A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Selma Regina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1064
Resumo: Trata-se de uma pesquisa vinculada à Linha de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Traz para o debate, a situação vivenciada pela criança com dificuldade de aprendizagem, que no contexto da inclusão escolar é caracterizada como possuidora de deficiência intelectual, mesmo não apresentando uma avaliação especializada que indicasse a existência de uma deficiência física, sensorial ou mental. Escolheu-se como fundamentação, os aportes teóricos de Vygotsky sobre a construção dos processos psicológicos tipicamente humanos e a perspectiva de Bernard Charlot sobre a relação com o saber. Metodologicamente escolheu-se a revisão de literatura e a pesquisa de campo, utilizando como procedimentos de pesquisa a entrevista, a observação e levantamento do tipo etnográfico das características da escola, nos aspectos físico, administrativo e pedagógico. Utilizou-se, também uma avaliação pedagógica das condições de aprendizagem do alunos. Estes são crianças, com a denominação de deficientes intelectuais, frequentando as turmas de segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Pública Estadual na cidade de Iporá-Goiás, indicadas pela escola, por meio de parecer elaborado pelos professores e pelo coordenador pedagógico, como alunos possuidores de dificuldade de aprendizagem, pelo fato de não conseguirem acompanhar a turma com relação à assimilação dos conteúdos escolares, e que por este motivo foram encaminhados ao atendimento educacional especializado. Buscou-se compreender as características do comportamento das crianças, nas dimensões cognitiva e afetiva, suas estratégias para lidar com sua situação de dificuldade de aprendizagem, a forma como são caracterizadas pelos professores, bem como o tratamento recebido no contexto da inclusão escolar. Os resultados apontam que as crianças investigadas estão em uma situação de dificuldade de aprendizagem, não significando que não tenham capacidade para aprender, e, do ponto de vista afetivo e cognitivo, têm todos os indícios de que são capazes de realizar uma atividade intelectual, pois trazem em si as potencialidades constitutivas da condição humana necessárias para tal ação.
id PUC_GO_c72c2f6f765713b7c22caaa09ab7ff99
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1064
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLARAprendizagemDificuldade de AprendizagemCognição e AfetividadeLearningLearning DifficultiesCognition and AffectivityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrata-se de uma pesquisa vinculada à Linha de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Traz para o debate, a situação vivenciada pela criança com dificuldade de aprendizagem, que no contexto da inclusão escolar é caracterizada como possuidora de deficiência intelectual, mesmo não apresentando uma avaliação especializada que indicasse a existência de uma deficiência física, sensorial ou mental. Escolheu-se como fundamentação, os aportes teóricos de Vygotsky sobre a construção dos processos psicológicos tipicamente humanos e a perspectiva de Bernard Charlot sobre a relação com o saber. Metodologicamente escolheu-se a revisão de literatura e a pesquisa de campo, utilizando como procedimentos de pesquisa a entrevista, a observação e levantamento do tipo etnográfico das características da escola, nos aspectos físico, administrativo e pedagógico. Utilizou-se, também uma avaliação pedagógica das condições de aprendizagem do alunos. Estes são crianças, com a denominação de deficientes intelectuais, frequentando as turmas de segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Pública Estadual na cidade de Iporá-Goiás, indicadas pela escola, por meio de parecer elaborado pelos professores e pelo coordenador pedagógico, como alunos possuidores de dificuldade de aprendizagem, pelo fato de não conseguirem acompanhar a turma com relação à assimilação dos conteúdos escolares, e que por este motivo foram encaminhados ao atendimento educacional especializado. Buscou-se compreender as características do comportamento das crianças, nas dimensões cognitiva e afetiva, suas estratégias para lidar com sua situação de dificuldade de aprendizagem, a forma como são caracterizadas pelos professores, bem como o tratamento recebido no contexto da inclusão escolar. Os resultados apontam que as crianças investigadas estão em uma situação de dificuldade de aprendizagem, não significando que não tenham capacidade para aprender, e, do ponto de vista afetivo e cognitivo, têm todos os indícios de que são capazes de realizar uma atividade intelectual, pois trazem em si as potencialidades constitutivas da condição humana necessárias para tal ação.This is a research linked to Line Theories of Education and Pedagogical Processes. Brings to the debate, the situation experienced by children with learning difficulties, which in the context of school inclusion is characterized as having intellectual disabilities, while not presenting a specialized evaluation that indicated the existence of a physical, sensory or mental. Was chosen as the rationale, theoretical contributions of Vygotsky on the construction of human psychological processes typically Bernard Charlot and perspective on the relationship with knowledge. Methodologically picked up the literature review and field research, using research procedures as interview, observation and ethnographic survey of