Metas do consumidor: a influência de metas de benefício na execução de metas de processo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08062018-101410/ |
Resumo: | Metas de processo decisório (e.g., maximizar a precisão ou minimizar o esforço em uma escolha) determinam o número de opções consideradas antes de uma compra. Quatro experimentos são utilizados como evidência para mostrar que a relação entre as metas de benefício influencia na execução de metas de processo decisório. Quando metas de benefício estão em conflito (e.g., comprar um carro de prestígio, mas barato), torna-se mais difícil de se executar metas de processos decisórios. Consequentemente, a busca de informações termina antes (depois) quando uma pessoa está tentando maximizar a precisão (minimizar o esforço) em uma decisão. Quando metas de benefício são complementares (e.g., comprar um carro de prestígio e divertido), torna-se mais fácil de se executar metas de processo. Consequentemente, a busca de informações termina depois quando uma pessoa está tentando maximizar a precisão de uma decisão, mas não há efeito na execução da meta de minimização de esforço devido a um efeito de piso. Esses efeitos implicam que metas de processo decisório são possuídas com a utilização de meios de processo decisório (e.g., atividades de avaliação e de comparação) que podem se tornar menos ou mais eficazes na medida em que a busca de informações continua. |
id |
USP_421f6b4f146085871006f4e393c75abe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-08062018-101410 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Metas do consumidor: a influência de metas de benefício na execução de metas de processo.Consumer goal pursuit: the influence of benefit goals on the execution of process goals.Comportamento do consumidorConsumer behaviorConsumer goal pursuitDesenho experimentalExperimental designMarketingMarketingMetas do consumidorMetas de processo decisório (e.g., maximizar a precisão ou minimizar o esforço em uma escolha) determinam o número de opções consideradas antes de uma compra. Quatro experimentos são utilizados como evidência para mostrar que a relação entre as metas de benefício influencia na execução de metas de processo decisório. Quando metas de benefício estão em conflito (e.g., comprar um carro de prestígio, mas barato), torna-se mais difícil de se executar metas de processos decisórios. Consequentemente, a busca de informações termina antes (depois) quando uma pessoa está tentando maximizar a precisão (minimizar o esforço) em uma decisão. Quando metas de benefício são complementares (e.g., comprar um carro de prestígio e divertido), torna-se mais fácil de se executar metas de processo. Consequentemente, a busca de informações termina depois quando uma pessoa está tentando maximizar a precisão de uma decisão, mas não há efeito na execução da meta de minimização de esforço devido a um efeito de piso. Esses efeitos implicam que metas de processo decisório são possuídas com a utilização de meios de processo decisório (e.g., atividades de avaliação e de comparação) que podem se tornar menos ou mais eficazes na medida em que a busca de informações continua.Decision process goals (e.g., maximize accuracy, minimize effort) determine de number of options considered prior to making a purchase. Four experiments are used to provide evidence that the relationship between benefit goals influences the execution of decision process goals. When benefit goals are in conflict (e.g., purchase a prestigious, thrifty car), it becomes more difficult to pursue a decision process goal. Consequently, search ends earlier (later) when a person is trying to maximize accuracy (minimize effort). When benefit goals are complementary (i.e., purchase a prestigious, fun car), it becomes easier to pursue a decision process goal. Consequently, search ends later when a person is trying to maximize accuracy, but there is no effect on the execution of the minimize effort goal due to a floor effect. These effects imply that decision process goals are pursued using decision process means (e.g., evaluative activities, comparison activities) that can become more or less efficacious as search proceeds.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMazzon, Jose AfonsoAffonso, Felipe Marinelli2018-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08062018-101410/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-09-20T19:49:24Zoai:teses.usp.br:tde-08062018-101410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-09-20T19:49:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metas do consumidor: a influência de metas de benefício na execução de metas de processo. Consumer goal pursuit: the influence of benefit goals on the execution of process goals. |
title |
Metas do consumidor: a influência de metas de benefício na execução de metas de processo. |
spellingShingle |
Metas do consumidor: a influência de metas de benefício na execução de metas de processo. Affonso, Felipe Marinelli Comportamento do consumidor Consumer behavior Consumer goal pursuit Desenho experimental Experimental design Marketing Marketing Metas do consumidor |
title_short |
Metas do consumidor: a influência de metas de benefício na execução de metas de processo. |
title_full |
Metas do consumidor: a influência de metas de benefício na execução de metas de processo. |
title_fullStr |
Metas do consumidor: a influência de metas de benefício na execução de metas de processo. |
title_full_unstemmed |
Metas do consumidor: a influência de metas de benefício na execução de metas de processo. |
title_sort |
Metas do consumidor: a influência de metas de benefício na execução de metas de processo. |
author |
Affonso, Felipe Marinelli |
author_facet |
Affonso, Felipe Marinelli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mazzon, Jose Afonso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Affonso, Felipe Marinelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Consumer behavior Consumer goal pursuit Desenho experimental Experimental design Marketing Marketing Metas do consumidor |
topic |
Comportamento do consumidor Consumer behavior Consumer goal pursuit Desenho experimental Experimental design Marketing Marketing Metas do consumidor |
description |
Metas de processo decisório (e.g., maximizar a precisão ou minimizar o esforço em uma escolha) determinam o número de opções consideradas antes de uma compra. Quatro experimentos são utilizados como evidência para mostrar que a relação entre as metas de benefício influencia na execução de metas de processo decisório. Quando metas de benefício estão em conflito (e.g., comprar um carro de prestígio, mas barato), torna-se mais difícil de se executar metas de processos decisórios. Consequentemente, a busca de informações termina antes (depois) quando uma pessoa está tentando maximizar a precisão (minimizar o esforço) em uma decisão. Quando metas de benefício são complementares (e.g., comprar um carro de prestígio e divertido), torna-se mais fácil de se executar metas de processo. Consequentemente, a busca de informações termina depois quando uma pessoa está tentando maximizar a precisão de uma decisão, mas não há efeito na execução da meta de minimização de esforço devido a um efeito de piso. Esses efeitos implicam que metas de processo decisório são possuídas com a utilização de meios de processo decisório (e.g., atividades de avaliação e de comparação) que podem se tornar menos ou mais eficazes na medida em que a busca de informações continua. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08062018-101410/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08062018-101410/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256803509796864 |