DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kênia Ribeiro da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1024
Resumo: Apesar de inumeráveis estudos sobre o tema dificuldade de aprendizagem e de exaustivos esforços, ao longo da história da Educação, para se encontrar explicações quanto às causas do não aprender, considera-se pertinente, ainda hoje, abordá-lo, por entender que tal assunto ainda não foi suficientemente esclarecido, uma vez que os problemas de aprendizagem persistem e se manifestam de diferentes modos no cenário educacional brasileiro. Este trabalho investiga tal assunto, explicitando o debate sobre a dificuldade de aprendizagem presente no discurso pedagógico brasileiro, desde a época da República. Considera-se, para a análise dos dados, o conceito de Aprendizagem na concepção de Lev. Vigotsky e de sua perspectiva histórico-cultural, os postulados de Bernard Charlot acerca do saber e da relação que o sujeito estabelece com o saber e as explicações de Philippe Meirieu para o processo de elaboração do conhecimento. Ainda como referência é considerado o conceito de Dificuldade de Aprendizagem sob uma abordagem sociológica, tomando como pressuposto teórico a formulação de Pierre Bourdieu sobre a função da escola nas sociedades capitalistas e, em especial, o seu conceito de capital cultural. Por meio da pesquisa empírica realizada em duas escolas públicas municipais de Goiânia e a partir da sistematização e da análise dos dados obtidos, a presente dissertação explicita como a escola e seus educadores, os educandos e as famílias compreendem, explicam e analisam a dificuldade de aprendizagem e, ainda, como se dá a articulação entre o capital cultural e o conhecimento acadêmico exigido pela escola em relação à aprendizagem do educando. Os dados evidenciam uma relação pedagógica entre educadores e educandos frágil e ineficiente, cuja prática pedagógica não contribui para efetivação de uma aprendizagem significativa. A escola atribui a causa da dificuldade de aprendizagem a fatores externos a ela, contribuindo, assim, para a reprodução das desigualdades educativas e, consequentemente, para as desigualdades sociais.
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Vigotsky e de sua perspectiva histórico-cultural, os postulados de Bernard Charlot acerca do saber e da relação que o sujeito estabelece com o saber e as explicações de Philippe Meirieu para o processo de elaboração do conhecimento. Ainda como referência é considerado o conceito de Dificuldade de Aprendizagem sob uma abordagem sociológica, tomando como pressuposto teórico a formulação de Pierre Bourdieu sobre a função da escola nas sociedades capitalistas e, em especial, o seu conceito de capital cultural. Por meio da pesquisa empírica realizada em duas escolas públicas municipais de Goiânia e a partir da sistematização e da análise dos dados obtidos, a presente dissertação explicita como a escola e seus educadores, os educandos e as famílias compreendem, explicam e analisam a dificuldade de aprendizagem e, ainda, como se dá a articulação entre o capital cultural e o conhecimento acadêmico exigido pela escola em relação à aprendizagem do educando. Os dados evidenciam uma relação pedagógica entre educadores e educandos frágil e ineficiente, cuja prática pedagógica não contribui para efetivação de uma aprendizagem significativa. A escola atribui a causa da dificuldade de aprendizagem a fatores externos a ela, contribuindo, assim, para a reprodução das desigualdades educativas e, consequentemente, para as desigualdades sociais.Despite of innumerable studies about the theme difficulty in learning and exhausting efforts, a long history of Education, to find explanations, of the causes of not being able to learn, consider it relevant, still today, to address it, considering that this subject was not yet enlightened. Once problems in learning persist and manifests in different ways in the scene of Brazilian education. This work investigates this subject expliciting the discussion of the difficulty in learning present in the pedagogical Brazilian since the Republic. Considering on an analysis this facts, the concept of learning based on a conception of Lev. Vigotsky on a cultural historic perspective, also on Bernard Chariot about knowing and the relation that the person establishes with knowing, and the explications on Philippe Meirieu about the process of elaboration of knowledge begins. Discusses also the concept of Difficulty of Learning taking as reference theoretical Pierre Bourdieu about the function the school in the capitalists societies. Throughout the empirical research made in two public schools in Goiânia and the starting from the method and the analysis the facts the present dissertation explicit as the school and theirs educators, the students and the families understand, explains and analysis the difficulty in learning and how it articulates between the cultural capital and the academic knowledge required by schools in relation on the learning of the student. The data show a pedagogical relationship between teachers and students fragile and inefficient, whose teaching practice does not contribute to realization of a meaningful learning.The school attributes the cause of learning difficulties to factors external to it, thus contributing to the reproduction of educational inequalities and hence to social inequalities.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Faria, Gina Glaydes Guimarães dehttp://lattes.cnpq.br/8702171584840775Silva, Kênia Ribeiro da2016-07-27T13:52:19Z2015-02-052010-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Kênia Ribeiro da. LEARNING DIFFICULTY: the school, the students and the families. 2010. 165 f. 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