Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Liliane Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/102
Resumo: Apresentar o histórico da implantação de disciplinas de empreendedorismo nos currículos de cursos de graduação e pós-graduação (MBAs) em administração de escolas de negócios de universidades norte-americanas e analisar a organização didático-pedagógica de disciplinas dessa natureza, especificamente conteúdos e metodologias de ensino, são os objetivos deste trabalho. Detalham-se os fatores que impulsionaram a implantação de disciplinas de empreendedorismo na grade curricular e avalia-se, pelos planos de ensino resumidos publicados no compêndio de Vesper (1993), a configuração de 319 disciplinas ofertadas em 116 universidades norte-americanas. O trabalho é de caráter exploratório e conteúdos e técnicas instrucionais foram identificados conforme os tópicos exibidos nas sínteses de ementas e descrições de cursos. Tomando- se como referência as recomendações didático-pedagógicas para o ensino do empreendedorismo, realiza-se uma avaliação dos temas privilegiados e da dinâmica impressa ao processo pedagógico.
id PUC_MG-1_1001103692442b17530cf487bd1ec533
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógicaEmpreendedorismoCurrículoOrganização didáticopedagógicaApresentar o histórico da implantação de disciplinas de empreendedorismo nos currículos de cursos de graduação e pós-graduação (MBAs) em administração de escolas de negócios de universidades norte-americanas e analisar a organização didático-pedagógica de disciplinas dessa natureza, especificamente conteúdos e metodologias de ensino, são os objetivos deste trabalho. Detalham-se os fatores que impulsionaram a implantação de disciplinas de empreendedorismo na grade curricular e avalia-se, pelos planos de ensino resumidos publicados no compêndio de Vesper (1993), a configuração de 319 disciplinas ofertadas em 116 universidades norte-americanas. O trabalho é de caráter exploratório e conteúdos e técnicas instrucionais foram identificados conforme os tópicos exibidos nas sínteses de ementas e descrições de cursos. Tomando- se como referência as recomendações didático-pedagógicas para o ensino do empreendedorismo, realiza-se uma avaliação dos temas privilegiados e da dinâmica impressa ao processo pedagógico.Editora PUC Minas2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/102Revista Economia & Gestão; v. 2 n. 4 (2002): E&G - Dez (2002) / Jul (2003)1984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/102/95Guimarães, Liliane Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:49Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica
title Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica
spellingShingle Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica
Guimarães, Liliane Oliveira
Empreendedorismo
Currículo
Organização didáticopedagógica
title_short Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica
title_full Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica
title_fullStr Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica
title_full_unstemmed Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica
title_sort Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica
author Guimarães, Liliane Oliveira
author_facet Guimarães, Liliane Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Liliane Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Currículo
Organização didáticopedagógica
topic Empreendedorismo
Currículo
Organização didáticopedagógica
description Apresentar o histórico da implantação de disciplinas de empreendedorismo nos currículos de cursos de graduação e pós-graduação (MBAs) em administração de escolas de negócios de universidades norte-americanas e analisar a organização didático-pedagógica de disciplinas dessa natureza, especificamente conteúdos e metodologias de ensino, são os objetivos deste trabalho. Detalham-se os fatores que impulsionaram a implantação de disciplinas de empreendedorismo na grade curricular e avalia-se, pelos planos de ensino resumidos publicados no compêndio de Vesper (1993), a configuração de 319 disciplinas ofertadas em 116 universidades norte-americanas. O trabalho é de caráter exploratório e conteúdos e técnicas instrucionais foram identificados conforme os tópicos exibidos nas sínteses de ementas e descrições de cursos. Tomando- se como referência as recomendações didático-pedagógicas para o ensino do empreendedorismo, realiza-se uma avaliação dos temas privilegiados e da dinâmica impressa ao processo pedagógico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/102
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/102/95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 2 n. 4 (2002): E&G - Dez (2002) / Jul (2003)
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124673975287808