A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIMPIO, ELIANA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MARCOS, CRISTINA MOREIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P498
Resumo: Nas últimas décadas, no Brasil, muito se tem falado sobre dificuldades relacionadas aos adolescentes e à escola. A escola tem sido palco de depredações, manifestação de comportamento hostil entre professores e alunos, o que leva a elevados índices de evasão escolar, baixo rendimento acadêmico, desmotivação para os estudos e outras consequências. O adolescente é chamado a atender a muitas demandas: do corpo em transformação; amorosas e sexuais; acadêmicas; sociais em função dos papéis que se espera que ele ocupe e outras. Por estar em processo de formação, o adolescente pode se apresentar frágil, passando a ser fonte de preocupação. Este artigo busca, através das contribuições da psicanálise, compreender as limitações dos professores, da escola e da sociedade, o contexto em que o adolescente está inserido e as relações que este estabelece com seus pares e com os professores com o objetivo de se pensar estratégias para a educação.
id PUC_MG-3_5820a0985140f013997f0ed88058c3f9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9934
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanáliseAdolescênciaeducaçãopsicanáliseatualidade.Educação e adolescência hojeNas últimas décadas, no Brasil, muito se tem falado sobre dificuldades relacionadas aos adolescentes e à escola. A escola tem sido palco de depredações, manifestação de comportamento hostil entre professores e alunos, o que leva a elevados índices de evasão escolar, baixo rendimento acadêmico, desmotivação para os estudos e outras consequências. O adolescente é chamado a atender a muitas demandas: do corpo em transformação; amorosas e sexuais; acadêmicas; sociais em função dos papéis que se espera que ele ocupe e outras. Por estar em processo de formação, o adolescente pode se apresentar frágil, passando a ser fonte de preocupação. Este artigo busca, através das contribuições da psicanálise, compreender as limitações dos professores, da escola e da sociedade, o contexto em que o adolescente está inserido e as relações que este estabelece com seus pares e com os professores com o objetivo de se pensar estratégias para a educação.Editora PUC Minas2016-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P49810.5752/P.1678-9523.2015V21N3P498Psicologia em Revista; v. 21 n. 3 (2015): Psicologia em Revista; 498-5121678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P498/9626https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOLIMPIO, ELIANAMARCOS, CRISTINA MOREIRA2016-09-15T10:56:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9934Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2016-09-15T10:56:33Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise
title A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise
spellingShingle A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise
OLIMPIO, ELIANA
Adolescência
educação
psicanálise
atualidade.
Educação e adolescência hoje
title_short A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise
title_full A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise
title_fullStr A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise
title_full_unstemmed A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise
title_sort A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise
author OLIMPIO, ELIANA
author_facet OLIMPIO, ELIANA
MARCOS, CRISTINA MOREIRA
author_role author
author2 MARCOS, CRISTINA MOREIRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIMPIO, ELIANA
MARCOS, CRISTINA MOREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
educação
psicanálise
atualidade.
Educação e adolescência hoje
topic Adolescência
educação
psicanálise
atualidade.
Educação e adolescência hoje
description Nas últimas décadas, no Brasil, muito se tem falado sobre dificuldades relacionadas aos adolescentes e à escola. A escola tem sido palco de depredações, manifestação de comportamento hostil entre professores e alunos, o que leva a elevados índices de evasão escolar, baixo rendimento acadêmico, desmotivação para os estudos e outras consequências. O adolescente é chamado a atender a muitas demandas: do corpo em transformação; amorosas e sexuais; acadêmicas; sociais em função dos papéis que se espera que ele ocupe e outras. Por estar em processo de formação, o adolescente pode se apresentar frágil, passando a ser fonte de preocupação. Este artigo busca, através das contribuições da psicanálise, compreender as limitações dos professores, da escola e da sociedade, o contexto em que o adolescente está inserido e as relações que este estabelece com seus pares e com os professores com o objetivo de se pensar estratégias para a educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P498
10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P498
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P498
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P498/9626
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 21 n. 3 (2015): Psicologia em Revista; 498-512
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273145954304