CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Celma Laurinda Freitas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/734
Resumo: Esta tese de doutorado apresenta uma leitura do pensamento epistemológicocientífico e pedagógico de Bachelard a partir de seis obras da sua produção epistemológica: Ensaio sobre o conhecimento aproximado; O novo espírito científico; A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento; Filosofia do novo espírito científico: a filosofia do não; O racionalismo aplicado; O materialismo racional. Bachelard, como epistemólogo das ciências físicas, narra de modo crítico a história da física e da química do século XVIII ao XX, indo da alquimia e primeiras experiências com a eletricidade à revolução da Teoria da Relatividade, de Einstein e seguidores, com a microfísica, a física quântica e ondulatória. Criticando os filósofos por opinarem sem conhecimento sobre objetos dessas ciências, Bachelard desenvolveu o racionalismo aplicado , que representa a relação entre a razão e a experiência, ou seja, entre a teoria e a prática, ou matéria e discurso científico, com base na matemática. Com o conceito de polifilosofia, ele expõe o trajeto da física e da química, passando por diversas filosofias: realismo, empirismo, positivismo, racionalismo simples, racionalismo complexo, racionalismo dialético ou surracionalismo. Seu trabalho objetiva mostrar a ruptura entre o senso comum ou conhecimento vulgar e o conhecimento científico objetivo, indo do nível assertórico ao nível apodítico e axiomático nas ciências físicas. Com os conceitos de dialetizar e psicanalisar , de obstáculos epistemológicos e conhecimento aproximado , e outros, ele descreve o movimento dialético das ciências físicas em sua evolução, com rupturas e retificações, tornando-se um sólido patrimônio universal sob a vigilância da comunidade científica. Todo esse processo constitui o que ele designa de educação científica ideias que ele aplica ao ensino escolar, onde também há obstáculos epistemológicos e pedagógicos a serem superados. Bachelard idealiza uma escola utópica, envolvendo professores, alunos e métodos, em um processo dialético de psicanalisação e racionalidade, à semelhança do processo científico.
id PUC_GO_569a8384dd2d9e3f630a2b94c7b36f7e
oai_identifier_str oai:ambar:tede/734
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.Epistemologia das Ciências FísicasRacionalismo AplicadoObstáculos EpistemológicosPensamento CientíficoEducação CientíficaEpistemology of Physical SciencesApplied RationalismEpistemological ObstaclesScientific ThinkingScientific EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta tese de doutorado apresenta uma leitura do pensamento epistemológicocientífico e pedagógico de Bachelard a partir de seis obras da sua produção epistemológica: Ensaio sobre o conhecimento aproximado; O novo espírito científico; A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento; Filosofia do novo espírito científico: a filosofia do não; O racionalismo aplicado; O materialismo racional. Bachelard, como epistemólogo das ciências físicas, narra de modo crítico a história da física e da química do século XVIII ao XX, indo da alquimia e primeiras experiências com a eletricidade à revolução da Teoria da Relatividade, de Einstein e seguidores, com a microfísica, a física quântica e ondulatória. Criticando os filósofos por opinarem sem conhecimento sobre objetos dessas ciências, Bachelard desenvolveu o racionalismo aplicado , que representa a relação entre a razão e a experiência, ou seja, entre a teoria e a prática, ou matéria e discurso científico, com base na matemática. Com o conceito de polifilosofia, ele expõe o trajeto da física e da química, passando por diversas filosofias: realismo, empirismo, positivismo, racionalismo simples, racionalismo complexo, racionalismo dialético ou surracionalismo. Seu trabalho objetiva mostrar a ruptura entre o senso comum ou conhecimento vulgar e o conhecimento científico objetivo, indo do nível assertórico ao nível apodítico e axiomático nas ciências físicas. Com os conceitos de dialetizar e psicanalisar , de obstáculos epistemológicos e conhecimento aproximado , e outros, ele descreve o movimento dialético das ciências físicas em sua evolução, com rupturas e retificações, tornando-se um sólido patrimônio universal sob a vigilância da comunidade científica. Todo esse processo constitui o que ele designa de educação científica ideias que ele aplica ao ensino escolar, onde também há obstáculos epistemológicos e pedagógicos a serem superados. Bachelard idealiza uma escola utópica, envolvendo professores, alunos e métodos, em um processo dialético de psicanalisação e racionalidade, à semelhança do processo científico.This present doctoral thesis presents a reading of Bachelards epistemological and scientific thinking using six works of his: Essay on Approximate Knowledge; The New Scientific Spirit; The Formation of the Scientific Mind: Contribution to a Psychoanalysis of Objective Knowledge; The Philosophy of No: A Philosophy of The New Scientific Mind; The Applied Rationalism ; Rational Materialism. Bachelard as an epistemological of physical sciences narrates in a critical way the history of physics and chemistry from the XVIII to the XX century, passing through the alchemy and the first experiments with electricity to the Theory of Relativity of Einstein and his followers with the microphysics, the quantum physics, and wave physics. Bachelard developed the applied rationalism , while he criticized the philosophers who gave opinions without real knowledge of the object of these sciences. For him, the applied rationalism represents the relation between the reason and emotion, in other words, the theory and the practice or the matter and the scientific speech, using mathematics as basis. Employing the poliphilosophy concept, he exposed the path of physics and chemistry, going through several philosophies: realism, empiricism, positivism, simple rationalism, complex rationalism, dialectic rationalism, or surrationalism. His work shows a breaking up between the common sense or vulgar knowledge and the objective scientific knowledge, from the assertoric to the apoditic and axiomatic level in the physical sciences. Using concepts such as dialectizing and psychoanalyze , epistemological obstacles and approximate knowledge , among others, Bachelard describes the dialectical movements of physical sciences in its evolution with their ruptures and corrections, becoming a solid universal patrimony under the vigilance of the scientific community. These procedures forms what he designates as scientific education - ideas that he applies to the scholar teaching, an area where there are also epistemological and pedagogical obstacles to be overcome. Bachelard idealizes an utopian school, involving teachers, students and methods in a dialectical process of psychoanalisation and rationale similar to the scientific process.