POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Andreza se Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico (Goiânia)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422
Resumo: O presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobi-lizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.
id PUC_GO-7_f96cfdb4ee410d26a50dd52ed353ec51
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/4422
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico (Goiânia)
repository_id_str
spelling POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIASaberes DocentesEnsino de HistóriaHistoriografiaFormação de Professores/AsExperiênciaO presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobi-lizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/442210.18224/mos.v8i2.4422Revista Mosaico - History Journal; Vol. 8 No. 2 (2015): Mosaico; 93-102Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Mosaico; 93-102Revista Mosaico - Revista de História; v. 8 n. 2 (2015): Mosaico; 93-1021983-780110.18224/mos.v8.n2.2015reponame:Mosaico (Goiânia)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422/2544Copyright (c) 2016 Andreza se Oliveira Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Andreza se Oliveira2022-03-30T10:10:55Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/4422Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaicoPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com1983-78011983-7801opendoar:2022-03-30T10:10:55Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA
title POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Andrade, Andreza se Oliveira
Saberes Docentes
Ensino de História
Historiografia
Formação de Professores/As
Experiência
title_short POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_full POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_fullStr POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_full_unstemmed POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_sort POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA
author Andrade, Andreza se Oliveira
author_facet Andrade, Andreza se Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Andreza se Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Docentes
Ensino de História
Historiografia
Formação de Professores/As
Experiência
topic Saberes Docentes
Ensino de História
Historiografia
Formação de Professores/As
Experiência
description O presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobi-lizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422
10.18224/mos.v8i2.4422
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422
identifier_str_mv 10.18224/mos.v8i2.4422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422/2544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Andreza se Oliveira Andrade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Andreza se Oliveira Andrade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - History Journal; Vol. 8 No. 2 (2015): Mosaico; 93-102
Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Mosaico; 93-102
Revista Mosaico - Revista de História; v. 8 n. 2 (2015): Mosaico; 93-102
1983-7801
10.18224/mos.v8.n2.2015
reponame:Mosaico (Goiânia)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Mosaico (Goiânia)
collection Mosaico (Goiânia)
repository.name.fl_str_mv Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com
_version_ 1798319733130395648