AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE USO DAS TICS EM ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA EXPLORAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA “TIC EDUCAÇÃO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Raphael
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Cesar Alexandre de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p101
Resumo: No contexto do ensino, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) assumem importante papel como apoio pedagógico para auxiliar na melhoria da estrutura básica da educação. A incorporação das TICs nas escolas contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola. No Brasil, é possível observar a existência de propostas de incentivo ao uso das tecnologias digitais na educação, no entanto, é importante salientar que a ênfase das discussões recai sobre a disponibilidade de hardware e software nas escolas. Este estudo tem por objetivo avaliar o nível de uso das TICs em escolas brasileiras. Para isso, foi proposto e construído um índice que demonstrou a existência de diferenças quanto ao nível de uso das escolas investigadas à luz da perspectiva regional e administrativa. Foram utilizados os microdados de da pesquisa “TIC Educação”, realizada periodicamente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), com dados de escolas públicas e privadas em todas as regiões do país. Entre os resultados estão o desenvolvimento do índice de uso das TICs pelas escolas e a classificação dos estabelecimentos de ensino de acordo com seu nível de uso.
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