the characteristics of the school, in the physical, administrative and pedagogical. We used also a pedagogic evaluation of learning conditions of the students. These are children, under the name of intellectually disabled, attending classes from second to fifth year of elementary school, in a State Public School in the city of Goiás Iporá-listed by school, by opinion prepared by teachers and the pedagogical coordinator as students possessing learning difficulty, because they can not keep up with the class regarding the assimilation of school content, and that for this reason were referred to specialized educational services. We sought to understand the characteristics of children's behavior, cognitive and affective dimensions, their strategies for dealing with your situation of learning difficulty, how are characterized by teachers as well as the treatment received in the context of school inclusion. The results indicate that the studied children are in a situation of learning difficulty, meaning that there are no capacity to learn, and, from the standpoint of cognitive and affective, are all signs that are capable of performing an intellectual activity, because carry within them the potential constitutive of the human condition necessary for such action.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Faria, Gina Glaydes Guimarães dehttp://lattes.cnpq.br/8702171584840775Siqueira, Teresa Cristina Barbohttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004Gomes, Selma Regina2016-07-27T13:52:42Z2013-06-252012-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Selma Regina. A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T17:42:10Zoai:ambar:tede/1064Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T17:42:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
title A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
spellingShingle A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Gomes, Selma Regina
Aprendizagem
Dificuldade de Aprendizagem
Cognição e Afetividade
Learning
Learning Difficulties
Cognition and Affectivity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
title_full A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
title_fullStr A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
title_sort A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
author Gomes, Selma Regina
author_facet Gomes, Selma Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9
Faria, Gina Glaydes Guimarães de
http://lattes.cnpq.br/8702171584840775
Siqueira, Teresa Cristina Barbo
http://lattes.cnpq.br/7957583668480004
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Selma Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Dificuldade de Aprendizagem
Cognição e Afetividade
Learning
Learning Difficulties
Cognition and Affectivity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Aprendizagem
Dificuldade de Aprendizagem
Cognição e Afetividade
Learning
Learning Difficulties
Cognition and Affectivity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trata-se de uma pesquisa vinculada à Linha de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Traz para o debate, a situação vivenciada pela criança com dificuldade de aprendizagem, que no contexto da inclusão escolar é caracterizada como possuidora de deficiência intelectual, mesmo não apresentando uma avaliação especializada que indicasse a existência de uma deficiência física, sensorial ou mental. Escolheu-se como fundamentação, os aportes teóricos de Vygotsky sobre a construção dos processos psicológicos tipicamente humanos e a perspectiva de Bernard Charlot sobre a relação com o saber. Metodologicamente escolheu-se a revisão de literatura e a pesquisa de campo, utilizando como procedimentos de pesquisa a entrevista, a observação e levantamento do tipo etnográfico das características da escola, nos aspectos físico, administrativo e pedagógico. Utilizou-se, também uma avaliação pedagógica das condições de aprendizagem do alunos. Estes são crianças, com a denominação de deficientes intelectuais, frequentando as turmas de segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Pública Estadual na cidade de Iporá-Goiás, indicadas pela escola, por meio de parecer elaborado pelos professores e pelo coordenador pedagógico, como alunos possuidores de dificuldade de aprendizagem, pelo fato de não conseguirem acompanhar a turma com relação à assimilação dos conteúdos escolares, e que por este motivo foram encaminhados ao atendimento educacional especializado. Buscou-se compreender as características do comportamento das crianças, nas dimensões cognitiva e afetiva, suas estratégias para lidar com sua situação de dificuldade de aprendizagem, a forma como são caracterizadas pelos professores, bem como o tratamento recebido no contexto da inclusão escolar. Os resultados apontam que as crianças investigadas estão em uma situação de dificuldade de aprendizagem, não significando que não tenham capacidade para aprender, e, do ponto de vista afetivo e cognitivo, têm todos os indícios de que são capazes de realizar uma atividade intelectual, pois trazem em si as potencialidades constitutivas da condição humana necessárias para tal ação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-10
2013-06-25
2016-07-27T13:52:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Selma Regina. A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1064
identifier_str_mv GOMES, Selma Regina. A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202252574883840