REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jakson José Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Monteiro, Albêne Lis, Oliveira, Ana Lúcia Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20300
Resumo: Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado, em realização no PPGEd da UEPA. O objetivo geral é investigar a formação docente e a prática pedagógica na relação entre a vivência acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA, do PARFOR, no Campus Universitário de Altamira e o exercício da docência dos alunos/professores. Como metodologia busca-se adotar a abordagem qualitativa. O método de análise e a hermenêutica-dialética de Minayo (2014), tendo como instrumento de produção de informações o questionário com questões abertas e fechadas e a entrevista semiestruturada. Neste artigo lança-se mão só do questionário com o objetivo específico de: analisar o PARFOR e suas contribuições como política de formação de professores, bem como os pontos positivos e negativos da política e refletir as influências em termos de teorias socializadas e saberes necessários à docência durante o curso. As conclusões preliminares apontam que mesmo com as políticas de formação de professores serem emergenciais, elas trazem em seu bojo alguns limites e avanços, para se obter a qualidade do ensino, tanto na formação oferecida, como nas práxis desenvolvidas pelos alunos/professores. 
id VERACRUZ-0_85cc52570d612d55af237a49ea11a537
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20300
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFORFormação de Professores. PARFOR. Saberes Docentes. Políticas de Formação de professores.Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado, em realização no PPGEd da UEPA. O objetivo geral é investigar a formação docente e a prática pedagógica na relação entre a vivência acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA, do PARFOR, no Campus Universitário de Altamira e o exercício da docência dos alunos/professores. Como metodologia busca-se adotar a abordagem qualitativa. O método de análise e a hermenêutica-dialética de Minayo (2014), tendo como instrumento de produção de informações o questionário com questões abertas e fechadas e a entrevista semiestruturada. Neste artigo lança-se mão só do questionário com o objetivo específico de: analisar o PARFOR e suas contribuições como política de formação de professores, bem como os pontos positivos e negativos da política e refletir as influências em termos de teorias socializadas e saberes necessários à docência durante o curso. As conclusões preliminares apontam que mesmo com as políticas de formação de professores serem emergenciais, elas trazem em seu bojo alguns limites e avanços, para se obter a qualidade do ensino, tanto na formação oferecida, como nas práxis desenvolvidas pelos alunos/professores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2030010.34117/bjdv6n11-483Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90884-90902Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90884-90902Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90884-909022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20300/16236Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jakson José GomesMonteiro, Albêne LisOliveira, Ana Lúcia Almeida2020-12-16T11:08:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20300Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:25.280849Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR
title REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR
Oliveira, Jakson José Gomes
Formação de Professores. PARFOR. Saberes Docentes. Políticas de Formação de professores.
title_short REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR
title_full REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR
title_sort REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR
author Oliveira, Jakson José Gomes
author_facet Oliveira, Jakson José Gomes
Monteiro, Albêne Lis
Oliveira, Ana Lúcia Almeida
author_role author
author2 Monteiro, Albêne Lis
Oliveira, Ana Lúcia Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jakson José Gomes
Monteiro, Albêne Lis
Oliveira, Ana Lúcia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. PARFOR. Saberes Docentes. Políticas de Formação de professores.
topic Formação de Professores. PARFOR. Saberes Docentes. Políticas de Formação de professores.
description Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado, em realização no PPGEd da UEPA. O objetivo geral é investigar a formação docente e a prática pedagógica na relação entre a vivência acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA, do PARFOR, no Campus Universitário de Altamira e o exercício da docência dos alunos/professores. Como metodologia busca-se adotar a abordagem qualitativa. O método de análise e a hermenêutica-dialética de Minayo (2014), tendo como instrumento de produção de informações o questionário com questões abertas e fechadas e a entrevista semiestruturada. Neste artigo lança-se mão só do questionário com o objetivo específico de: analisar o PARFOR e suas contribuições como política de formação de professores, bem como os pontos positivos e negativos da política e refletir as influências em termos de teorias socializadas e saberes necessários à docência durante o curso. As conclusões preliminares apontam que mesmo com as políticas de formação de professores serem emergenciais, elas trazem em seu bojo alguns limites e avanços, para se obter a qualidade do ensino, tanto na formação oferecida, como nas práxis desenvolvidas pelos alunos/professores. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20300
10.34117/bjdv6n11-483
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20300
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20300/16236
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90884-90902
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90884-90902
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90884-90902
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645493489631232