Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Larissa Muniz R. A. dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
DOI: 10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p728-744
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231
Resumo: Este estudo pretendeu caracterizar o estresse e as habilidades sociais de docentes do ensino superior do Estado da Bahia. Ao lado disso, buscou verificar a relação existente entre esses construtos. Para tanto, aplicou o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em 152 docentes do ensino superior de instituições públicas e privadas da Bahia. Os participantes se dedicavam a diferentes áreas e, em sua maioria, pertenciam ao gênero masculino. Trinta e cinco docentes apresentaram quadros característicos das fases de resistência e quase-exaustão. Ao lado disso, evidenciou-se que os sintomas físicos foram os mais presentes, assim como um baixo repertório de habilidades sociais em “autocontrole da agressividade” e “enfrentamento e autoafirmação com risco”. Não houve diferenças significativas em habilidades sociais entre os docentes com sintomatologia de estresse e os sem sintomatologia. Dada a relevância da temática e suas implicações, ressalta-se a necessidade de novas investigações.
id PUC_MG-3_345b8b7012233a36f4d2ce122ce2565b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7231
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
spelling Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahiaensino superiorsintomas de estressehabilidades do bom professorrepertório de habilidades sociais.Este estudo pretendeu caracterizar o estresse e as habilidades sociais de docentes do ensino superior do Estado da Bahia. Ao lado disso, buscou verificar a relação existente entre esses construtos. Para tanto, aplicou o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em 152 docentes do ensino superior de instituições públicas e privadas da Bahia. Os participantes se dedicavam a diferentes áreas e, em sua maioria, pertenciam ao gênero masculino. Trinta e cinco docentes apresentaram quadros característicos das fases de resistência e quase-exaustão. Ao lado disso, evidenciou-se que os sintomas físicos foram os mais presentes, assim como um baixo repertório de habilidades sociais em “autocontrole da agressividade” e “enfrentamento e autoafirmação com risco”. Não houve diferenças significativas em habilidades sociais entre os docentes com sintomatologia de estresse e os sem sintomatologia. Dada a relevância da temática e suas implicações, ressalta-se a necessidade de novas investigações.Editora PUC Minas2018-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-officehttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/723110.5752/P.1678-9563.2017v23n2p728-744Psicologia em Revista; v. 23 n. 2 (2017): Psicologia em Revista; 728-7441678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/13470http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/15492http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/15493Copyright (c) 2018 Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Larissa Muniz R. A. dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSuehiro, Adriana Cristina BoulhoçaSantos, Larissa Muniz R. A. dos2019-09-16T03:15:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7231Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:31Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
title Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
spellingShingle Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça
ensino superior
sintomas de estresse
habilidades do bom professor
repertório de habilidades sociais.
Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça
ensino superior
sintomas de estresse
habilidades do bom professor
repertório de habilidades sociais.
title_short Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
title_full Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
title_fullStr Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
title_full_unstemmed Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
title_sort Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
author Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça
author_facet Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça
Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça
Santos, Larissa Muniz R. A. dos
Santos, Larissa Muniz R. A. dos
author_role author
author2 Santos, Larissa Muniz R. A. dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça
Santos, Larissa Muniz R. A. dos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
sintomas de estresse
habilidades do bom professor
repertório de habilidades sociais.
topic ensino superior
sintomas de estresse
habilidades do bom professor
repertório de habilidades sociais.
description Este estudo pretendeu caracterizar o estresse e as habilidades sociais de docentes do ensino superior do Estado da Bahia. Ao lado disso, buscou verificar a relação existente entre esses construtos. Para tanto, aplicou o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em 152 docentes do ensino superior de instituições públicas e privadas da Bahia. Os participantes se dedicavam a diferentes áreas e, em sua maioria, pertenciam ao gênero masculino. Trinta e cinco docentes apresentaram quadros característicos das fases de resistência e quase-exaustão. Ao lado disso, evidenciou-se que os sintomas físicos foram os mais presentes, assim como um baixo repertório de habilidades sociais em “autocontrole da agressividade” e “enfrentamento e autoafirmação com risco”. Não houve diferenças significativas em habilidades sociais entre os docentes com sintomatologia de estresse e os sem sintomatologia. Dada a relevância da temática e suas implicações, ressalta-se a necessidade de novas investigações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231
10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p728-744
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p728-744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/13470
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/15492
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/15493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Larissa Muniz R. A. dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Larissa Muniz R. A. dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.ms-office
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 23 n. 2 (2017): Psicologia em Revista; 728-744
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1822181345837711360
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p728-744