ITINERÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p30
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Data de Publicação: | 2014 |
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Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p30 |
Resumo: | Neste artigo discute-se a formação de docentes de ensino superior e apresenta a indicação de aperfeiçoamentos possíveis na construção de competências para profissionais com nível de formação stricto sensu. O pressuposto foi de que egressos desses cursos precisam desenvolver competências para exercício de atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de desenvolvimento institucional. Foi feita inicialmente uma avaliação global da formação no Brasil, tendo sido identificado um viés de formação na maioria dos programas, por um foco centrado na formação de pesquisadores, implicando uma delegação ao segundo plano, quando muito, da preparação para as demais atividades docentes no ensino superior. A partir dessa constatação, foi explicitada uma proposta de formação de mestres e doutores com base em cinco competências: saberes teóricos (relativa ao conteúdo substantivo de Administração), saberes epistemológicos e metodológicos (para conhecimento do estado da arte e das alternativas de pesquisa em Administração), saberes de ensino (na preparação para a docência), saberes de produção escrita (para diversos gêneros produzidos por um acadêmico) e saberes de prática de pesquisa (para experiência da produção de conhecimentos). É feita a descrição de cada competência e meios possíveis de sua realização. |
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