Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Maria Margarida
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204802
Resumo: Esta comunicação descreve um estudo realizado com um grupo de professores de Matemática do Ensino Secundário, a Segunda de quatro fases de um estudo mais amplo, que pretende compreender a forma de promover, em quatro professores de Matemática deste nível de ensino, uma evolução representacional que conduza a uma prática que favoreça a aprendizagem significativa da Matemática. A metodologia deste estudo é qualitativa. A recolha de dados baseou-se no inquérito; todos os sujeitos da amostra (n=124) realizaram uma tarefa projectiva (teste de evocação hierarquizada), fizeram uma tarefa de controle da centralidade (teste de reconhecimento do objecto) e responderam a um questionário individual (versão 3). A análise dos dados baseou-se em categorias previamente definidas. O principal objectivo desta investigação foi identificar, caracterizar e descrever representações sociais da Matemática, seu ensino e aprendizagem, destes professores de Matemática do Ensino Secundário e identificar os elementos centrais dessas mesmas representações. Relativamente a estes professores de Matemática enumeram-se as principais conclusões deste estudo: (1) foram identificadas e caracterizadas representações sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem, relativamente às dimensões epistemológica, pedagógica, afectiva e sócio-cultural e possíveis relações entre elas; (2) foi possível identificar o núcleo central de representações destas representações sociais.
id UFRGS-2_07349e17d69094759cde088a2dc59374
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204802
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Graça, Maria MargaridaMoreira, Marco Antonio2020-01-22T04:11:15Z20041806-5104http://hdl.handle.net/10183/204802000518773Esta comunicação descreve um estudo realizado com um grupo de professores de Matemática do Ensino Secundário, a Segunda de quatro fases de um estudo mais amplo, que pretende compreender a forma de promover, em quatro professores de Matemática deste nível de ensino, uma evolução representacional que conduza a uma prática que favoreça a aprendizagem significativa da Matemática. A metodologia deste estudo é qualitativa. A recolha de dados baseou-se no inquérito; todos os sujeitos da amostra (n=124) realizaram uma tarefa projectiva (teste de evocação hierarquizada), fizeram uma tarefa de controle da centralidade (teste de reconhecimento do objecto) e responderam a um questionário individual (versão 3). A análise dos dados baseou-se em categorias previamente definidas. O principal objectivo desta investigação foi identificar, caracterizar e descrever representações sociais da Matemática, seu ensino e aprendizagem, destes professores de Matemática do Ensino Secundário e identificar os elementos centrais dessas mesmas representações. Relativamente a estes professores de Matemática enumeram-se as principais conclusões deste estudo: (1) foram identificadas e caracterizadas representações sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem, relativamente às dimensões epistemológica, pedagógica, afectiva e sócio-cultural e possíveis relações entre elas; (2) foi possível identificar o núcleo central de representações destas representações sociais.This paper describes a study carried out with mathematics high school teachers. It's second of the four phases of a more inclusive research, aiming at understanding how to promote, in four mathematics teachers' at this teaching level, a representational evolution leading to a practice that would mediate the meaningful learning of mathematics. The methodology of this study was qualitative. Data gathering was based on questioning; all the subjects of the sample (n=124) carried out a projective task (a hierarchical evocation test), did a centricity control task (object recognition test) and answered a written individual questionnaire (version 3). Data analysis was based in a set of previously defined categories. The main purpose of this research was to identify, to characterize and to describe the social representations of mathematics, their teaching and learning, these mathematics teachers and to identify the central elements of the referred representations. The main findings of this study are the following: (1) we were able to identify and characterize social representations of the teaching and learning of mathematics, regarding their epistemological, pedagogical, emotional and sociocultural dimensions and possible relations between them; (2) it was possible to identify the central nucleus of these social representations.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (set./dez. 2004), p. 41-73Formação de professoresSocial representationsMathematicsHigh school teachersRepresentações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundárioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000518773.pdf.txt000518773.pdf.txtExtracted Texttext/plain102794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204802/2/000518773.pdf.txta8e0c5b0234e596da0913b468226c5f1MD52ORIGINAL000518773.pdfTexto completoapplication/pdf577652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204802/1/000518773.pdf25ca5a2ebf421340fdb6e59016dbd16cMD5110183/2048022020-01-23 05:06:14.333918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-23T07:06:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundário
title Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundário
spellingShingle Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundário
Graça, Maria Margarida
Formação de professores
Social representations
Mathematics
High school teachers
title_short Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundário
title_full Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundário
title_fullStr Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundário
title_full_unstemmed Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundário
title_sort Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundário
author Graça, Maria Margarida
author_facet Graça, Maria Margarida
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Maria Margarida
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
Social representations
Mathematics
High school teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Social representations
Mathematics
High school teachers
description Esta comunicação descreve um estudo realizado com um grupo de professores de Matemática do Ensino Secundário, a Segunda de quatro fases de um estudo mais amplo, que pretende compreender a forma de promover, em quatro professores de Matemática deste nível de ensino, uma evolução representacional que conduza a uma prática que favoreça a aprendizagem significativa da Matemática. A metodologia deste estudo é qualitativa. A recolha de dados baseou-se no inquérito; todos os sujeitos da amostra (n=124) realizaram uma tarefa projectiva (teste de evocação hierarquizada), fizeram uma tarefa de controle da centralidade (teste de reconhecimento do objecto) e responderam a um questionário individual (versão 3). A análise dos dados baseou-se em categorias previamente definidas. O principal objectivo desta investigação foi identificar, caracterizar e descrever representações sociais da Matemática, seu ensino e aprendizagem, destes professores de Matemática do Ensino Secundário e identificar os elementos centrais dessas mesmas representações. Relativamente a estes professores de Matemática enumeram-se as principais conclusões deste estudo: (1) foram identificadas e caracterizadas representações sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem, relativamente às dimensões epistemológica, pedagógica, afectiva e sócio-cultural e possíveis relações entre elas; (2) foi possível identificar o núcleo central de representações destas representações sociais.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-22T04:11:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204802
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-5104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000518773
identifier_str_mv 1806-5104
000518773
url http://hdl.handle.net/10183/204802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (set./dez. 2004), p. 41-73
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204802/2/000518773.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204802/1/000518773.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a8e0c5b0234e596da0913b468226c5f1
25ca5a2ebf421340fdb6e59016dbd16c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224983401201664