IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniel Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Loução, Sérgio Luiz, Del Corso, Jansen Maia, Silva, Wesley Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p89
Resumo: A utilização de estratégias para definir rumos e metas, bem como para planejar o futuro, é inerente às organizações. A maioria dos gestores tem um conhecimento muito maior sobre como elaborar uma estratégia, do que como executá-la e fazê-la funcionar. A formulação da estratégia deve ser consistente, clara e focada. Controles e acompanhamento têm por objetivo evidenciar essa integração. O presente estudo tem como objetivo analisar o alinhamento estratégico em agências bancárias assim como as ações implementadas para o atingimento das metas. Faz parte deste estudo também, analisar como a estratégia corporativa é comunicada, implementada e como os principais responsáveis e respectivas estruturas organizacionais respondem a esses procedimentos e, também, identificar best practices nas agências bancárias estudadas, considerando o objetivo estratégico de crescimento de base de clientes pessoas jurídicas. A metodologia de pesquisa utilizada no artigo se deu por meio de entrevistas com gerentes e foi conduzida em quinze agências bancárias de médio e grande porte localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. Os resultados obtidos evidenciam que a estratégia corporativa encontra sinergia com os esforços no nível operacional. Barreiras e limitações à execução bem-sucedida foram apontadas pelo estudo, assim como best practices identificadas nas agências bancárias estudadas.
id PUC_MG-1_8f433c304b62756b4ad6e1bc62e0f071
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6471
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89Agências bancáriasComunicação da estratégiaImplementação da estratégiaExecução da estratégia.A utilização de estratégias para definir rumos e metas, bem como para planejar o futuro, é inerente às organizações. A maioria dos gestores tem um conhecimento muito maior sobre como elaborar uma estratégia, do que como executá-la e fazê-la funcionar. A formulação da estratégia deve ser consistente, clara e focada. Controles e acompanhamento têm por objetivo evidenciar essa integração. O presente estudo tem como objetivo analisar o alinhamento estratégico em agências bancárias assim como as ações implementadas para o atingimento das metas. Faz parte deste estudo também, analisar como a estratégia corporativa é comunicada, implementada e como os principais responsáveis e respectivas estruturas organizacionais respondem a esses procedimentos e, também, identificar best practices nas agências bancárias estudadas, considerando o objetivo estratégico de crescimento de base de clientes pessoas jurídicas. A metodologia de pesquisa utilizada no artigo se deu por meio de entrevistas com gerentes e foi conduzida em quinze agências bancárias de médio e grande porte localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. Os resultados obtidos evidenciam que a estratégia corporativa encontra sinergia com os esforços no nível operacional. Barreiras e limitações à execução bem-sucedida foram apontadas pelo estudo, assim como best practices identificadas nas agências bancárias estudadas.Editora PUC Minas2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p8910.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 39 (2015): E&G ABR/JUN; 89-1031984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p89/8148Santos, Daniel FerreiraLoução, Sérgio LuizDel Corso, Jansen MaiaSilva, Wesley Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6471Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:11Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89
title IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89
spellingShingle IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89
Santos, Daniel Ferreira
Agências bancárias
Comunicação da estratégia
Implementação da estratégia
Execução da estratégia.
title_short IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89
title_full IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89
title_fullStr IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89
title_full_unstemmed IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89
title_sort IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89
author Santos, Daniel Ferreira
author_facet Santos, Daniel Ferreira
Loução, Sérgio Luiz
Del Corso, Jansen Maia
Silva, Wesley Vieira
author_role author
author2 Loução, Sérgio Luiz
Del Corso, Jansen Maia
Silva, Wesley Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniel Ferreira
Loução, Sérgio Luiz
Del Corso, Jansen Maia
Silva, Wesley Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Agências bancárias
Comunicação da estratégia
Implementação da estratégia
Execução da estratégia.
topic Agências bancárias
Comunicação da estratégia
Implementação da estratégia
Execução da estratégia.
description A utilização de estratégias para definir rumos e metas, bem como para planejar o futuro, é inerente às organizações. A maioria dos gestores tem um conhecimento muito maior sobre como elaborar uma estratégia, do que como executá-la e fazê-la funcionar. A formulação da estratégia deve ser consistente, clara e focada. Controles e acompanhamento têm por objetivo evidenciar essa integração. O presente estudo tem como objetivo analisar o alinhamento estratégico em agências bancárias assim como as ações implementadas para o atingimento das metas. Faz parte deste estudo também, analisar como a estratégia corporativa é comunicada, implementada e como os principais responsáveis e respectivas estruturas organizacionais respondem a esses procedimentos e, também, identificar best practices nas agências bancárias estudadas, considerando o objetivo estratégico de crescimento de base de clientes pessoas jurídicas. A metodologia de pesquisa utilizada no artigo se deu por meio de entrevistas com gerentes e foi conduzida em quinze agências bancárias de médio e grande porte localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. Os resultados obtidos evidenciam que a estratégia corporativa encontra sinergia com os esforços no nível operacional. Barreiras e limitações à execução bem-sucedida foram apontadas pelo estudo, assim como best practices identificadas nas agências bancárias estudadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p89
10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p89
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p89/8148
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 39 (2015): E&G ABR/JUN; 89-103
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124678384549888