Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Mónica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Franco, Amanda, Vieira, Rui Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31841
Resumo: A promoção e o desenvolvimento de competências essenciais na escola e na vida podem ser consideradas práticas de ensino-aprendizagem inovadoras. Estas, ao fomentarem explícita e intencionalmente o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a comunicação – os quatro pilares da aprendizagem significativa –, podem ajudar a promover tais competências. Neste artigo, partilham-se estratégias didático-pedagógicas a serem utilizadas nas práticas das Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, no quadro mais amplo de uma abordagem Ciência-TecnologiaSociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC). Propõem-se exemplos de tais estratégias (nomeadamente, concept cartoons, participação de cientista convidado, construção de mapa de conceitos e controvérsia sociocientífica), apresentados no contexto de uma sequência didática, da autoria dos autores, adaptados às aprendizagens essenciais deste ciclo de estudo. Após escolhido o tema organizador das aprendizagens essenciais da área e ano pretendidos (Ciências Naturais do 5.º ano), a sequência didática foi construída tendo em vista a inclusão de estratégias didático-pedagógicas especificamente orientadas à promoção do pensamento crítico dos alunos, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, nomeadamente no que concerne fatores que colocam em perigo a biodiversidade local, que medidas de prevenção podem ser tomadas e como podem os alunos posicionar-se criticamente face a esses temas. Através de tais práticas pedagógicas inovadoras, os professores podem inovar na sala de aula e criar impactes dentro e fora dela.
id RCAP_79f16410e2af66607c1e71454ee357a1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciênciasConceções alternativasEnsino básicoEstratégias didáticopedagógicasOrientação Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento CríticoA promoção e o desenvolvimento de competências essenciais na escola e na vida podem ser consideradas práticas de ensino-aprendizagem inovadoras. Estas, ao fomentarem explícita e intencionalmente o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a comunicação – os quatro pilares da aprendizagem significativa –, podem ajudar a promover tais competências. Neste artigo, partilham-se estratégias didático-pedagógicas a serem utilizadas nas práticas das Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, no quadro mais amplo de uma abordagem Ciência-TecnologiaSociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC). Propõem-se exemplos de tais estratégias (nomeadamente, concept cartoons, participação de cientista convidado, construção de mapa de conceitos e controvérsia sociocientífica), apresentados no contexto de uma sequência didática, da autoria dos autores, adaptados às aprendizagens essenciais deste ciclo de estudo. Após escolhido o tema organizador das aprendizagens essenciais da área e ano pretendidos (Ciências Naturais do 5.º ano), a sequência didática foi construída tendo em vista a inclusão de estratégias didático-pedagógicas especificamente orientadas à promoção do pensamento crítico dos alunos, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, nomeadamente no que concerne fatores que colocam em perigo a biodiversidade local, que medidas de prevenção podem ser tomadas e como podem os alunos posicionar-se criticamente face a esses temas. Através de tais práticas pedagógicas inovadoras, os professores podem inovar na sala de aula e criar impactes dentro e fora dela.The promotion and development of essential skills in school and in life may be considered innovative teaching-learning practices. Such innovative practices, by fomenting explicitly and intentionally critical thinking, creativity, collaboration and communication – all four pillars of significant learning –, may help to promote those skills. In the present paper, we share didactic-pedagogical strategies that may be used in teachers’ practices in Sciences in the 2 nd Cycle of Primary Education, for the identification, analysis, and deconstruction of alternative conceptions in Science, in the wider frame of a Science-Technology-Science/Critical Thinking (STS/CT) approach. We propose examples of such strategies (namely, concept cartoons, the participation of an invited guest, the construction of concept maps, and socio-scientific controversy), which are presented in the context of a didactic sequence from our own authorship, and which were adapted to the essential learnings of this study cycle. After selecting the organizing topic of the essential learnings of the area and year we were interested in (5th grade Natural Sciences), the didactic sequence was designed to include didactic-pedagogical strategies specifically aimed at promoting students’ critical thinking. This for the identification, analysis and deconstruction of alternative conceptions of Science, namely in concern to factors that jeopardize local biodiversity, prevention measures that may be adopted, and how can students critically take a stand on such topics. Through such innovative pedagogical practices, teachers may innovate in their classroom and create impacts inside and outside it.Instituto Politécnico de Santarém2021-08-24T14:15:08Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31841por1646-233510.25755/int.18791Seabra, MónicaFranco, AmandaVieira, Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:26Zoai:ria.ua.pt:10773/31841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:37.665126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciências
title Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciências
spellingShingle Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciências
Seabra, Mónica
Conceções alternativas
Ensino básico
Estratégias didáticopedagógicas
Orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico
title_short Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciências
title_full Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciências
title_fullStr Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciências
title_full_unstemmed Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciências
title_sort Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciências
author Seabra, Mónica
author_facet Seabra, Mónica
Franco, Amanda
Vieira, Rui Marques
author_role author
author2 Franco, Amanda
Vieira, Rui Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Mónica
Franco, Amanda
Vieira, Rui Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções alternativas
Ensino básico
Estratégias didáticopedagógicas
Orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico
topic Conceções alternativas
Ensino básico
Estratégias didáticopedagógicas
Orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico
description A promoção e o desenvolvimento de competências essenciais na escola e na vida podem ser consideradas práticas de ensino-aprendizagem inovadoras. Estas, ao fomentarem explícita e intencionalmente o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a comunicação – os quatro pilares da aprendizagem significativa –, podem ajudar a promover tais competências. Neste artigo, partilham-se estratégias didático-pedagógicas a serem utilizadas nas práticas das Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, no quadro mais amplo de uma abordagem Ciência-TecnologiaSociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC). Propõem-se exemplos de tais estratégias (nomeadamente, concept cartoons, participação de cientista convidado, construção de mapa de conceitos e controvérsia sociocientífica), apresentados no contexto de uma sequência didática, da autoria dos autores, adaptados às aprendizagens essenciais deste ciclo de estudo. Após escolhido o tema organizador das aprendizagens essenciais da área e ano pretendidos (Ciências Naturais do 5.º ano), a sequência didática foi construída tendo em vista a inclusão de estratégias didático-pedagógicas especificamente orientadas à promoção do pensamento crítico dos alunos, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, nomeadamente no que concerne fatores que colocam em perigo a biodiversidade local, que medidas de prevenção podem ser tomadas e como podem os alunos posicionar-se criticamente face a esses temas. Através de tais práticas pedagógicas inovadoras, os professores podem inovar na sala de aula e criar impactes dentro e fora dela.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2021-08-24T14:15:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31841
url http://hdl.handle.net/10773/31841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
10.25755/int.18791
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137691794669568