O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7473 |
Resumo: | O Ensino de História e o professor da disciplina passaram a ser foco de críticas nos últimos anos, constituindo um descrédito dos mesmos a partir do julgamento de seus comportamentos. Neste sentido, se coloca como problemática o processo histórico que teria conduzido a tal situação, no entanto, o objetivo deste trabalho é levantar possíveis reflexões acerca deste recorte a partir de um texto publicado na década de 1940 na Revista de Educação em Goiás. O artigo da revista tem como foco instruir sobre como deve se comportar o professor de História a partir dos objetivos da disciplina naquele contexto e, para tal estudo a análise de discurso discutida por Foucault foi escolhido como método para auxiliar na investigação das relações entre os enunciados e a construção de formações discursivas. Assim, de imediato é interessante perceber que ao estabelecer o professor e o processo de Ensino de História como guardiões da moral constrói, na verdade, um espaço de normalização do comportamento do mesmo pelo Estado. |
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O ENSINO DE HISTÓRIA E O PAPEL DO PROFESSOR: REVISTA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1940)História do Ensino de HistóriaEnsino; História; Controle.Representações da disciplina História na Revista Educação e SaúdeO Ensino de História e o professor da disciplina passaram a ser foco de críticas nos últimos anos, constituindo um descrédito dos mesmos a partir do julgamento de seus comportamentos. Neste sentido, se coloca como problemática o processo histórico que teria conduzido a tal situação, no entanto, o objetivo deste trabalho é levantar possíveis reflexões acerca deste recorte a partir de um texto publicado na década de 1940 na Revista de Educação em Goiás. O artigo da revista tem como foco instruir sobre como deve se comportar o professor de História a partir dos objetivos da disciplina naquele contexto e, para tal estudo a análise de discurso discutida por Foucault foi escolhido como método para auxiliar na investigação das relações entre os enunciados e a construção de formações discursivas. Assim, de imediato é interessante perceber que ao estabelecer o professor e o processo de Ensino de História como guardiões da moral constrói, na verdade, um espaço de normalização do comportamento do mesmo pelo Estado.Editora da PUC GoiásPaula, Éder Mendes de2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/747310.18224/mos.v13i0.7473Revista Mosaico - Revista de História; v. 13 (2020): ESPECIAL: ARQUÉTIPOS, MITO E ARTE NAS PERFORMANCES CULTURAIS; 149-1551983-78011983-780110.18224/mos.v13.n0.2020reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7473/pdfDireitos autorais 2020 Éder Mendes de Paulahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-19T14:31:40ZRevista |
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