Educação e participação feminina na era Vargas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713 |
Resumo: | O objeto da pesquisa "Educação e Participação Feminina na Era Vargas", trata do primeiro governo de Getúlio Vargas, período esse emblemático para o cenário da educação brasileira. O estudo integra a linha de pesquisa Poder e Representações. Escrever sobre Educação, especificamente, no recorte temporal escolhido, é remeter a um passado não muito longínquo, das ideias dos intelectuais da década de 1930, do Movimento da Escola Nova, a estruturação do sistema educacional brasileiro, bem como as primeiras leis educacionais. Nesse sentido como a educação brasileira se desenvolveu na Era Vargas, no período de 1930 a 1945? Quais parâmetros foram estabelecidos para a profissionalização docente? Em que sentido o documento "O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova" contribuiu para a profissionalização dos professores e professoras? Sendo assim, objetivamos fazer uma releitura histórica e articulada do conceito de representação, representação social e identitária das mulheres, por meio de reflexão teórico-metodológica, com a contribuição de autores conceituados que nos permitirão entender que a importância atribuída à escolarização e ao ensino secundário, no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) repercutiu diretamente no estatuto profissional do magistério. Tema este, associado à participação e profissionalização feminina na Educação |
id |
PUC_GO_8f440c0770f16738ec8d07fe4a263b23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4713 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Educação e participação feminina na era VargasEducation and female participation in the Vargas eraProfissionalização Docente. Educação Brasileira. Participação femininaTeacher professionalization. Brazilian Education. Female participationCiências Humanas: HistoriaO objeto da pesquisa "Educação e Participação Feminina na Era Vargas", trata do primeiro governo de Getúlio Vargas, período esse emblemático para o cenário da educação brasileira. O estudo integra a linha de pesquisa Poder e Representações. Escrever sobre Educação, especificamente, no recorte temporal escolhido, é remeter a um passado não muito longínquo, das ideias dos intelectuais da década de 1930, do Movimento da Escola Nova, a estruturação do sistema educacional brasileiro, bem como as primeiras leis educacionais. Nesse sentido como a educação brasileira se desenvolveu na Era Vargas, no período de 1930 a 1945? Quais parâmetros foram estabelecidos para a profissionalização docente? Em que sentido o documento "O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova" contribuiu para a profissionalização dos professores e professoras? Sendo assim, objetivamos fazer uma releitura histórica e articulada do conceito de representação, representação social e identitária das mulheres, por meio de reflexão teórico-metodológica, com a contribuição de autores conceituados que nos permitirão entender que a importância atribuída à escolarização e ao ensino secundário, no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) repercutiu diretamente no estatuto profissional do magistério. Tema este, associado à participação e profissionalização feminina na EducaçãoThe object of the research "Education and Female Participation in the Vargas Era", deals with the first government of Getúlio Vargas, an emblematic period for the Brazilian education scenario. The study is part of the Power and Representations research line. To write about Education, specifically, in the chosen time frame, is to refer to a not-too-distant past, from the ideas of the intellectuals of the 1930s, the Escola Nova Movement, the structuring of the Brazilian educational system, as well as the first educational laws. In this sense, how did Brazilian education develop in the Vargas era, from 1930 to 1945? What parameters were established for teacher professionalization? In what sense did the document "The Manifesto of the Pioneers of Escola Nova" contribute to the professionalization of teachers? Therefore, we aim to make a historical and articulated rereading of the concept of representation, social representation and identity of women, through theoretical-methodological reflection, with the contribution of renowned authors that will allow us to understand the importance attributed to schooling and secondary education , during the Getúlio Vargas government (1930-1945) had a direct impact on the professional statute of the teaching profession. This theme, associated with female participation and professionalization in EducationPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de HistóriaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaNascimento, Renata Cristina de Sousahttp://lattes.cnpq.br/5151454949796711Nascimento, Renata Cristina de SousaNovais, Sandra Nara da SilvaRodrigues, Cintia ReginaFerreira, Marcélia Gomes2021-10-27T18:33:42Z2021-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, Marcélia Gomes. Educação e participação feminina na era Vargas. 2021. 105 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-10-28T04:00:21Zoai:ambar:tede/4713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-10-28T04:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e participação feminina na era Vargas Education and female participation in the Vargas era |
title |
Educação e participação feminina na era Vargas |
spellingShingle |
Educação e participação feminina na era Vargas Ferreira, Marcélia Gomes Profissionalização Docente. Educação Brasileira. Participação feminina Teacher professionalization. Brazilian Education. Female participation Ciências Humanas: Historia |
title_short |
Educação e participação feminina na era Vargas |
title_full |
Educação e participação feminina na era Vargas |
title_fullStr |
Educação e participação feminina na era Vargas |
title_full_unstemmed |
Educação e participação feminina na era Vargas |
title_sort |
Educação e participação feminina na era Vargas |
author |
Ferreira, Marcélia Gomes |
author_facet |
Ferreira, Marcélia Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Renata Cristina de Sousa http://lattes.cnpq.br/5151454949796711 Nascimento, Renata Cristina de Sousa Novais, Sandra Nara da Silva Rodrigues, Cintia Regina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marcélia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalização Docente. Educação Brasileira. Participação feminina Teacher professionalization. Brazilian Education. Female participation Ciências Humanas: Historia |
topic |
Profissionalização Docente. Educação Brasileira. Participação feminina Teacher professionalization. Brazilian Education. Female participation Ciências Humanas: Historia |
description |
O objeto da pesquisa "Educação e Participação Feminina na Era Vargas", trata do primeiro governo de Getúlio Vargas, período esse emblemático para o cenário da educação brasileira. O estudo integra a linha de pesquisa Poder e Representações. Escrever sobre Educação, especificamente, no recorte temporal escolhido, é remeter a um passado não muito longínquo, das ideias dos intelectuais da década de 1930, do Movimento da Escola Nova, a estruturação do sistema educacional brasileiro, bem como as primeiras leis educacionais. Nesse sentido como a educação brasileira se desenvolveu na Era Vargas, no período de 1930 a 1945? Quais parâmetros foram estabelecidos para a profissionalização docente? Em que sentido o documento "O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova" contribuiu para a profissionalização dos professores e professoras? Sendo assim, objetivamos fazer uma releitura histórica e articulada do conceito de representação, representação social e identitária das mulheres, por meio de reflexão teórico-metodológica, com a contribuição de autores conceituados que nos permitirão entender que a importância atribuída à escolarização e ao ensino secundário, no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) repercutiu diretamente no estatuto profissional do magistério. Tema este, associado à participação e profissionalização feminina na Educação |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-27T18:33:42Z 2021-03-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ferreira, Marcélia Gomes. Educação e participação feminina na era Vargas. 2021. 105 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713 |
identifier_str_mv |
Ferreira, Marcélia Gomes. Educação e participação feminina na era Vargas. 2021. 105 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202273280065536 |