CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
DOI: | 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar se os cursos de graduação em administração têm adotado disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos graduandos. Como revisão teórica considerou-se a literatura sobre responsabilidade social corporativa e perfis de lideranças socialmente responsáveis. Na sequência foi abordada a formação em administração no país, em termos de conteúdos e metodologias mais valorizadas nessa área. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza qualitativo-quantitativa, utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com dezesseis docentes de cursos de administração de diversas instituições de ensino do país e aplicação de cento e trinta questionários junto a alunos do último período do curso. Como resultado constatou-se que adoção de disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos alunos ainda é incipiente nas instituições de ensino superior do país. Como a valorização desses temas, entre eles responsabilidade social, projetos sociais e terceiro setor, é relativamente recente, entende-se que os reflexos dessa tendência nos cursos de administração podem ocorrer nas próximas décadas. |
id |
PUC_MG-1_b777f1f9db1d0f15e9c2df84c3901875 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5422 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
spelling |
CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137Formação em Administração. Lideranças socialmente responsáveis. Metodologias inovadoras de ensino. O objetivo deste artigo é analisar se os cursos de graduação em administração têm adotado disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos graduandos. Como revisão teórica considerou-se a literatura sobre responsabilidade social corporativa e perfis de lideranças socialmente responsáveis. Na sequência foi abordada a formação em administração no país, em termos de conteúdos e metodologias mais valorizadas nessa área. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza qualitativo-quantitativa, utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com dezesseis docentes de cursos de administração de diversas instituições de ensino do país e aplicação de cento e trinta questionários junto a alunos do último período do curso. Como resultado constatou-se que adoção de disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos alunos ainda é incipiente nas instituições de ensino superior do país. Como a valorização desses temas, entre eles responsabilidade social, projetos sociais e terceiro setor, é relativamente recente, entende-se que os reflexos dessa tendência nos cursos de administração podem ocorrer nas próximas décadas. Editora PUC Minas2014-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p13710.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 34 (2014): E&G JAN/MAR; 137-1671984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p137/6257de Oliveira, Fatima BaymaSant’Anna, Anderson de SouzaDiniz, Daniela Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5422Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:11Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
title |
CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 de Oliveira, Fatima Bayma Formação em Administração. Lideranças socialmente responsáveis. Metodologias inovadoras de ensino. de Oliveira, Fatima Bayma Formação em Administração. Lideranças socialmente responsáveis. Metodologias inovadoras de ensino. |
title_short |
CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
title_full |
CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
title_sort |
CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS? DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
author |
de Oliveira, Fatima Bayma |
author_facet |
de Oliveira, Fatima Bayma de Oliveira, Fatima Bayma Sant’Anna, Anderson de Souza Diniz, Daniela Martins Sant’Anna, Anderson de Souza Diniz, Daniela Martins |
author_role |
author |
author2 |
Sant’Anna, Anderson de Souza Diniz, Daniela Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Fatima Bayma Sant’Anna, Anderson de Souza Diniz, Daniela Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em Administração. Lideranças socialmente responsáveis. Metodologias inovadoras de ensino. |
topic |
Formação em Administração. Lideranças socialmente responsáveis. Metodologias inovadoras de ensino. |
description |
O objetivo deste artigo é analisar se os cursos de graduação em administração têm adotado disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos graduandos. Como revisão teórica considerou-se a literatura sobre responsabilidade social corporativa e perfis de lideranças socialmente responsáveis. Na sequência foi abordada a formação em administração no país, em termos de conteúdos e metodologias mais valorizadas nessa área. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza qualitativo-quantitativa, utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com dezesseis docentes de cursos de administração de diversas instituições de ensino do país e aplicação de cento e trinta questionários junto a alunos do último período do curso. Como resultado constatou-se que adoção de disciplinas e metodologias voltadas para o desenvolvimento de perfis de liderança socialmente responsáveis nos alunos ainda é incipiente nas instituições de ensino superior do país. Como a valorização desses temas, entre eles responsabilidade social, projetos sociais e terceiro setor, é relativamente recente, entende-se que os reflexos dessa tendência nos cursos de administração podem ocorrer nas próximas décadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p137 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p137/6257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 34 (2014): E&G JAN/MAR; 137-167 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1822181330291523584 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p137 |