.
Representações da disciplina História na Revista Educação e Saúde
description O Ensino de História e o professor da disciplina passaram a ser foco de críticas nos últimos anos, constituindo um descrédito dos mesmos a partir do julgamento de seus comportamentos. Neste sentido, se coloca como problemática o processo histórico que teria conduzido a tal situação, no entanto, o objetivo deste trabalho é levantar possíveis reflexões acerca deste recorte a partir de um texto publicado na década de 1940 na Revista de Educação em Goiás. O artigo da revista tem como foco instruir sobre como deve se comportar o professor de História a partir dos objetivos da disciplina naquele contexto e, para tal estudo a análise de discurso discutida por Foucault foi escolhido como método para auxiliar na investigação das relações entre os enunciados e a construção de formações discursivas. Assim, de imediato é interessante perceber que ao estabelecer o professor e o processo de Ensino de História como guardiões da moral constrói, na verdade, um espaço de normalização do comportamento do mesmo pelo Estado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7473
10.18224/mos.v13i0.7473
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7473
identifier_str_mv 10.18224/mos.v13i0.7473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7473/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Éder Mendes de Paula
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Éder Mendes de Paula
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - Revista de História; v. 13 (2020): ESPECIAL: ARQUÉTIPOS, MITO E ARTE NAS PERFORMANCES CULTURAIS; 149-155
1983-7801
1983-7801
10.18224/mos.v13.n0.2020
reponame:Mosaico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Mosaico
collection Mosaico
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319735407902720