LITERATURA, IMAGINÁRIO E EFEITO ESTÉTICO EM A HISTÓRIA DA ARANHA LEOPOLDINA E A MOÇA TECELÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Deuzélia Rosa Gomes dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3589
Resumo: Nesta pesquisa discorremos e analisamos o imaginário através da construção, transformação e, ou desconstrução dos símbolos e mitos, bem como analisamos os ritmos e imagens possibilitando a realização do efeito estético no poema narrativo A História da Aranha Leopoldina de Ana Luísa Amaral e a narrativa poética A Moça Tecelã de Marina Colasanti. Para realização desta dissertação utilizou-se o método de pesquisa bibliográfico de forma analítico-dedutiva. Inicialmente, demonstramos a trajetória, construção e evolução da Literatura à Obra de Arte Literária. Em seguida, traçamos um panorama da Literatura Infantil da sua gênese à contemporaneidade, questionando sua existência enquanto subgênero da Literatura, gênero para um leitor específico ou subliteratura. Esse assunto foi tratado com suporte teórico dos críticos Nelly Novaes Coelho, Antonio Candido de Mello e Souza e Regina Zilberman. Apresentamos, também, as obras e suas autoras, corpora desta dissertação. Símbolos e mitos foram analisados na visão mitocrítica sob a égide da teoria do imaginário de Gilbert Durant e Gaston Bachelard a fim de compreendermos a questão da atualização mítica e sua influência no efeito estético. Os ritmos e as imagens, com suporte teórico de Paul Valéry e Octavio Paz, foram analisados como agente de sedução, como instrumento poético e como recursos significativos que acentuam e propiciam a ocorrência do efeito estético. Finalizando a pesquisa, relatamos três casos verídicos que evidenciam a concretização do efeito estético. A Teoria do Efeito Estético discutida neste trabalho foi fundamentada em Wolfgang Iser.
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Inicialmente, demonstramos a trajetória, construção e evolução da Literatura à Obra de Arte Literária. Em seguida, traçamos um panorama da Literatura Infantil da sua gênese à contemporaneidade, questionando sua existência enquanto subgênero da Literatura, gênero para um leitor específico ou subliteratura. Esse assunto foi tratado com suporte teórico dos críticos Nelly Novaes Coelho, Antonio Candido de Mello e Souza e Regina Zilberman. Apresentamos, também, as obras e suas autoras, corpora desta dissertação. Símbolos e mitos foram analisados na visão mitocrítica sob a égide da teoria do imaginário de Gilbert Durant e Gaston Bachelard a fim de compreendermos a questão da atualização mítica e sua influência no efeito estético. Os ritmos e as imagens, com suporte teórico de Paul Valéry e Octavio Paz, foram analisados como agente de sedução, como instrumento poético e como recursos significativos que acentuam e propiciam a ocorrência do efeito estético. Finalizando a pesquisa, relatamos três casos verídicos que evidenciam a concretização do efeito estético. A Teoria do Efeito Estético discutida neste trabalho foi fundamentada em Wolfgang Iser.In this research we analyze and analyze the imaginary through the construction, transformation and or deconstruction of the symbols and myths, as well as analyze the rhythms and images enabling the accomplishment of the aesthetic effect in the narrative poem The History of the Spider Leopoldina by Ana Luísa Amaral and the poetic narrative The Young Lady of Marina Colasanti. For the accomplishment of this dissertation the bibliographic research method was used in an analytic-deductive way. Initially we demonstrate the trajectory, construction and evolution of Literature to the Work of Literary Art. Next we draw an overview of Children's Literature; From its genesis to contemporaneity, questioning its existence as subgenre of literature, genre for a specific reader or subliterature. This subject is treated with theoretical support from the critics Nelly Novaes Coelho, Antonio Candido de Mello e Souza and Regina Zilberman. We also present the works and their authors, the body of this dissertation. Symbols and myths are analyzed in the mitochristic view under the aegis of the imaginary theory of Gilbert Durant and Gaston Bachelard in order to understand the question of mythic actualization and its influence on the aesthetic effect. The rhythms and images, with the theoretical support of Paul Valéry and Octavio Paz, are analyzed as an agent of seduction, as a poetic instrument and as significant resources that accentuate and favor the occurrence of the aesthetic effect. At the end of the research we report three real cases that show the concretization of the aesthetic effect. The Theory of Aesthetic Effect discussed in this paper was founded on Wolfgang Iser.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasLima, Maria de Fátima Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911Pinto, Divino Joséhttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181Cruz, Antonio Donizeti dahttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563Santos, Deuzélia Rosa Gomes dos2017-02-23T11:28:19Z2016-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSantos, Deuzélia Rosa Gomes dos. LITERATURA, IMAGINÁRIO E EFEITO ESTÉTICO EM A HISTÓRIA DA ARANHA LEOPOLDINA E A MOÇA TECELÃ. 2016. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-03-03T19:53:38Zoai:ambar:tede/3589Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-03-03T19:53:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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