Nível de atividade física e rastreio de sintomas de depressão, ansiedade e estresse em adolescentes da rede estadual de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcos Paulo da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4618
Resumo: A adolescência é caracterizada por um período entre a infância e a fase adulta e neste período a prática de atividade física, que é qualquer movimento corporal que resulte em um gasto energético acima do nível de repouso, traz vários benefícios para a saúde do adolescente. Entretanto a falta de atividade física acaba provocando um desequilíbrio no corpo e pode estar associada a respostas não adaptativas como os transtornos mentais como a depressão, ansiedade e estresse. Por isso, torna-se necessário a investigação do nível de atividade física e o rastreio da saúde mental dos estudantes adolescentes. O objetivo deste estudo foi avaliar a prática de atividade física habitual e sintomas de depressão, ansiedade e estresse de adolescentes de escolas públicas em tempo integral e parcial. Estudo transversal analítico com amostrado tipo aleatória estratificada e estimada em 516 estudantes, destes 277 de escola de tempo parcial e 239 de tempo integral. Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico, questionário internacional de atividade física e a escala de depressão, ansiedade e estresse em adolescentes. Foram utilizados como descrição dos dados apresentados médias e desvio-padrão. Quanto as variáveis categóricas o teste de qui-quadrado e/ou teste exato de Fisher foram utilizados, enquanto adotou-se o teste General Linear Model (GLM) univariado para comparação entre as variáveis contínuas.O nível de significância adotado foi de 5% (p<0,05). Apenas 4,3% da amostra são considerados adolescentes ativos com base nos critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, com pior desempenho dos alunos de escolas de tempo integral (98,3% inativos). Os alunos das escolas de tempo integral afirmaram ficar mais tempo sentados em relação aos alunos das escolas de tempo parcial (10,15±2,80 vs 9,08±3,48 horas, p<0,001). Quando comparados os parâmetros da atividade física como frequência semanal e duração do esforço, os alunos das escolas de tempo integral praticam ainda menos atividade física do que os alunos das escolas de tempo parcial (7,54±5,00 vs 8,40±4,82). O rastreio de sintomas de ansiedade e estresse entre os estudantes adolescentes foi perceptivo em 18% (43) dos alunos das escolas de tempo integral em comparação aos alunos de tempo parcial 10% (29) (p=0,05). Já os aspectos negativos maiores de depressão em estudantes adolescentes das escolas de tempo integral 13% (31) foi significativo em comparação aos estudantes das escolas de tempo parcial 6,1% (17) (p<0,05). Concluímos que os estudantes adolescentes do sistema público de ensino demonstraram alto índice de inatividade física com base nos critérios da OMS, com maior proporção de inativos nas escolas de período integral. Além disso, estes estudantes vivenciam aspectos negativos de depressão, ansiedade e estresse. Nesse sentido, a compreensão da relação singular entre níveis de atividade física e saúde mental dos estudantes é fundamental para contribuir de maneira decisiva na promoção de saúde pública dos alunos adolescentes.
