IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p89 |
Resumo: | A utilização de estratégias para definir rumos e metas, bem como para planejar o futuro, é inerente às organizações. A maioria dos gestores tem um conhecimento muito maior sobre como elaborar uma estratégia, do que como executá-la e fazê-la funcionar. A formulação da estratégia deve ser consistente, clara e focada. Controles e acompanhamento têm por objetivo evidenciar essa integração. O presente estudo tem como objetivo analisar o alinhamento estratégico em agências bancárias assim como as ações implementadas para o atingimento das metas. Faz parte deste estudo também, analisar como a estratégia corporativa é comunicada, implementada e como os principais responsáveis e respectivas estruturas organizacionais respondem a esses procedimentos e, também, identificar best practices nas agências bancárias estudadas, considerando o objetivo estratégico de crescimento de base de clientes pessoas jurídicas. A metodologia de pesquisa utilizada no artigo se deu por meio de entrevistas com gerentes e foi conduzida em quinze agências bancárias de médio e grande porte localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. Os resultados obtidos evidenciam que a estratégia corporativa encontra sinergia com os esforços no nível operacional. Barreiras e limitações à execução bem-sucedida foram apontadas pelo estudo, assim como best practices identificadas nas agências bancárias estudadas. |
id |
PUC_MG-1_8f433c304b62756b4ad6e1bc62e0f071 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6471 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89Agências bancáriasComunicação da estratégiaImplementação da estratégiaExecução da estratégia.A utilização de estratégias para definir rumos e metas, bem como para planejar o futuro, é inerente às organizações. A maioria dos gestores tem um conhecimento muito maior sobre como elaborar uma estratégia, do que como executá-la e fazê-la funcionar. A formulação da estratégia deve ser consistente, clara e focada. Controles e acompanhamento têm por objetivo evidenciar essa integração. O presente estudo tem como objetivo analisar o alinhamento estratégico em agências bancárias assim como as ações implementadas para o atingimento das metas. Faz parte deste estudo também, analisar como a estratégia corporativa é comunicada, implementada e como os principais responsáveis e respectivas estruturas organizacionais respondem a esses procedimentos e, também, identificar best practices nas agências bancárias estudadas, considerando o objetivo estratégico de crescimento de base de clientes pessoas jurídicas. A metodologia de pesquisa utilizada no artigo se deu por meio de entrevistas com gerentes e foi conduzida em quinze agências bancárias de médio e grande porte localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. Os resultados obtidos evidenciam que a estratégia corporativa encontra sinergia com os esforços no nível operacional. Barreiras e limitações à execução bem-sucedida foram apontadas pelo estudo, assim como best practices identificadas nas agências bancárias estudadas.Editora PUC Minas2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p8910.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 39 (2015): E&G ABR/JUN; 89-1031984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p89/8148Santos, Daniel FerreiraLoução, Sérgio LuizDel Corso, Jansen MaiaSilva, Wesley Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6471Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:11Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89 |
title |
IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89 |
spellingShingle |
IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89 Santos, Daniel Ferreira Agências bancárias Comunicação da estratégia Implementação da estratégia Execução da estratégia. |
title_short |
IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89 |
title_full |
IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89 |
title_fullStr |
IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89 |
title_full_unstemmed |
IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89 |
title_sort |
IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA: UM ESTUDO DA EXPANSÃO DA BASE DE CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89 |
author |
Santos, Daniel Ferreira |
author_facet |
Santos, Daniel Ferreira Loução, Sérgio Luiz Del Corso, Jansen Maia Silva, Wesley Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Loução, Sérgio Luiz Del Corso, Jansen Maia Silva, Wesley Vieira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daniel Ferreira Loução, Sérgio Luiz Del Corso, Jansen Maia Silva, Wesley Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agências bancárias Comunicação da estratégia Implementação da estratégia Execução da estratégia. |
topic |
Agências bancárias Comunicação da estratégia Implementação da estratégia Execução da estratégia. |
description |
A utilização de estratégias para definir rumos e metas, bem como para planejar o futuro, é inerente às organizações. A maioria dos gestores tem um conhecimento muito maior sobre como elaborar uma estratégia, do que como executá-la e fazê-la funcionar. A formulação da estratégia deve ser consistente, clara e focada. Controles e acompanhamento têm por objetivo evidenciar essa integração. O presente estudo tem como objetivo analisar o alinhamento estratégico em agências bancárias assim como as ações implementadas para o atingimento das metas. Faz parte deste estudo também, analisar como a estratégia corporativa é comunicada, implementada e como os principais responsáveis e respectivas estruturas organizacionais respondem a esses procedimentos e, também, identificar best practices nas agências bancárias estudadas, considerando o objetivo estratégico de crescimento de base de clientes pessoas jurídicas. A metodologia de pesquisa utilizada no artigo se deu por meio de entrevistas com gerentes e foi conduzida em quinze agências bancárias de médio e grande porte localizadas na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. Os resultados obtidos evidenciam que a estratégia corporativa encontra sinergia com os esforços no nível operacional. Barreiras e limitações à execução bem-sucedida foram apontadas pelo estudo, assim como best practices identificadas nas agências bancárias estudadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p89 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p89 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n39p89/8148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 39 (2015): E&G ABR/JUN; 89-103 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124678384549888 |