Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204802 |
Resumo: | Esta comunicação descreve um estudo realizado com um grupo de professores de Matemática do Ensino Secundário, a Segunda de quatro fases de um estudo mais amplo, que pretende compreender a forma de promover, em quatro professores de Matemática deste nível de ensino, uma evolução representacional que conduza a uma prática que favoreça a aprendizagem significativa da Matemática. A metodologia deste estudo é qualitativa. A recolha de dados baseou-se no inquérito; todos os sujeitos da amostra (n=124) realizaram uma tarefa projectiva (teste de evocação hierarquizada), fizeram uma tarefa de controle da centralidade (teste de reconhecimento do objecto) e responderam a um questionário individual (versão 3). A análise dos dados baseou-se em categorias previamente definidas. O principal objectivo desta investigação foi identificar, caracterizar e descrever representações sociais da Matemática, seu ensino e aprendizagem, destes professores de Matemática do Ensino Secundário e identificar os elementos centrais dessas mesmas representações. Relativamente a estes professores de Matemática enumeram-se as principais conclusões deste estudo: (1) foram identificadas e caracterizadas representações sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem, relativamente às dimensões epistemológica, pedagógica, afectiva e sócio-cultural e possíveis relações entre elas; (2) foi possível identificar o núcleo central de representações destas representações sociais. |
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Graça, Maria MargaridaMoreira, Marco Antonio2020-01-22T04:11:15Z20041806-5104http://hdl.handle.net/10183/204802000518773Esta comunicação descreve um estudo realizado com um grupo de professores de Matemática do Ensino Secundário, a Segunda de quatro fases de um estudo mais amplo, que pretende compreender a forma de promover, em quatro professores de Matemática deste nível de ensino, uma evolução representacional que conduza a uma prática que favoreça a aprendizagem significativa da Matemática. A metodologia deste estudo é qualitativa. A recolha de dados baseou-se no inquérito; todos os sujeitos da amostra (n=124) realizaram uma tarefa projectiva (teste de evocação hierarquizada), fizeram uma tarefa de controle da centralidade (teste de reconhecimento do objecto) e responderam a um questionário individual (versão 3). A análise dos dados baseou-se em categorias previamente definidas. O principal objectivo desta investigação foi identificar, caracterizar e descrever representações sociais da Matemática, seu ensino e aprendizagem, destes professores de Matemática do Ensino Secundário e identificar os elementos centrais dessas mesmas representações. Relativamente a estes professores de Matemática enumeram-se as principais conclusões deste estudo: (1) foram identificadas e caracterizadas representações sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem, relativamente às dimensões epistemológica, pedagógica, afectiva e sócio-cultural e possíveis relações entre elas; (2) foi possível identificar o núcleo central de representações destas representações sociais.This paper describes a study carried out with mathematics high school teachers. It's second of the four phases of a more inclusive research, aiming at understanding how to promote, in four mathematics teachers' at this teaching level, a representational evolution leading to a practice that would mediate the meaningful learning of mathematics. The methodology of this study was qualitative. Data gathering was based on questioning; all the subjects of the sample (n=124) carried out a projective task (a hierarchical evocation test), did a centricity control task (object recognition test) and answered a written individual questionnaire (version 3). Data analysis was based in a set of previously defined categories. The main purpose of this research was to identify, to characterize and to describe the social representations of mathematics, their teaching and learning, these mathematics teachers and to identify the central elements of the referred representations. The main findings of this study are the following: (1) we were able to identify and characterize social representations of the teaching and learning of mathematics, regarding their epistemological, pedagogical, emotional and sociocultural dimensions and possible relations between them; (2) it was possible to identify the central nucleus of these social representations.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (set./dez. 2004), p. 41-73Formação de professoresSocial representationsMathematicsHigh school teachersRepresentações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundárioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000518773.pdf.txt000518773.pdf.txtExtracted Texttext/plain102794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204802/2/000518773.pdf.txta8e0c5b0234e596da0913b468226c5f1MD52ORIGINAL000518773.pdfTexto completoapplication/pdf577652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204802/1/000518773.pdf25ca5a2ebf421340fdb6e59016dbd16cMD5110183/2048022020-01-23 05:06:14.333918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-23T07:06:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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