O PNAIC e as práticas de alfabetização: influxos das ações de formação continuada no aprimoramento profissional de professores alfabetizadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4396 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/Escola de Formação de Professores e Humanidades, apresenta um estudo sobre o PNAIC e as práticas de alfabetização e os influxos das ações de formação continuada no aprimoramento profissional de professores alfabetizadores. Tem como ponto de partida que o Programa inclui como um de seus objetivos a formação continuada de professores com vista a melhorar o processo de alfabetização das crianças até os oito anos de idade, nas disciplinas de Português e Matemática. A pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, tendo como procedimentos a pesquisa documental e a pesquisa de campo e, como instrumentos de coleta de dados, a observação e a entrevista. Foi realizada em três escolas públicas municipais de um município do interior do Estado de Goiás, em sala de aula do 3º ano do Ensino Fundamental, na disciplina Português, pelo período de quatro semanas. Este estudo teve como aportes teóricos a Teoria Histórico Cultural formulada por Vygotsky e seguidores, as pesquisas sobre a alfabetização no Brasil (MORTATTI, 2000, 2004, 2006, 2009; SOARES, 2016, 2017; FRADE, 2007), entre outros, e estudos sobre o PNAIC. A análise dos dados indica que, a despeito de o PNAIC ter como um dos seus objetivos explícitos a formação continuada de professores alfabetizadores, o influxo no aprimoramento nas práticas de alfabetização, decorrentes de sua orientação, não correspondeu inteiramente às orientações do Programa. A análise dos dados realizada indica que as propostas didático-pedagógicas se limitaram aos usos de materiais pouco inovadores, a despeito de o PNAIC ter como um dos seus objetivos explícitos a formação continuada de professores alfabetizadores. Porém no município da pesquisa os professores entendiam que a proposta do Programa era apresentar metodologias que fossem influenciar de maneira significativa no aprimoramento das práticas de alfabetização, decorrentes das orientações. No entanto, pôde-se constatar, também, que mesmo não seguindo totalmente as orientações do PNAIC, professores observados demonstraram práticas de alfabetização que pouco implicaram na aprendizagem dos alunos. Este estudo contribuiu para as análises do que foi aplicado pelo Programa, haja vista que a alfabetização não pode acontecer de maneira dissociada do letramento |
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O PNAIC e as práticas de alfabetização: influxos das ações de formação continuada no aprimoramento profissional de professores alfabetizadoresPNAIC and literacy practices: influences of continuing education actions on the professional improvement of literacy teachersPNAIC. Formação continuada de professores. AlfabetizaçãoPNAIC. Continuing teacher training. LiteracyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação de mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/Escola de Formação de Professores e Humanidades, apresenta um estudo sobre o PNAIC e as práticas de alfabetização e os influxos das ações de formação continuada no aprimoramento profissional de professores alfabetizadores. Tem como ponto de partida que o Programa inclui como um de seus objetivos a formação continuada de professores com vista a melhorar o processo de alfabetização das crianças até os oito anos de idade, nas disciplinas de Português e Matemática. A pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório, tendo como procedimentos a pesquisa documental e a pesquisa de campo e, como instrumentos de coleta de dados, a observação e a entrevista. Foi realizada em três escolas públicas municipais de um município do interior do Estado de Goiás, em sala de aula do 3º ano do Ensino Fundamental, na disciplina Português, pelo período de quatro semanas. Este estudo teve como aportes teóricos a Teoria Histórico Cultural formulada por Vygotsky e seguidores, as pesquisas sobre a alfabetização no Brasil (MORTATTI, 2000, 2004, 2006, 2009; SOARES, 2016, 2017; FRADE, 2007), entre outros, e estudos sobre o PNAIC. A análise dos dados indica que, a despeito de o PNAIC ter como um dos seus objetivos explícitos a formação continuada de professores alfabetizadores, o influxo no aprimoramento nas práticas de alfabetização, decorrentes de sua orientação, não correspondeu inteiramente às orientações do Programa. A análise dos dados realizada indica que as propostas didático-pedagógicas se limitaram aos usos de materiais pouco inovadores, a despeito de o PNAIC ter como um dos seus objetivos explícitos a formação continuada de professores alfabetizadores. Porém no município da pesquisa os professores entendiam que a proposta do Programa era apresentar metodologias que fossem influenciar de maneira significativa no aprimoramento das práticas de alfabetização, decorrentes das orientações. No entanto, pôde-se constatar, também, que mesmo não seguindo totalmente as orientações do PNAIC, professores observados demonstraram práticas de alfabetização que pouco implicaram na aprendizagem dos alunos. Este estudo contribuiu para as análises do que foi aplicado pelo Programa, haja vista que a alfabetização não pode acontecer de maneira dissociada do letramentoThis master's dissertation, linked to the Research Theories of Education and Pedagogical Processes Research Line, of the Graduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás / Teacher and Humanities Training School, presents a study about the NLPRA and the practices of literacy and the influences of continuing education actions on the professional improvement of literacy teachers. Its starting point is that the Program includes as one of its objectives the continued training of teachers with a view to improving the literacy process of children up to eight years old, in the subjects of Portuguese and Mathematics. The research is qualitative and exploratory, having as procedures the documentary research and the field research and, as instruments of data collection, the observation and the interview. It was held in three municipal public schools in a municipality in the interior of the state of Goiás, in the classroom of the 3rd year of elementary school, in the Portuguese subject, for a period of four weeks. This study had as theoretical contributions the Cultural Historical Theory formulated by Vygotsky and followers, the research on literacy in Brazil (MORTATTI, 2000, 2004, 2006, 2009; SOARES, 2016, 2017; FRADE, 2007), among others, and studies about the NLPRA. The analysis of the data indicates that, although NLPRA has as one of its explicit objectives the continued formation of literacy teachers, the influence on the improvement of literacy practices, resulting from its orientation did not fully correspond to the Program guidelines. The analysis of the data indicates that the didactic-pedagogical proposals were limited to the use of less innovative materials, despite the fact that NLPRA has as one of its explicit objectives the continuing education of literacy teachers. However, in the research municipality, the teachers understood that the purpose of the Program was to present methodologies that would significantly influence the improvement of literacy practices, resulting from the guidelines. However, it was also found that even though not fully following the NLPRA guidelines, observed teachers demonstrated literacy practices that had little implication in student learning. This study contributed to the analysis of what was applied by the Program, considering that literacy cannot happen dissociated from literacyPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLibâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Mohn, Rodrigo Fideles Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271Faria, Gina Glaydes Guimarães dehttp://lattes.cnpq.br/8702171584840775Sousa, Elis Maria de2019-12-03T18:53:15Z2019-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSousa, Elis Maria de. O PNAIC e as práticas de alfabetização: influxos das ações de formação continuada no aprimoramento profissional de professores alfabetizadores. 2019. 171 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-12-04T04:00:22Zoai:ambar:tede/4396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-12-04T04:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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