PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SCIELO, 1993/2012) E USO DE ESTRATÉGIAS DE COPING EM ADOLESCENTES ESCOLARES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1809
Resumo: Estudos sobre coping ajudam a entender sobre contextos humanos e sobre habilidades de enfrentamento às demandas cotidianas. Este trabalho se compõe de duas partes. Na primeira delas realiza-se uma análise de produção científica sobre coping. A amostra é composta por 294 artigos publicados entre 1993 e 2012, em periódicos indexados à base de dados internacional SciELO. Diversos indicadores demonstram que a produção acadêmica sobre coping desfruta de características positivas, dentre as quais se destaca a ocorrência significante de estudos empíricos. Constatada a relevância do estudo sobre coping em adolescentes, obtida por meio do levantamento sistemático da produção na área, na segunda parte realiza-se estudo descritivo sobre o uso de estratégias de coping em adolescentes, escolares da grande Goiânia (N=430), de ambos os sexos e com idades entre 12 e 19 anos. Verificam-se diferenças significativas no uso de estratégias de coping conforme idade e gênero dos participantes. Para consolidação dos achados apresentados, novas pesquisas são desejáveis.
id PUC_GO_144e8615a298c5a70e382cc9d1dd754e
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1809
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SCIELO, 1993/2012) E USO DE ESTRATÉGIAS DE COPING EM ADOLESCENTES ESCOLARES.Scientific Production (SciELO, 1993/2012) and Use Coping Strategies for Teens School.estilos de enfrentamentoavaliação psicológicaanálise empírica de tendênciasadolescênciaperiódicos científicoscoping stylespsychological assessmentempirical analysis of trendsadolescencescientific journals.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEstudos sobre coping ajudam a entender sobre contextos humanos e sobre habilidades de enfrentamento às demandas cotidianas. Este trabalho se compõe de duas partes. Na primeira delas realiza-se uma análise de produção científica sobre coping. A amostra é composta por 294 artigos publicados entre 1993 e 2012, em periódicos indexados à base de dados internacional SciELO. Diversos indicadores demonstram que a produção acadêmica sobre coping desfruta de características positivas, dentre as quais se destaca a ocorrência significante de estudos empíricos. Constatada a relevância do estudo sobre coping em adolescentes, obtida por meio do levantamento sistemático da produção na área, na segunda parte realiza-se estudo descritivo sobre o uso de estratégias de coping em adolescentes, escolares da grande Goiânia (N=430), de ambos os sexos e com idades entre 12 e 19 anos. Verificam-se diferenças significativas no uso de estratégias de coping conforme idade e gênero dos participantes. Para consolidação dos achados apresentados, novas pesquisas são desejáveis.Studies on coping help to understand about human contexts and on coping skills to everyday demands. This work consists of two parts. In the first one performs an analysis of scientific literature on coping. The sample consists of 294 articles published between 1993 and 2012 in journals indexed to international database SciELO. Several indicators show that the academic production on coping enjoys positive characteristics, among which stands out the occurrence of significant empirical studies. Given the relevance of the study of coping in adolescents, obtained through systematic analysis of the production area, the second part takes place descriptive study about the use of coping strategies in adolescents, students of big Goiânia (N=430) of both genders and aged between 12 and 19 years. There are significant differences in the use of coping strategies as age and gender of the participants. To consolidate the findings presented, further research is desirable.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaZanini, Daniela Sacramentohttp://lattes.cnpq.br/8399407321735975Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes2016-07-27T14:20:01Z2013-09-242013-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTEIRO, Fabíola Ribeiro de Moraes. Scientific Production (SciELO, 1993/2012) and Use Coping Strategies for Teens School.. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-19T23:03:51Zoai:ambar:tede/1809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-19T23:03:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SCIELO, 1993/2012) E USO DE ESTRATÉGIAS DE COPING EM ADOLESCENTES ESCOLARES.
Scientific Production (SciELO, 1993/2012) and Use Coping Strategies for Teens School.
title PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SCIELO, 1993/2012) E USO DE ESTRATÉGIAS DE COPING EM ADOLESCENTES ESCOLARES.
spellingShingle PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SCIELO, 1993/2012) E USO DE ESTRATÉGIAS DE COPING EM ADOLESCENTES ESCOLARES.
Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes
estilos de enfrentamento
avaliação psicológica
análise empírica de tendências
adolescência
periódicos científicos
coping styles
psychological assessment
empirical analysis of trends
adolescence
scientific journals.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SCIELO, 1993/2012) E USO DE ESTRATÉGIAS DE COPING EM ADOLESCENTES ESCOLARES.
title_full PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SCIELO, 1993/2012) E USO DE ESTRATÉGIAS DE COPING EM ADOLESCENTES ESCOLARES.
title_fullStr PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SCIELO, 1993/2012) E USO DE ESTRATÉGIAS DE COPING EM ADOLESCENTES ESCOLARES.
title_full_unstemmed PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SCIELO, 1993/2012) E USO DE ESTRATÉGIAS DE COPING EM ADOLESCENTES ESCOLARES.
title_sort PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SCIELO, 1993/2012) E USO DE ESTRATÉGIAS DE COPING EM ADOLESCENTES ESCOLARES.
author Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes
author_facet Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanini, Daniela Sacramento
http://lattes.cnpq.br/8399407321735975
dc.contributor.author.fl_str_mv Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv estilos de enfrentamento
avaliação psicológica
análise empírica de tendências
adolescência
periódicos científicos
coping styles
psychological assessment
empirical analysis of trends
adolescence
scientific journals.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic estilos de enfrentamento
avaliação psicológica
análise empírica de tendências
adolescência
periódicos científicos
coping styles
psychological assessment
empirical analysis of trends
adolescence
scientific journals.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Estudos sobre coping ajudam a entender sobre contextos humanos e sobre habilidades de enfrentamento às demandas cotidianas. Este trabalho se compõe de duas partes. Na primeira delas realiza-se uma análise de produção científica sobre coping. A amostra é composta por 294 artigos publicados entre 1993 e 2012, em periódicos indexados à base de dados internacional SciELO. Diversos indicadores demonstram que a produção acadêmica sobre coping desfruta de características positivas, dentre as quais se destaca a ocorrência significante de estudos empíricos. Constatada a relevância do estudo sobre coping em adolescentes, obtida por meio do levantamento sistemático da produção na área, na segunda parte realiza-se estudo descritivo sobre o uso de estratégias de coping em adolescentes, escolares da grande Goiânia (N=430), de ambos os sexos e com idades entre 12 e 19 anos. Verificam-se diferenças significativas no uso de estratégias de coping conforme idade e gênero dos participantes. Para consolidação dos achados apresentados, novas pesquisas são desejáveis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-24
2013-03-07
2016-07-27T14:20:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTEIRO, Fabíola Ribeiro de Moraes. Scientific Production (SciELO, 1993/2012) and Use Coping Strategies for Teens School.. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1809
identifier_str_mv SANTEIRO, Fabíola Ribeiro de Moraes. Scientific Production (SciELO, 1993/2012) and Use Coping Strategies for Teens School.. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202254785282048