Educação e participação feminina na era Vargas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcélia Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713
Resumo: O objeto da pesquisa "Educação e Participação Feminina na Era Vargas", trata do primeiro governo de Getúlio Vargas, período esse emblemático para o cenário da educação brasileira. O estudo integra a linha de pesquisa Poder e Representações. Escrever sobre Educação, especificamente, no recorte temporal escolhido, é remeter a um passado não muito longínquo, das ideias dos intelectuais da década de 1930, do Movimento da Escola Nova, a estruturação do sistema educacional brasileiro, bem como as primeiras leis educacionais. Nesse sentido como a educação brasileira se desenvolveu na Era Vargas, no período de 1930 a 1945? Quais parâmetros foram estabelecidos para a profissionalização docente? Em que sentido o documento "O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova" contribuiu para a profissionalização dos professores e professoras? Sendo assim, objetivamos fazer uma releitura histórica e articulada do conceito de representação, representação social e identitária das mulheres, por meio de reflexão teórico-metodológica, com a contribuição de autores conceituados que nos permitirão entender que a importância atribuída à escolarização e ao ensino secundário, no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) repercutiu diretamente no estatuto profissional do magistério. Tema este, associado à participação e profissionalização feminina na Educação
id PUC_GO_8f440c0770f16738ec8d07fe4a263b23
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4713
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Educação e participação feminina na era VargasEducation and female participation in the Vargas eraProfissionalização Docente. Educação Brasileira. Participação femininaTeacher professionalization. Brazilian Education. Female participationCiências Humanas: HistoriaO objeto da pesquisa "Educação e Participação Feminina na Era Vargas", trata do primeiro governo de Getúlio Vargas, período esse emblemático para o cenário da educação brasileira. O estudo integra a linha de pesquisa Poder e Representações. Escrever sobre Educação, especificamente, no recorte temporal escolhido, é remeter a um passado não muito longínquo, das ideias dos intelectuais da década de 1930, do Movimento da Escola Nova, a estruturação do sistema educacional brasileiro, bem como as primeiras leis educacionais. Nesse sentido como a educação brasileira se desenvolveu na Era Vargas, no período de 1930 a 1945? Quais parâmetros foram estabelecidos para a profissionalização docente? Em que sentido o documento "O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova" contribuiu para a profissionalização dos professores e professoras? Sendo assim, objetivamos fazer uma releitura histórica e articulada do conceito de representação, representação social e identitária das mulheres, por meio de reflexão teórico-metodológica, com a contribuição de autores conceituados que nos permitirão entender que a importância atribuída à escolarização e ao ensino secundário, no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) repercutiu diretamente no estatuto profissional do magistério. Tema este, associado à participação e profissionalização feminina na EducaçãoThe object of the research "Education and Female Participation in the Vargas Era", deals with the first government of Getúlio Vargas, an emblematic period for the Brazilian education scenario. The study is part of the Power and Representations research line. To write about Education, specifically, in the chosen time frame, is to refer to a not-too-distant past, from the ideas of the intellectuals of the 1930s, the Escola Nova Movement, the structuring of the Brazilian educational system, as well as the first educational laws. In this sense, how did Brazilian education develop in the Vargas era, from 1930 to 1945? What parameters were established for teacher professionalization? In what sense did the document "The Manifesto of the Pioneers of Escola Nova" contribute to the professionalization of teachers? Therefore, we aim to make a historical and articulated rereading of the concept of representation, social representation and identity of women, through theoretical-methodological reflection, with the contribution of renowned authors that will allow us to understand the importance attributed to schooling and secondary education , during the Getúlio Vargas government (1930-1945) had a direct impact on the professional statute of the teaching profession. This theme, associated with female participation and professionalization in EducationPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de HistóriaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaNascimento, Renata Cristina de Sousahttp://lattes.cnpq.br/5151454949796711Nascimento, Renata Cristina de SousaNovais, Sandra Nara da SilvaRodrigues, Cintia ReginaFerreira, Marcélia Gomes2021-10-27T18:33:42Z2021-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, Marcélia Gomes. Educação e participação feminina na era Vargas. 2021. 105 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-10-28T04:00:21Zoai:ambar:tede/4713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-10-28T04:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e participação feminina na era Vargas
Education and female participation in the Vargas era
title Educação e participação feminina na era Vargas
spellingShingle Educação e participação feminina na era Vargas
Ferreira, Marcélia Gomes
Profissionalização Docente. Educação Brasileira. Participação feminina
Teacher professionalization. Brazilian Education. Female participation
Ciências Humanas: Historia
title_short Educação e participação feminina na era Vargas
title_full Educação e participação feminina na era Vargas
title_fullStr Educação e participação feminina na era Vargas
title_full_unstemmed Educação e participação feminina na era Vargas
title_sort Educação e participação feminina na era Vargas
author Ferreira, Marcélia Gomes
author_facet Ferreira, Marcélia Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Renata Cristina de Sousa
http://lattes.cnpq.br/5151454949796711
Nascimento, Renata Cristina de Sousa
Novais, Sandra Nara da Silva
Rodrigues, Cintia Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcélia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalização Docente. Educação Brasileira. Participação feminina
Teacher professionalization. Brazilian Education. Female participation
Ciências Humanas: Historia
topic Profissionalização Docente. Educação Brasileira. Participação feminina
Teacher professionalization. Brazilian Education. Female participation
Ciências Humanas: Historia
description O objeto da pesquisa "Educação e Participação Feminina na Era Vargas", trata do primeiro governo de Getúlio Vargas, período esse emblemático para o cenário da educação brasileira. O estudo integra a linha de pesquisa Poder e Representações. Escrever sobre Educação, especificamente, no recorte temporal escolhido, é remeter a um passado não muito longínquo, das ideias dos intelectuais da década de 1930, do Movimento da Escola Nova, a estruturação do sistema educacional brasileiro, bem como as primeiras leis educacionais. Nesse sentido como a educação brasileira se desenvolveu na Era Vargas, no período de 1930 a 1945? Quais parâmetros foram estabelecidos para a profissionalização docente? Em que sentido o documento "O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova" contribuiu para a profissionalização dos professores e professoras? Sendo assim, objetivamos fazer uma releitura histórica e articulada do conceito de representação, representação social e identitária das mulheres, por meio de reflexão teórico-metodológica, com a contribuição de autores conceituados que nos permitirão entender que a importância atribuída à escolarização e ao ensino secundário, no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) repercutiu diretamente no estatuto profissional do magistério. Tema este, associado à participação e profissionalização feminina na Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27T18:33:42Z
2021-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, Marcélia Gomes. Educação e participação feminina na era Vargas. 2021. 105 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713
identifier_str_mv Ferreira, Marcélia Gomes. Educação e participação feminina na era Vargas. 2021. 105 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202273280065536