O TEMPO É O MESMO PARA TODOS? UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÔES TEMPORAIS COM JOVENS TRABALHADORES DE SÃO PAULO (SP) E CURITIBA (CR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Jane Kelly Dantas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lara, Samara de Menezes, Paiva, Kely César Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/19845
Resumo: Diante dos modos de viver contemporâneos, nos quais o tempo é considerado um bem cada vez mais escasso, difícil de entender e de administrar, a maneira com a qual as pessoas lidam com o seu tempo e as suas demandas pessoais e profissionais pode trazer reflexos para o contexto organizacional e para o indivíduo. No caso dos jovens trabalhadores, público marcado por idiossincrasias e dificuldades no mundo laboral, as preferências e estratégias para lidar com o tempo em suas atividades podem impactar o seu desempenho e o desempenho da organização onde se inserem. Dado isto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar e comparar como se configuram as percepções temporais de jovens trabalhadores assistidos pelo ESPRO das cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Realizou-se um estudo de caso com pesquisa de campo, quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi feita por meio de questionários e eles foram tratados a partir de análise estatística descritiva uni e bivariada. Percebeu-se certa consonância entre os achados de São Paulo (SP) e de Curitiba (PR) no que diz respeito a velocidade, pontualidade e arrastamento. Por outro lado, há discrepâncias consideráveis quanto à policronicidade e à profundidade temporal dos jovens, mostrando que o tempo é percebido e vivenciado de modo diferente pelos grupos abordados.
id PUC_MG-1_5e20a06b67496f2b779eccd418f8ee32
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19845
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling O TEMPO É O MESMO PARA TODOS? UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÔES TEMPORAIS COM JOVENS TRABALHADORES DE SÃO PAULO (SP) E CURITIBA (CR)tempopercepções temporaisjovens trabalhadoresDiante dos modos de viver contemporâneos, nos quais o tempo é considerado um bem cada vez mais escasso, difícil de entender e de administrar, a maneira com a qual as pessoas lidam com o seu tempo e as suas demandas pessoais e profissionais pode trazer reflexos para o contexto organizacional e para o indivíduo. No caso dos jovens trabalhadores, público marcado por idiossincrasias e dificuldades no mundo laboral, as preferências e estratégias para lidar com o tempo em suas atividades podem impactar o seu desempenho e o desempenho da organização onde se inserem. Dado isto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar e comparar como se configuram as percepções temporais de jovens trabalhadores assistidos pelo ESPRO das cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Realizou-se um estudo de caso com pesquisa de campo, quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi feita por meio de questionários e eles foram tratados a partir de análise estatística descritiva uni e bivariada. Percebeu-se certa consonância entre os achados de São Paulo (SP) e de Curitiba (PR) no que diz respeito a velocidade, pontualidade e arrastamento. Por outro lado, há discrepâncias consideráveis quanto à policronicidade e à profundidade temporal dos jovens, mostrando que o tempo é percebido e vivenciado de modo diferente pelos grupos abordados.Editora PUC Minas2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1984510.5752/P.1984-6606.2020v20n55p5-23Revista Economia & Gestão; v. 20 n. 55 (2020): E&G - JAN/ABR; 5-231984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/19845/17024Copyright (c) 2020 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jane Kelly DantasLara, Samara de MenezesPaiva, Kely César Martins de2021-04-13T16:54:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19845Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2021-04-13T16:54:48Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O TEMPO É O MESMO PARA TODOS? UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÔES TEMPORAIS COM JOVENS TRABALHADORES DE SÃO PAULO (SP) E CURITIBA (CR)
title O TEMPO É O MESMO PARA TODOS? UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÔES TEMPORAIS COM JOVENS TRABALHADORES DE SÃO PAULO (SP) E CURITIBA (CR)
spellingShingle O TEMPO É O MESMO PARA TODOS? UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÔES TEMPORAIS COM JOVENS TRABALHADORES DE SÃO PAULO (SP) E CURITIBA (CR)
Barbosa, Jane Kelly Dantas
tempo
percepções temporais
jovens trabalhadores
title_short O TEMPO É O MESMO PARA TODOS? UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÔES TEMPORAIS COM JOVENS TRABALHADORES DE SÃO PAULO (SP) E CURITIBA (CR)
title_full O TEMPO É O MESMO PARA TODOS? UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÔES TEMPORAIS COM JOVENS TRABALHADORES DE SÃO PAULO (SP) E CURITIBA (CR)
title_fullStr O TEMPO É O MESMO PARA TODOS? UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÔES TEMPORAIS COM JOVENS TRABALHADORES DE SÃO PAULO (SP) E CURITIBA (CR)
title_full_unstemmed O TEMPO É O MESMO PARA TODOS? UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÔES TEMPORAIS COM JOVENS TRABALHADORES DE SÃO PAULO (SP) E CURITIBA (CR)
title_sort O TEMPO É O MESMO PARA TODOS? UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÔES TEMPORAIS COM JOVENS TRABALHADORES DE SÃO PAULO (SP) E CURITIBA (CR)
author Barbosa, Jane Kelly Dantas
author_facet Barbosa, Jane Kelly Dantas
Lara, Samara de Menezes
Paiva, Kely César Martins de
author_role author
author2 Lara, Samara de Menezes
Paiva, Kely César Martins de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jane Kelly Dantas
Lara, Samara de Menezes
Paiva, Kely César Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv tempo
percepções temporais
jovens trabalhadores
topic tempo
percepções temporais
jovens trabalhadores
description Diante dos modos de viver contemporâneos, nos quais o tempo é considerado um bem cada vez mais escasso, difícil de entender e de administrar, a maneira com a qual as pessoas lidam com o seu tempo e as suas demandas pessoais e profissionais pode trazer reflexos para o contexto organizacional e para o indivíduo. No caso dos jovens trabalhadores, público marcado por idiossincrasias e dificuldades no mundo laboral, as preferências e estratégias para lidar com o tempo em suas atividades podem impactar o seu desempenho e o desempenho da organização onde se inserem. Dado isto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar e comparar como se configuram as percepções temporais de jovens trabalhadores assistidos pelo ESPRO das cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Realizou-se um estudo de caso com pesquisa de campo, quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi feita por meio de questionários e eles foram tratados a partir de análise estatística descritiva uni e bivariada. Percebeu-se certa consonância entre os achados de São Paulo (SP) e de Curitiba (PR) no que diz respeito a velocidade, pontualidade e arrastamento. Por outro lado, há discrepâncias consideráveis quanto à policronicidade e à profundidade temporal dos jovens, mostrando que o tempo é percebido e vivenciado de modo diferente pelos grupos abordados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/19845
10.5752/P.1984-6606.2020v20n55p5-23
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/19845
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2020v20n55p5-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/19845/17024
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 20 n. 55 (2020): E&G - JAN/ABR; 5-23
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124680599142400