Percepções Temporais e Controle: Um Estudo com Trabalhadores de Call Center

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, David Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Paiva, Kely Cesar Martins de, Dutra, Michelle Regina Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25301
Resumo: O objetivo deste estudo analisar como trabalhadores de call center se percebem temporalmente e como lidam com os instrumentos de controle temporal impostos pela organização de trabalho. O referencial teórico focalizou os modos de gestão do tempo nas organizações, as cinco dimensões temporais apresentadas por Bluedorn e Jaussi (2007) e o trabalho em call centers. Empreendemos uma pesquisa empírica descritiva, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo de 19 entrevistas realizadas com operadores de telemarketing – a partir de um posicionamento interpretacionista. Observamos que a maioria dos entrevistados prefere trabalhar de modo monocrônico, veloz, pontual e focado no futuro, além de terem o arrastamento por condução. Complementarmente, concluímos pela preponderância de instrumentos de controle exercido pela empresa sobre o empregado no que tange suas percepções e experiências temporais, pois, além de ele não poder adotar comportamentos considerados mais confortáveis, seu tempo é continuamente pressionado. Os resultados possibilitam reflexões sobre o precário trabalho do operador de telemarketing, algo que não se torna superável pela simples redução de sua jornada de trabalho.
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