DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kênia Ribeiro da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1024
Resumo: Apesar de inumeráveis estudos sobre o tema dificuldade de aprendizagem e de exaustivos esforços, ao longo da história da Educação, para se encontrar explicações quanto às causas do não aprender, considera-se pertinente, ainda hoje, abordá-lo, por entender que tal assunto ainda não foi suficientemente esclarecido, uma vez que os problemas de aprendizagem persistem e se manifestam de diferentes modos no cenário educacional brasileiro. Este trabalho investiga tal assunto, explicitando o debate sobre a dificuldade de aprendizagem presente no discurso pedagógico brasileiro, desde a época da República. Considera-se, para a análise dos dados, o conceito de Aprendizagem na concepção de Lev. Vigotsky e de sua perspectiva histórico-cultural, os postulados de Bernard Charlot acerca do saber e da relação que o sujeito estabelece com o saber e as explicações de Philippe Meirieu para o processo de elaboração do conhecimento. Ainda como referência é considerado o conceito de Dificuldade de Aprendizagem sob uma abordagem sociológica, tomando como pressuposto teórico a formulação de Pierre Bourdieu sobre a função da escola nas sociedades capitalistas e, em especial, o seu conceito de capital cultural. Por meio da pesquisa empírica realizada em duas escolas públicas municipais de Goiânia e a partir da sistematização e da análise dos dados obtidos, a presente dissertação explicita como a escola e seus educadores, os educandos e as famílias compreendem, explicam e analisam a dificuldade de aprendizagem e, ainda, como se dá a articulação entre o capital cultural e o conhecimento acadêmico exigido pela escola em relação à aprendizagem do educando. Os dados evidenciam uma relação pedagógica entre educadores e educandos frágil e ineficiente, cuja prática pedagógica não contribui para efetivação de uma aprendizagem significativa. A escola atribui a causa da dificuldade de aprendizagem a fatores externos a ela, contribuindo, assim, para a reprodução das desigualdades educativas e, consequentemente, para as desigualdades sociais.
id PUC_GO_995032996d34412d8f475cf22d6bfb67
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1024
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIALEARNING DIFFICULTY: the school, the students and the familiesAprendizagemDificuldade de aprendizagemCapital culturalLearningLearning difficultyCultural capitalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOApesar de inumeráveis estudos sobre o tema dificuldade de aprendizagem e de exaustivos esforços, ao longo da história da Educação, para se encontrar explicações quanto às causas do não aprender, considera-se pertinente, ainda hoje, abordá-lo, por entender que tal assunto ainda não foi suficientemente esclarecido, uma vez que os problemas de aprendizagem persistem e se manifestam de diferentes modos no cenário educacional brasileiro. Este trabalho investiga tal assunto, explicitando o debate sobre a dificuldade de aprendizagem presente no discurso pedagógico brasileiro, desde a época da República. Considera-se, para a análise dos dados, o conceito de Aprendizagem na concepção de Lev. Vigotsky e de sua perspectiva histórico-cultural, os postulados de Bernard Charlot acerca do saber e da relação que o sujeito estabelece com o saber e as explicações de Philippe Meirieu para o processo de elaboração do conhecimento. Ainda como referência é considerado o conceito de Dificuldade de Aprendizagem sob uma abordagem sociológica, tomando como pressuposto teórico a formulação de Pierre Bourdieu sobre a função da escola nas sociedades capitalistas e, em especial, o seu conceito de capital cultural. Por meio da pesquisa empírica realizada em duas escolas públicas municipais de Goiânia e a partir da sistematização e da análise dos dados obtidos, a presente dissertação explicita como a escola e seus educadores, os educandos e as famílias compreendem, explicam e analisam a dificuldade de aprendizagem e, ainda, como se dá a articulação entre o capital cultural e o conhecimento acadêmico exigido pela escola em relação à aprendizagem do educando. Os dados evidenciam uma relação pedagógica entre educadores e educandos frágil e ineficiente, cuja prática pedagógica não contribui para efetivação de uma aprendizagem significativa. A escola atribui a causa da dificuldade de aprendizagem a fatores externos a ela, contribuindo, assim, para a reprodução das desigualdades educativas e, consequentemente, para as desigualdades sociais.Despite of innumerable studies about the theme difficulty in learning and exhausting efforts, a long history of Education, to find explanations, of the causes of not being able to learn, consider it relevant, still today, to address it, considering that this subject was not yet enlightened. Once problems in learning persist and manifests in different ways in the scene of Brazilian education. This work investigates this subject expliciting the discussion of the difficulty in learning present in the pedagogical Brazilian since the Republic. Considering on an analysis this facts, the concept of learning based on a conception of Lev. Vigotsky on a cultural historic perspective, also on Bernard Chariot about knowing and the