REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20300 |
Resumo: | Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado, em realização no PPGEd da UEPA. O objetivo geral é investigar a formação docente e a prática pedagógica na relação entre a vivência acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA, do PARFOR, no Campus Universitário de Altamira e o exercício da docência dos alunos/professores. Como metodologia busca-se adotar a abordagem qualitativa. O método de análise e a hermenêutica-dialética de Minayo (2014), tendo como instrumento de produção de informações o questionário com questões abertas e fechadas e a entrevista semiestruturada. Neste artigo lança-se mão só do questionário com o objetivo específico de: analisar o PARFOR e suas contribuições como política de formação de professores, bem como os pontos positivos e negativos da política e refletir as influências em termos de teorias socializadas e saberes necessários à docência durante o curso. As conclusões preliminares apontam que mesmo com as políticas de formação de professores serem emergenciais, elas trazem em seu bojo alguns limites e avanços, para se obter a qualidade do ensino, tanto na formação oferecida, como nas práxis desenvolvidas pelos alunos/professores. |
id |
VERACRUZ-0_85cc52570d612d55af237a49ea11a537 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20300 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFORFormação de Professores. PARFOR. Saberes Docentes. Políticas de Formação de professores.Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado, em realização no PPGEd da UEPA. O objetivo geral é investigar a formação docente e a prática pedagógica na relação entre a vivência acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA, do PARFOR, no Campus Universitário de Altamira e o exercício da docência dos alunos/professores. Como metodologia busca-se adotar a abordagem qualitativa. O método de análise e a hermenêutica-dialética de Minayo (2014), tendo como instrumento de produção de informações o questionário com questões abertas e fechadas e a entrevista semiestruturada. Neste artigo lança-se mão só do questionário com o objetivo específico de: analisar o PARFOR e suas contribuições como política de formação de professores, bem como os pontos positivos e negativos da política e refletir as influências em termos de teorias socializadas e saberes necessários à docência durante o curso. As conclusões preliminares apontam que mesmo com as políticas de formação de professores serem emergenciais, elas trazem em seu bojo alguns limites e avanços, para se obter a qualidade do ensino, tanto na formação oferecida, como nas práxis desenvolvidas pelos alunos/professores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2030010.34117/bjdv6n11-483Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90884-90902Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90884-90902Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90884-909022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20300/16236Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jakson José GomesMonteiro, Albêne LisOliveira, Ana Lúcia Almeida2020-12-16T11:08:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20300Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:25.280849Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR |
title |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR Oliveira, Jakson José Gomes Formação de Professores. PARFOR. Saberes Docentes. Políticas de Formação de professores. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR |
author |
Oliveira, Jakson José Gomes |
author_facet |
Oliveira, Jakson José Gomes Monteiro, Albêne Lis Oliveira, Ana Lúcia Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Albêne Lis Oliveira, Ana Lúcia Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jakson José Gomes Monteiro, Albêne Lis Oliveira, Ana Lúcia Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. PARFOR. Saberes Docentes. Políticas de Formação de professores. |
topic |
Formação de Professores. PARFOR. Saberes Docentes. Políticas de Formação de professores. |
description |
Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado, em realização no PPGEd da UEPA. O objetivo geral é investigar a formação docente e a prática pedagógica na relação entre a vivência acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA, do PARFOR, no Campus Universitário de Altamira e o exercício da docência dos alunos/professores. Como metodologia busca-se adotar a abordagem qualitativa. O método de análise e a hermenêutica-dialética de Minayo (2014), tendo como instrumento de produção de informações o questionário com questões abertas e fechadas e a entrevista semiestruturada. Neste artigo lança-se mão só do questionário com o objetivo específico de: analisar o PARFOR e suas contribuições como política de formação de professores, bem como os pontos positivos e negativos da política e refletir as influências em termos de teorias socializadas e saberes necessários à docência durante o curso. As conclusões preliminares apontam que mesmo com as políticas de formação de professores serem emergenciais, elas trazem em seu bojo alguns limites e avanços, para se obter a qualidade do ensino, tanto na formação oferecida, como nas práxis desenvolvidas pelos alunos/professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20300 10.34117/bjdv6n11-483 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20300 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20300/16236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90884-90902 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90884-90902 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90884-90902 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645493489631232 |