APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2476 |
Resumo: | Este trabalho discute a aplicação da simulação discreta para a gestão de filas no setor de serviços. Alguns prestadores de serviços não dimensionam corretamente sua capacidade de atendimento gerando assim as filas. A gestão eficiente das filas auxilia os gestores na tomada de decisões. São abordadas as características das atividades de serviços e sua importância, tendo como objetivo demonstrar a utilidade da Simulação Computacional para se encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça o cliente e seja viável economicamente para o gestor do serviço. O objeto de estudo é um restaurante selfservice. Através do Software ARENA foi desenvolvido um modelo do tipo discreto e estocástico para reproduzir o ambiente diário do Restaurante. Conclui-se que o software de simulação discreta possui elementos de modelagem que atende as necessidades da aplicação. O restaurante estudado possui características diferentes do tradicional selfservice com layout em série, e foi necessário prever no modelo um roteamento para o fluxo de clientes. O estudo concluiu que as filas ocorrem nos processos de preparo de massas, preparo de carnes especiais e caixas, com tempos médios de espera de até 5min. Nos demais processos, que são serviço de guarnição, salada-sobremesa, balança e localização de uma mesa-com cadeira disponível, as filas possuem um fluxo bem ágil. O modelo operacional obtido permitiu a avaliação de alguns cenários visando diminuição do tempo de fila. |
id |
PUC_GO_b8cb740b20e5e6bc0d061a9da3989ef4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/2476 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.APPLICATION OF DISCRETE SIMULATION FOR THE QUEUE MANAGEMENT TO SERVICES SECTOR: A STUDY OF SELFSERVICE RESTAURANT.ArenaModelagem por Simulaçãoserviços e filas de esperaArenaModeling for Simulationservices and queuesCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEste trabalho discute a aplicação da simulação discreta para a gestão de filas no setor de serviços. Alguns prestadores de serviços não dimensionam corretamente sua capacidade de atendimento gerando assim as filas. A gestão eficiente das filas auxilia os gestores na tomada de decisões. São abordadas as características das atividades de serviços e sua importância, tendo como objetivo demonstrar a utilidade da Simulação Computacional para se encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça o cliente e seja viável economicamente para o gestor do serviço. O objeto de estudo é um restaurante selfservice. Através do Software ARENA foi desenvolvido um modelo do tipo discreto e estocástico para reproduzir o ambiente diário do Restaurante. Conclui-se que o software de simulação discreta possui elementos de modelagem que atende as necessidades da aplicação. O restaurante estudado possui características diferentes do tradicional selfservice com layout em série, e foi necessário prever no modelo um roteamento para o fluxo de clientes. O estudo concluiu que as filas ocorrem nos processos de preparo de massas, preparo de carnes especiais e caixas, com tempos médios de espera de até 5min. Nos demais processos, que são serviço de guarnição, salada-sobremesa, balança e localização de uma mesa-com cadeira disponível, as filas possuem um fluxo bem ágil. O modelo operacional obtido permitiu a avaliação de alguns cenários visando diminuição do tempo de fila.This paper discusses the application of discrete simulation for the management of queues in the service sector. Some service providers do not correctly dimensioning its service capacity generating queues. The efficient management of queues assists managers in making decisions. The characteristics of services and their important activities are addressed, aiming to demonstrate the Computational Simulation utility to find a balance that satisfies the customer and is economically viable for the service manager. The study object is a self-service restaurant. Through the Software ARENA was developed a model of discrete type and stochastic to play everyday restaurant setting. It concludes that the discrete simulation software has modeling elements that meets the application requirements. The studied restaurant has different characteristics from traditional self-service with layout in series, and it was necessary to provide the model a route for the flow of customers. The study concluded that the queues occur in the mass preparation process, special meat preparation and boxes, with average waiting times of up to 5 minutes. In the other processes, which are trim service, salad - dessert, scale and location of a table - chair is available, the queues have a very agile flow. The operating model obtained allowed the evaluation of some scenarios aiming to reduce the queue time.