relation that the person establishes with knowing, and the explications on Philippe Meirieu about the process of elaboration of knowledge begins. Discusses also the concept of Difficulty of Learning taking as reference theoretical Pierre Bourdieu about the function the school in the capitalists societies. Throughout the empirical research made in two public schools in Goiânia and the starting from the method and the analysis the facts the present dissertation explicit as the school and theirs educators, the students and the families understand, explains and analysis the difficulty in learning and how it articulates between the cultural capital and the academic knowledge required by schools in relation on the learning of the student. The data show a pedagogical relationship between teachers and students fragile and inefficient, whose teaching practice does not contribute to realization of a meaningful learning.The school attributes the cause of learning difficulties to factors external to it, thus contributing to the reproduction of educational inequalities and hence to social inequalities.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Faria, Gina Glaydes Guimarães dehttp://lattes.cnpq.br/8702171584840775Silva, Kênia Ribeiro da2016-07-27T13:52:19Z2015-02-052010-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Kênia Ribeiro da. LEARNING DIFFICULTY: the school, the students and the families. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-21T00:31:24Zoai:ambar:tede/1024Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-21T00:31:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIA
LEARNING DIFFICULTY: the school, the students and the families
title DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIA
spellingShingle DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIA
Silva, Kênia Ribeiro da
Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
Capital cultural
Learning
Learning difficulty
Cultural capital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIA
title_full DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIA
title_fullStr DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIA
title_full_unstemmed DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIA
title_sort DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIA
author Silva, Kênia Ribeiro da
author_facet Silva, Kênia Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5
Faria, Gina Glaydes Guimarães de
http://lattes.cnpq.br/8702171584840775
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kênia Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
Capital cultural
Learning
Learning difficulty
Cultural capital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
Capital cultural
Learning
Learning difficulty
Cultural capital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Apesar de inumeráveis estudos sobre o tema dificuldade de aprendizagem e de exaustivos esforços, ao longo da história da Educação, para se encontrar explicações quanto às causas do não aprender, considera-se pertinente, ainda hoje, abordá-lo, por entender que tal assunto ainda não foi suficientemente esclarecido, uma vez que os problemas de aprendizagem persistem e se manifestam de diferentes modos no cenário educacional brasileiro. Este trabalho investiga tal assunto, explicitando o debate sobre a dificuldade de aprendizagem presente no discurso pedagógico brasileiro, desde a época da República. Considera-se, para a análise dos dados, o conceito de Aprendizagem na concepção de Lev. Vigotsky e de sua perspectiva histórico-cultural, os postulados de Bernard Charlot acerca do saber e da relação que o sujeito estabelece com o saber e as explicações de Philippe Meirieu para o processo de elaboração do conhecimento. Ainda como referência é considerado o conceito de Dificuldade de Aprendizagem sob uma abordagem sociológica, tomando como pressuposto teórico a formulação de Pierre Bourdieu sobre a função da escola nas sociedades capitalistas e, em especial, o seu conceito de capital cultural. Por meio da pesquisa empírica realizada em duas escolas públicas municipais de Goiânia e a partir da sistematização e da análise dos dados obtidos, a presente dissertação explicita como a escola e seus educadores, os educandos e as famílias compreendem, explicam e analisam a dificuldade de aprendizagem e, ainda, como se dá a articulação entre o capital cultural e o conhecimento acadêmico exigido pela escola em relação à aprendizagem do educando. Os dados evidenciam uma relação pedagógica entre educadores e educandos frágil e ineficiente, cuja prática pedagógica não contribui para efetivação de uma aprendizagem significativa. A escola atribui a causa da dificuldade de aprendizagem a fatores externos a ela, contribuindo, assim, para a reprodução das desigualdades educativas e, consequentemente, para as desigualdades sociais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-30
2015-02-05
2016-07-27T13:52:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Kênia Ribeiro da. LEARNING DIFFICULTY: the school, the students and the families. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1024
identifier_str_mv SILVA, Kênia Ribeiro da. LEARNING DIFFICULTY: the school, the students and the families. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791381680717824