POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico (Goiânia) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422 |
Resumo: | O presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobi-lizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. |
id |
PUC_GO-7_f96cfdb4ee410d26a50dd52ed353ec51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/4422 |
network_acronym_str |
PUC_GO-7 |
network_name_str |
Mosaico (Goiânia) |
repository_id_str |
|
spelling |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIASaberes DocentesEnsino de HistóriaHistoriografiaFormação de Professores/AsExperiênciaO presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobi-lizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/442210.18224/mos.v8i2.4422Revista Mosaico - History Journal; Vol. 8 No. 2 (2015): Mosaico; 93-102Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Mosaico; 93-102Revista Mosaico - Revista de História; v. 8 n. 2 (2015): Mosaico; 93-1021983-780110.18224/mos.v8.n2.2015reponame:Mosaico (Goiânia)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422/2544Copyright (c) 2016 Andreza se Oliveira Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Andreza se Oliveira2022-03-30T10:10:55Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/4422Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaicoPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com1983-78011983-7801opendoar:2022-03-30T10:10:55Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA |
title |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA Andrade, Andreza se Oliveira Saberes Docentes Ensino de História Historiografia Formação de Professores/As Experiência |
title_short |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA |
title_full |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA |
title_fullStr |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA |
title_sort |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA |
author |
Andrade, Andreza se Oliveira |
author_facet |
Andrade, Andreza se Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Andreza se Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Docentes Ensino de História Historiografia Formação de Professores/As Experiência |
topic |
Saberes Docentes Ensino de História Historiografia Formação de Professores/As Experiência |
description |
O presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobi-lizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422 10.18224/mos.v8i2.4422 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422 |
identifier_str_mv |
10.18224/mos.v8i2.4422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422/2544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Andreza se Oliveira Andrade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Andreza se Oliveira Andrade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaico - History Journal; Vol. 8 No. 2 (2015): Mosaico; 93-102 Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Mosaico; 93-102 Revista Mosaico - Revista de História; v. 8 n. 2 (2015): Mosaico; 93-102 1983-7801 10.18224/mos.v8.n2.2015 reponame:Mosaico (Goiânia) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Mosaico (Goiânia) |
collection |
Mosaico (Goiânia) |
repository.name.fl_str_mv |
Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com |
_version_ |
1798319733130395648 |