Práticas Inclusivas e Representações Sociais do Aluno com Deficiência Intelectual (D.I.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Cristianne Beda de Queiroz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3697
Resumo: Diante da complexidade da inclusão de alunos com deficiências no ensino regular, somadas das dificuldades já enfrentadas pelos professores no exercício de seu trabalho, pergunta-se: Em que medida os professores estão conseguindo atender às demandas escolares dos alunos com deficiência, em especial, aqueles identificados com deficiência intelectual (D.I.). e quais as práticas pedagógicas implementadas neste processo? E ainda, estas práticas, advindas do contato e da atuação com alunos com deficiência intelectual seriam inovadoras, ou práticas já reiteradas no trabalho cotidiano, como aquelas utilizadas com alunos com dificuldades de aprendizagem (D.A.), já normalmente instituídas no trabalho docente? E quais seriam as representações sociais que permeiam o trabalho dos professores com os alunos com D.I.? O presente trabalho teve como proposta percorrer os caminhos da inclusão dos alunos com deficiência intelectual, por meio do estudo das práticas pedagógicas inclusivas e das representações sociais do aluno com D.I. Para tanto, o estudo foi dividido em duas fases. Na Fase I, chamado de estudo exploratório, foram entrevistados cinco professores com experiência no trabalho com alunos com D.I e objetivou identificar suas percepções quanto às características e práticas pedagógicas. Estes dados serviram para a construção do questionário utilizado na fase seguinte. Na fase II, foram realizados dois estudos com aplicação de questionários em professores voluntários. O primeiro estudo, sobre as representações sociais dos alunos com D.I. e práticas pedagógicas inclusivas, contou com a participação de 38 professores. O segundo, sobre as representações sociais do aluno com D.A e as práticas docentes, foi realizado com 40 professores. Os resultados indicam que as representações sociais do aluno com D.I. ainda encontram-se em construção, e estão pautadas na percepção de que o aluno com D.I. é desatento e agitado, apresentando vários tipos de dificuldades, tanto escolares (escrita, leitura, entendimento) como sociais. Os professores tentam suprir essas dificuldades com práticas orientadas por diretrizes educacionais, como o encaminhamento para a sala de recursos, com vistas a obterem um atendimento especializado. A diferença atribuída pelos professores quantos às características dos alunos com D.A. e com D.I. consiste, no primeiro caso, serem alunos que não aprendem porque não querem, enquanto os alunos com D.I. não aprendem porque não conseguem. Ressalta-se a importância atribuída pelo professor ao laudo profissional e o papel da formação docente na construção das representações sociais no contexto educativo.
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spelling Práticas Inclusivas e Representações Sociais do Aluno com Deficiência Intelectual (D.I.)Representações Sociais; Inclusão; Deficiência Intelectual.Social Representations, Inclusion, Intellectual DeficiencyCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADiante da complexidade da inclusão de alunos com deficiências no ensino regular, somadas das dificuldades já enfrentadas pelos professores no exercício de seu trabalho, pergunta-se: Em que medida os professores estão conseguindo atender às demandas escolares dos alunos com deficiência, em especial, aqueles identificados com deficiência intelectual (D.I.). e quais as práticas pedagógicas implementadas neste processo? E ainda, estas práticas, advindas do contato e da atuação com alunos com deficiência intelectual seriam inovadoras, ou práticas já reiteradas no trabalho cotidiano, como aquelas utilizadas com alunos com dificuldades de aprendizagem (D.A.), já normalmente instituídas no trabalho docente? E quais seriam as representações sociais que permeiam o trabalho dos professores com os alunos com D.I.? O presente trabalho teve como proposta percorrer os caminhos da inclusão dos alunos com deficiência intelectual, por meio do estudo das práticas pedagógicas inclusivas e das representações sociais do aluno com D.I. Para tanto, o estudo foi dividido em duas fases. Na Fase I, chamado de estudo exploratório, foram entrevistados cinco professores com experiência no trabalho com alunos com D.I e objetivou identificar suas percepções quanto às características e práticas pedagógicas. Estes dados serviram para a construção do questionário utilizado na fase seguinte. Na fase II, foram realizados dois estudos com aplicação de questionários em professores voluntários. O primeiro estudo, sobre as representações sociais dos alunos com D.I. e práticas pedagógicas inclusivas, contou com a participação de 38 professores. O segundo, sobre as representações sociais do aluno com D.A e as práticas docentes, foi realizado com 40 professores. Os resultados indicam que as representações sociais do aluno com D.I. ainda encontram-se em construção, e estão pautadas na percepção de que o aluno com D.I. é desatento e agitado, apresentando vários tipos de dificuldades, tanto escolares (escrita, leitura, entendimento) como sociais. Os professores tentam suprir essas dificuldades com práticas orientadas por diretrizes educacionais, como o encaminhamento para a sala de recursos, com vistas a obterem um atendimento especializado. A diferença atribuída pelos professores quantos às características dos alunos com D.A. e com D.I. consiste, no primeiro caso, serem alunos que não aprendem porque não querem, enquanto os alunos com D.I. não aprendem porque não conseguem. Ressalta-se a importância atribuída pelo professor ao laudo profissional e o papel da formação docente na construção das representações sociais no contexto educativo.Noticing the complexity of inclusion of deficient students at usual school class in addiction the difficulties which are dealing by the teachers during the process of their work it is asked: in what degree are the teachers getting to attend the school demands of the deficient students, in special those ones who are identify with Intellectual Deficiency (ID) and which are the pedagogical practices implemented in this process? And still more are these practices those come from the contact and acting with students with intellectual deficiency innovated or are practices that had been reiterated in the normal process with those worked with the students with the learning difficulties( LD) which ones have already instituted in the docent working? The current working has as purpose to try going through the direction of the inclusion of the students with intellectual deficiency through the studies of the pedagogical including practices and the social representations of the students with intellectual deficiency. For doing this the study was divided into two phases. In the first phase which was called exploratory working which five teachers were interviewed with experience in the working with students with ID and whose the purpose of it was to identify their perception about the pedagogical characteristics and practices. These data were used to structure the following questionnaire used in the next step. In the second phase was actualized two studies through the application of two questionnaires with volunteer teachers. The first study with social representations of the students with ID and pedagogical including practices had the participation of 38 teachers. The second one with the students with the social representations of the students with ID had the participation of 40 teachers. The findings show that the social representations of the student with ID are still been developed and they are formed the base that the student with ID is an absent-minded, excited one showing several kinds of difficulties as school ones( writing, reading and understanding) and as social ones. The teachers try to supply these difficulties with guide practices by educational guidelines, as the conducting of these students to the recourse room with the purpose to have a specialized attendance. Emphasize the importance given by the teacher to the professional appraisal and the importance of the docent education in the structure of the social representations in the educational context.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaCampos, Pedro Humberto Fariahttp://lattes.cnpq.br/4165413685802953Braga, Claudomilson Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/1812629763554762Costa Neto, Sebastião Benício dahttp://lattes.cnpq.br/6712785343402727Mendes, Cristianne Beda de Queiroz2017-06-01T13:30:09Z2016-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMendes, Cristianne Beda de Queiroz. Práticas Inclusivas e Representações Sociais do Aluno com Deficiência Intelectual (D.I.). 2016. 144 f. 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