UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3264 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta um recorte da obra do poeta francês Jean Nicolas Arthur Rimbaud e dos artistas brasileiros Renato Russo e Paulo Leminski, de forma analógica, embasado na literatura e produção cultural das décadas finais do século XIX na França e no Brasil, só que nas décadas finais do século XX. A análise dos textos está direcionada à modernidade: seus aspectos teóricos híbridos, polifônicos e dialógicos, com ênfase na marginalidade e enunciação subalterna. O objetivo é demonstrar, por meio dessas produções, os efeitos interartísticos de tais aspectos, bem como seus reflexos na linguagem e no público leitor-ouvinte: os interlocutores. Ao discutir tais temas com base nos textos da tríade, o estudo visa a demarcar o surgimento da poesia moderna, ainda no final do século XIX, momento no qual Rimbaud é protagonista. Para tanto, foi utilizado como objeto de análise, os poemas de Rimbaud: FOME e O coração logrado ; canções de Renato Russo: Teatro dos vampiros e Daniel na cova dos leões e, por fim, os poemas de Leminski: Sintonia para pressa e presságio e Sem título . Nesse contexto, a pintura O Grito, do norueguês Edward Munch (1893), surge como a correspondência visual da arte poética e musical. |
id |
PUC_GO_a81e0e295be3e435fbd175c0822c1e02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3264 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.HibridismoInterartísticoInterlocutoresMarginalidadeSubalternidadeHybridityInterartisticInterlocutorsMarginalitySubalternityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEsta pesquisa apresenta um recorte da obra do poeta francês Jean Nicolas Arthur Rimbaud e dos artistas brasileiros Renato Russo e Paulo Leminski, de forma analógica, embasado na literatura e produção cultural das décadas finais do século XIX na França e no Brasil, só que nas décadas finais do século XX. A análise dos textos está direcionada à modernidade: seus aspectos teóricos híbridos, polifônicos e dialógicos, com ênfase na marginalidade e enunciação subalterna. O objetivo é demonstrar, por meio dessas produções, os efeitos interartísticos de tais aspectos, bem como seus reflexos na linguagem e no público leitor-ouvinte: os interlocutores. Ao discutir tais temas com base nos textos da tríade, o estudo visa a demarcar o surgimento da poesia moderna, ainda no final do século XIX, momento no qual Rimbaud é protagonista. Para tanto, foi utilizado como objeto de análise, os poemas de Rimbaud: FOME e O coração logrado ; canções de Renato Russo: Teatro dos vampiros e Daniel na cova dos leões e, por fim, os poemas de Leminski: Sintonia para pressa e presságio e Sem título . Nesse contexto, a pintura O Grito, do norueguês Edward Munch (1893), surge como a correspondência visual da arte poética e musical.This research presents a cutout in the work of the French poet Jean Nicolas Arthur Rimbaud and Brazilian artists Renato Russo and Paul Leminski in analog form; grounded in the literature and cultural production of the final decades of the nineteenth century in France and Brazil, as well as in the final decades of the twentieth century. The analysis of texts is directed to modernity: the hybrid theoretical aspects, polyphonic and dialogic; with emphasis on marginalized and subaltern enunciation. The aim is to demonstrate, through these productions, the interartistic effects of such aspects as well as its reflex on the language and public reader-listener: the interlocutors. In discussing these issues based on the triad of texts, the study aims to mark the arising of modern poetry, even in the late nineteenth century, the moment that Rimbaud is the protagonist. Thus, was used as an object of analysis: the poems of Rimbaud: Fome and O coração logrado ; the songs of Renato Russo: Teatro dos vampiros and Daniel na cova dos leões and, finally, the poems of Leminski: Sintonia para pressa e presságio and Sem título . In this context, the painting O gritoof the Norwegian Edvard Munch (1893) emerges as a visual correspondence of poetic and musical art.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaTernes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Paes, Iêdo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3281218394136739Lima, Maria de Fatima Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911Oliveira, Vanderley José de2016-08-10T11:07:23Z2016-05-192016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Vanderley José de. UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T21:15:34Zoai:ambar:tede/3264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T21:15:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO. |
title |
UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO. |
spellingShingle |
UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO. Oliveira, Vanderley José de Hibridismo Interartístico Interlocutores Marginalidade Subalternidade Hybridity Interartistic Interlocutors Marginality Subalternity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO. |
title_full |
UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO. |
title_fullStr |
UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO. |
title_full_unstemmed |
UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO. |
title_sort |
UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO. |
author |
Oliveira, Vanderley José de |
author_facet |
Oliveira, Vanderley José de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ternes, José http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9 Paes, Iêdo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/3281218394136739 Lima, Maria de Fatima Gonçalves http://lattes.cnpq.br/8056641507047911 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vanderley José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hibridismo Interartístico Interlocutores Marginalidade Subalternidade Hybridity Interartistic Interlocutors Marginality Subalternity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Hibridismo Interartístico Interlocutores Marginalidade Subalternidade Hybridity Interartistic Interlocutors Marginality Subalternity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Esta pesquisa apresenta um recorte da obra do poeta francês Jean Nicolas Arthur Rimbaud e dos artistas brasileiros Renato Russo e Paulo Leminski, de forma analógica, embasado na literatura e produção cultural das décadas finais do século XIX na França e no Brasil, só que nas décadas finais do século XX. A análise dos textos está direcionada à modernidade: seus aspectos teóricos híbridos, polifônicos e dialógicos, com ênfase na marginalidade e enunciação subalterna. O objetivo é demonstrar, por meio dessas produções, os efeitos interartísticos de tais aspectos, bem como seus reflexos na linguagem e no público leitor-ouvinte: os interlocutores. Ao discutir tais temas com base nos textos da tríade, o estudo visa a demarcar o surgimento da poesia moderna, ainda no final do século XIX, momento no qual Rimbaud é protagonista. Para tanto, foi utilizado como objeto de análise, os poemas de Rimbaud: FOME e O coração logrado ; canções de Renato Russo: Teatro dos vampiros e Daniel na cova dos leões e, por fim, os poemas de Leminski: Sintonia para pressa e presságio e Sem título . Nesse contexto, a pintura O Grito, do norueguês Edward Munch (1893), surge como a correspondência visual da arte poética e musical. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-10T11:07:23Z 2016-05-19 2016-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Vanderley José de. UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016. http://localhost:8080/tede/handle/tede/3264 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Vanderley José de. UM GRITO EM RIMBAUD, RENATO RUSSO E PAULO LEMINSKI: ARTE EM DIÁLOGO.. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Literatura e Crítica Literária |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Literatura e Crítica Literária |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202264150114304 |