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEngenhariaBRPUC GoiásEngenharia de Produção e SistemasDantas, Maria José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5115002204148904Carmo, Iran Martins dohttp://lattes.cnpq.br/2418951329099161Menezes, José Elmo dehttp://lattes.cnpq.br/9654702573176547Encarnação, Alan Ferreira da2016-08-10T10:40:33Z2015-12-032015-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfENCARNAÇÃO, Alan Ferreira da. APPLICATION OF DISCRETE SIMULATION FOR THE QUEUE MANAGEMENT TO SERVICES SECTOR: A STUDY OF SELFSERVICE RESTAURANT.. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2476porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T22:05:38Zoai:ambar:tede/2476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T22:05:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE. APPLICATION OF DISCRETE SIMULATION FOR THE QUEUE MANAGEMENT TO SERVICES SECTOR: A STUDY OF SELFSERVICE RESTAURANT. |
title |
APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE. |
spellingShingle |
APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE. Encarnação, Alan Ferreira da Arena Modelagem por Simulação serviços e filas de espera Arena Modeling for Simulation services and queues CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE. |
title_full |
APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE. |
title_fullStr |
APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE. |
title_full_unstemmed |
APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE. |
title_sort |
APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE. |
author |
Encarnação, Alan Ferreira da |
author_facet |
Encarnação, Alan Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dantas, Maria José Pereira http://lattes.cnpq.br/5115002204148904 Carmo, Iran Martins do http://lattes.cnpq.br/2418951329099161 Menezes, José Elmo de http://lattes.cnpq.br/9654702573176547 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Encarnação, Alan Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arena Modelagem por Simulação serviços e filas de espera Arena Modeling for Simulation services and queues CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
Arena Modelagem por Simulação serviços e filas de espera Arena Modeling for Simulation services and queues CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
Este trabalho discute a aplicação da simulação discreta para a gestão de filas no setor de serviços. Alguns prestadores de serviços não dimensionam corretamente sua capacidade de atendimento gerando assim as filas. A gestão eficiente das filas auxilia os gestores na tomada de decisões. São abordadas as características das atividades de serviços e sua importância, tendo como objetivo demonstrar a utilidade da Simulação Computacional para se encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça o cliente e seja viável economicamente para o gestor do serviço. O objeto de estudo é um restaurante selfservice. Através do Software ARENA foi desenvolvido um modelo do tipo discreto e estocástico para reproduzir o ambiente diário do Restaurante. Conclui-se que o software de simulação discreta possui elementos de modelagem que atende as necessidades da aplicação. O restaurante estudado possui características diferentes do tradicional selfservice com layout em série, e foi necessário prever no modelo um roteamento para o fluxo de clientes. O estudo concluiu que as filas ocorrem nos processos de preparo de massas, preparo de carnes especiais e caixas, com tempos médios de espera de até 5min. Nos demais processos, que são serviço de guarnição, salada-sobremesa, balança e localização de uma mesa-com cadeira disponível, as filas possuem um fluxo bem ágil. O modelo operacional obtido permitiu a avaliação de alguns cenários visando diminuição do tempo de fila. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-03 2015-08-18 2016-08-10T10:40:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ENCARNAÇÃO, Alan Ferreira da. APPLICATION OF DISCRETE SIMULATION FOR THE QUEUE MANAGEMENT TO SERVICES SECTOR: A STUDY OF SELFSERVICE RESTAURANT.. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2476 |
identifier_str_mv |
ENCARNAÇÃO, Alan Ferreira da. APPLICATION OF DISCRETE SIMULATION FOR THE QUEUE MANAGEMENT TO SERVICES SECTOR: A STUDY OF SELFSERVICE RESTAURANT.. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia BR PUC Goiás Engenharia de Produção e Sistemas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia BR PUC Goiás Engenharia de Produção e Sistemas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202258752045056 |