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Por isso, torna-se necessário a investigação do nível de atividade física e o rastreio da saúde mental dos estudantes adolescentes. O objetivo deste estudo foi avaliar a prática de atividade física habitual e sintomas de depressão, ansiedade e estresse de adolescentes de escolas públicas em tempo integral e parcial. Estudo transversal analítico com amostrado tipo aleatória estratificada e estimada em 516 estudantes, destes 277 de escola de tempo parcial e 239 de tempo integral. Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico, questionário internacional de atividade física e a escala de depressão, ansiedade e estresse em adolescentes. Foram utilizados como descrição dos dados apresentados médias e desvio-padrão. Quanto as variáveis categóricas o teste de qui-quadrado e/ou teste exato de Fisher foram utilizados, enquanto adotou-se o teste General Linear Model (GLM) univariado para comparação entre as variáveis contínuas.O nível de significância adotado foi de 5% (p<0,05). Apenas 4,3% da amostra são considerados adolescentes ativos com base nos critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, com pior desempenho dos alunos de escolas de tempo integral (98,3% inativos). Os alunos das escolas de tempo integral afirmaram ficar mais tempo sentados em relação aos alunos das escolas de tempo parcial (10,15±2,80 vs 9,08±3,48 horas, p<0,001). Quando comparados os parâmetros da atividade física como frequência semanal e duração do esforço, os alunos das escolas de tempo integral praticam ainda menos atividade física do que os alunos das escolas de tempo parcial (7,54±5,00 vs 8,40±4,82). O rastreio de sintomas de ansiedade e estresse entre os estudantes adolescentes foi perceptivo em 18% (43) dos alunos das escolas de tempo integral em comparação aos alunos de tempo parcial 10% (29) (p=0,05). Já os aspectos negativos maiores de depressão em estudantes adolescentes das escolas de tempo integral 13% (31) foi significativo em comparação aos estudantes das escolas de tempo parcial 6,1% (17) (p<0,05). Concluímos que os estudantes adolescentes do sistema público de ensino demonstraram alto índice de inatividade física com base nos critérios da OMS, com maior proporção de inativos nas escolas de período integral. Além disso, estes estudantes vivenciam aspectos negativos de depressão, ansiedade e estresse. Nesse sentido, a compreensão da relação singular entre níveis de atividade física e saúde mental dos estudantes é fundamental para contribuir de maneira decisiva na promoção de saúde pública dos alunos adolescentes.Adolescence is characterized by a period between childhood and adulthood and in this period the practice of physical activity, which is any bodily movement that results in an energy expenditure above the resting level, brings several benefits to the health of the adolescent. However, the lack of physical activity ends up provoking an imbalance in the body and may be associated with non-adaptive responses such as mental disorders such as depression, anxietyand stress. Therefore, it isnecessary to investigate the level of physical activity and the screening of mental health of adolescent students. The objective of this study was to evaluate the practice of habitual physical activity and symptoms of depression, anxietyand stress of adolescents of full time and partial public schools. An analytical cross-sectional study with stratified random sample size and estimated in 516 students, of these 277 of part time school and 239 of full time. The instruments used were the sociodemographic questionnaire, international questionnaire of physical activity and the scale of depression, anxietyand stress in adolescents. The mean and standard deviation data were used as a description of the data. The categorical variables, the chi-squaretestand / or Fisher exact test were used, while the univariate General Linear Model (GLM) test was used to compare continuous variables. The level of significance was set at 5% (p <0.05). Only 4.3% of the sample are considered active adolescents based on the criteria established by the World Health Organization, with worse performance of the students of full-time schools (98.3% inactive). Full-time students reported sitting longer than students in part-time schools (10.15 ± 2.80 vs. 9.08 ± 3.48 hours, p <0.001). When comparing physical activity parameters such as weekly frequency and duration of effort, students in full-time schools practice even less physical activity than students in part-time schools (7.54 ± 5.00 vs 8.40 ± 4 , 82). The screening of anxiety and stress symptoms among adolescents tudents was perceptive in 18% (43) of full-time school students compared to 10% (29) part-time students (p = 0.05). However, the major negative aspects of depression in adolescent students of full-time schools 13% (31) were significant in comparison to students in part-time schools (6.1%) (p <0.05). We conclude that the adolescent students of the public school system showed a high rate of physical inactivity based on WHO criteria, with a higher proportion of inactive children in full-time schools. In addition, these students experience negative aspects of depression, anxietyand stress. In this sense, the understanding of the unique relationship between levels of physical activity and mental health of the students is fundamental to contribute in a decisive way in the promotion of public health of the adolescent students.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas::Curso de BiomedicinaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à SaúdeCorrêa, Krislainy de Sousahttp://lattes.cnpq.br/9231180941258607Schmidt , AdemirGuimarães, Juracy da SilvaCosta, Marcos Paulo da Silva2021-04-20T18:45:28Z2019-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCosta, Marcos Paulo da Silva. Nível de atividade física e rastreio de sintomas de depressão, ansiedade e estresse em adolescentes da rede estadual de ensino. 2019. 89 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-04-21T04:00:21Zoai:ambar:tede/4618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-04-21T04:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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