O entrecruzamento de imagens na obra Azul dentro do banheiro da poeta Marlene Terezinha Mourão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5027 |
Resumo: | A autora da obra Azul dentro do banheiro é sul mato-grossense. Seu nome é Marlene Terezinha Mourão, mas é conhecida também como Marzinha. A nossa proposta neste trabalho é tratar das fotografias e poemas presentes nessa obra citada. Pauta-se em uma perspectiva benjaminiana e barthesiana para se averiguar o relacionamento entre esses dois sistemas semióticos. Busca-se a transcriação deste objeto artístico no sentido mais objetivo possível, para que sua essência seja manifestada. Propõe-se, dessa maneira, ler sutilmente a obra como ela é. O idioma permanente na obra de Marlene Mourão é semelhante à comunicação entre a borboleta e as flores benjaminianas, onde as palavras da infância fazem frente aos adultos. Discute-se assim o idioma que se serviu das efígies e palavras para transformar a filosofia em poesia. As fotografias na obra não estão dispersas ou imóveis: Em movimento e seguindo uma roteirização fazem parte da narração que transcende os retratos. O silêncio que perpassa a obra consegue penetrar os gestos das crianças que brincam jubilosas, autênticas e despreocupadas dos julgamentos. Queremos, portanto, a partir dessa conjunção de sistemas, apresentar a inquietação das vozes, que parecem ser instâncias diferentes de um só ser e, que clamam a aproximação da vida humana na sua identidade |
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O entrecruzamento de imagens na obra Azul dentro do banheiro da poeta Marlene Terezinha MourãoTranscriaçãoIconizaçãoNarratividade poéticaMontagemTranscreationIconizationPoetic narrativityMontageCiências HumanasLetrasA autora da obra Azul dentro do banheiro é sul mato-grossense. Seu nome é Marlene Terezinha Mourão, mas é conhecida também como Marzinha. A nossa proposta neste trabalho é tratar das fotografias e poemas presentes nessa obra citada. Pauta-se em uma perspectiva benjaminiana e barthesiana para se averiguar o relacionamento entre esses dois sistemas semióticos. Busca-se a transcriação deste objeto artístico no sentido mais objetivo possível, para que sua essência seja manifestada. Propõe-se, dessa maneira, ler sutilmente a obra como ela é. O idioma permanente na obra de Marlene Mourão é semelhante à comunicação entre a borboleta e as flores benjaminianas, onde as palavras da infância fazem frente aos adultos. Discute-se assim o idioma que se serviu das efígies e palavras para transformar a filosofia em poesia. As fotografias na obra não estão dispersas ou imóveis: Em movimento e seguindo uma roteirização fazem parte da narração que transcende os retratos. O silêncio que perpassa a obra consegue penetrar os gestos das crianças que brincam jubilosas, autênticas e despreocupadas dos julgamentos. Queremos, portanto, a partir dessa conjunção de sistemas, apresentar a inquietação das vozes, que parecem ser instâncias diferentes de um só ser e, que clamam a aproximação da vida humana na sua identidadeThe author of the work Azul dentro do banheiro is from the South of Mato Grosso. Her name is Marlene Terezinha Mourão, but she is also known as Marzinha. Our proposal is to deal with the photographs and poems present in this work. The relationship between these two semiotic systems is based on a benjaminian and barthesian perspective. The transcreation of this artistic object is sought in the most objective sense possible, so that its essence is manifested. In this way, is proposed, subtly reading the work as it is. The permanet language in Marlene Mourão's work is similar to the communication between the butterfly and the benjaminian flowers, where the words of childhood confront adults. Thus, the language that used effigies and words to transform philosophy into poetry is discussed. The photographs in the work are not dispersed or immobile: in movement and following a script they are part of the narration that transcends the portraits. The silence that permeates the work manages to penetrate the gestures of the children who play joyfully, authentic and unconcerned with the judgments. We want, therefore, from this conjunction of systems, to present the disquiet of the voices, which seem to be different instances of a single being and that claim the approximation of human life in its identityPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasPinto, Divino Joséhttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181Lima, Maria de Fátima Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911Bottos Júnior, Norivalhttp://lattes.cnpq.br/8939716542755764Silva, Fabricio Pinheiro da2024-01-25T18:58:05Z2023-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Fabricio Pinheiro da. O entrecruzamento de imagens na obra Azul dentro do banheiro da poeta Marlene Terezinha Mourão. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-01-26T04:00:19Zoai:ambar:tede/5027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-01-26T04:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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