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoTernes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Tiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Oliveira, éris Antôniohttp://lattes.cnpq.br/1452128618056274Chagas, Flomar Ambrosina Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700399Z4Corbiniano, Simone Alexandre Martinshttp://lattes.cnpq.br/4768102452681204Costa, Celma Laurinda Freitas2016-07-27T13:45:09Z2015-12-012015-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOSTA, Celma Laurinda Freitas. CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.. 2015. 201 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-02-21T17:06:34Zoai:ambar:tede/734Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-02-21T17:06:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.
title CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.
spellingShingle CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.
Costa, Celma Laurinda Freitas
Epistemologia das Ciências Físicas
Racionalismo Aplicado
Obstáculos Epistemológicos
Pensamento Científico
Educação Científica
Epistemology of Physical Sciences
Applied Rationalism
Epistemological Obstacles
Scientific Thinking
Scientific Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.
title_full CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.
title_fullStr CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.
title_full_unstemmed CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.
title_sort CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.
author Costa, Celma Laurinda Freitas
author_facet Costa, Celma Laurinda Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ternes, José
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9
Oliveira, éris Antônio
http://lattes.cnpq.br/1452128618056274
Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700399Z4
Corbiniano, Simone Alexandre Martins
http://lattes.cnpq.br/4768102452681204
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Celma Laurinda Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia das Ciências Físicas
Racionalismo Aplicado
Obstáculos Epistemológicos
Pensamento Científico
Educação Científica
Epistemology of Physical Sciences
Applied Rationalism
Epistemological Obstacles
Scientific Thinking
Scientific Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Epistemologia das Ciências Físicas
Racionalismo Aplicado
Obstáculos Epistemológicos
Pensamento Científico
Educação Científica
Epistemology of Physical Sciences
Applied Rationalism
Epistemological Obstacles
Scientific Thinking
Scientific Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta tese de doutorado apresenta uma leitura do pensamento epistemológicocientífico e pedagógico de Bachelard a partir de seis obras da sua produção epistemológica: Ensaio sobre o conhecimento aproximado; O novo espírito científico; A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento; Filosofia do novo espírito científico: a filosofia do não; O racionalismo aplicado; O materialismo racional. Bachelard, como epistemólogo das ciências físicas, narra de modo crítico a história da física e da química do século XVIII ao XX, indo da alquimia e primeiras experiências com a eletricidade à revolução da Teoria da Relatividade, de Einstein e seguidores, com a microfísica, a física quântica e ondulatória. Criticando os filósofos por opinarem sem conhecimento sobre objetos dessas ciências, Bachelard desenvolveu o racionalismo aplicado , que representa a relação entre a razão e a experiência, ou seja, entre a teoria e a prática, ou matéria e discurso científico, com base na matemática. Com o conceito de polifilosofia, ele expõe o trajeto da física e da química, passando por diversas filosofias: realismo, empirismo, positivismo, racionalismo simples, racionalismo complexo, racionalismo dialético ou surracionalismo. Seu trabalho objetiva mostrar a ruptura entre o senso comum ou conhecimento vulgar e o conhecimento científico objetivo, indo do nível assertórico ao nível apodítico e axiomático nas ciências físicas. Com os conceitos de dialetizar e psicanalisar , de obstáculos epistemológicos e conhecimento aproximado , e outros, ele descreve o movimento dialético das ciências físicas em sua evolução, com rupturas e retificações, tornando-se um sólido patrimônio universal sob a vigilância da comunidade científica. Todo esse processo constitui o que ele designa de educação científica ideias que ele aplica ao ensino escolar, onde também há obstáculos epistemológicos e pedagógicos a serem superados. Bachelard idealiza uma escola utópica, envolvendo professores, alunos e métodos, em um processo dialético de psicanalisação e racionalidade, à semelhança do processo científico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
2015-11-09
2016-07-27T13:45:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Celma Laurinda Freitas. CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.. 2015. 201 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/734
identifier_str_mv COSTA, Celma Laurinda Freitas. CIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM BACHELARD.. 2015. 201 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791379594051584