Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
DOI: | 10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p728-744 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231 |
Resumo: | Este estudo pretendeu caracterizar o estresse e as habilidades sociais de docentes do ensino superior do Estado da Bahia. Ao lado disso, buscou verificar a relação existente entre esses construtos. Para tanto, aplicou o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em 152 docentes do ensino superior de instituições públicas e privadas da Bahia. Os participantes se dedicavam a diferentes áreas e, em sua maioria, pertenciam ao gênero masculino. Trinta e cinco docentes apresentaram quadros característicos das fases de resistência e quase-exaustão. Ao lado disso, evidenciou-se que os sintomas físicos foram os mais presentes, assim como um baixo repertório de habilidades sociais em “autocontrole da agressividade” e “enfrentamento e autoafirmação com risco”. Não houve diferenças significativas em habilidades sociais entre os docentes com sintomatologia de estresse e os sem sintomatologia. Dada a relevância da temática e suas implicações, ressalta-se a necessidade de novas investigações. |
id |
PUC_MG-3_345b8b7012233a36f4d2ce122ce2565b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7231 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
spelling |
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahiaensino superiorsintomas de estressehabilidades do bom professorrepertório de habilidades sociais.Este estudo pretendeu caracterizar o estresse e as habilidades sociais de docentes do ensino superior do Estado da Bahia. Ao lado disso, buscou verificar a relação existente entre esses construtos. Para tanto, aplicou o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em 152 docentes do ensino superior de instituições públicas e privadas da Bahia. Os participantes se dedicavam a diferentes áreas e, em sua maioria, pertenciam ao gênero masculino. Trinta e cinco docentes apresentaram quadros característicos das fases de resistência e quase-exaustão. Ao lado disso, evidenciou-se que os sintomas físicos foram os mais presentes, assim como um baixo repertório de habilidades sociais em “autocontrole da agressividade” e “enfrentamento e autoafirmação com risco”. Não houve diferenças significativas em habilidades sociais entre os docentes com sintomatologia de estresse e os sem sintomatologia. Dada a relevância da temática e suas implicações, ressalta-se a necessidade de novas investigações.Editora PUC Minas2018-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-officehttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/723110.5752/P.1678-9563.2017v23n2p728-744Psicologia em Revista; v. 23 n. 2 (2017): Psicologia em Revista; 728-7441678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/13470http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/15492http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/15493Copyright (c) 2018 Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Larissa Muniz R. A. dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSuehiro, Adriana Cristina BoulhoçaSantos, Larissa Muniz R. A. dos2019-09-16T03:15:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7231Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:31Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia |
title |
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia |
spellingShingle |
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça ensino superior sintomas de estresse habilidades do bom professor repertório de habilidades sociais. Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça ensino superior sintomas de estresse habilidades do bom professor repertório de habilidades sociais. |
title_short |
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia |
title_full |
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia |
title_fullStr |
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia |
title_full_unstemmed |
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia |
title_sort |
Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia |
author |
Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça |
author_facet |
Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça Santos, Larissa Muniz R. A. dos Santos, Larissa Muniz R. A. dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Larissa Muniz R. A. dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça Santos, Larissa Muniz R. A. dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior sintomas de estresse habilidades do bom professor repertório de habilidades sociais. |
topic |
ensino superior sintomas de estresse habilidades do bom professor repertório de habilidades sociais. |
description |
Este estudo pretendeu caracterizar o estresse e as habilidades sociais de docentes do ensino superior do Estado da Bahia. Ao lado disso, buscou verificar a relação existente entre esses construtos. Para tanto, aplicou o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em 152 docentes do ensino superior de instituições públicas e privadas da Bahia. Os participantes se dedicavam a diferentes áreas e, em sua maioria, pertenciam ao gênero masculino. Trinta e cinco docentes apresentaram quadros característicos das fases de resistência e quase-exaustão. Ao lado disso, evidenciou-se que os sintomas físicos foram os mais presentes, assim como um baixo repertório de habilidades sociais em “autocontrole da agressividade” e “enfrentamento e autoafirmação com risco”. Não houve diferenças significativas em habilidades sociais entre os docentes com sintomatologia de estresse e os sem sintomatologia. Dada a relevância da temática e suas implicações, ressalta-se a necessidade de novas investigações. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231 10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p728-744 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p728-744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/13470 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/15492 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7231/15493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Larissa Muniz R. A. dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Larissa Muniz R. A. dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.ms-office |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 23 n. 2 (2017): Psicologia em Revista; 728-744 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1822181345837711360 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p728-744 |