A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P498 |
Resumo: | Nas últimas décadas, no Brasil, muito se tem falado sobre dificuldades relacionadas aos adolescentes e à escola. A escola tem sido palco de depredações, manifestação de comportamento hostil entre professores e alunos, o que leva a elevados índices de evasão escolar, baixo rendimento acadêmico, desmotivação para os estudos e outras consequências. O adolescente é chamado a atender a muitas demandas: do corpo em transformação; amorosas e sexuais; acadêmicas; sociais em função dos papéis que se espera que ele ocupe e outras. Por estar em processo de formação, o adolescente pode se apresentar frágil, passando a ser fonte de preocupação. Este artigo busca, através das contribuições da psicanálise, compreender as limitações dos professores, da escola e da sociedade, o contexto em que o adolescente está inserido e as relações que este estabelece com seus pares e com os professores com o objetivo de se pensar estratégias para a educação. |
id |
PUC_MG-3_5820a0985140f013997f0ed88058c3f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9934 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanáliseAdolescênciaeducaçãopsicanáliseatualidade.Educação e adolescência hojeNas últimas décadas, no Brasil, muito se tem falado sobre dificuldades relacionadas aos adolescentes e à escola. A escola tem sido palco de depredações, manifestação de comportamento hostil entre professores e alunos, o que leva a elevados índices de evasão escolar, baixo rendimento acadêmico, desmotivação para os estudos e outras consequências. O adolescente é chamado a atender a muitas demandas: do corpo em transformação; amorosas e sexuais; acadêmicas; sociais em função dos papéis que se espera que ele ocupe e outras. Por estar em processo de formação, o adolescente pode se apresentar frágil, passando a ser fonte de preocupação. Este artigo busca, através das contribuições da psicanálise, compreender as limitações dos professores, da escola e da sociedade, o contexto em que o adolescente está inserido e as relações que este estabelece com seus pares e com os professores com o objetivo de se pensar estratégias para a educação.Editora PUC Minas2016-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P49810.5752/P.1678-9523.2015V21N3P498Psicologia em Revista; v. 21 n. 3 (2015): Psicologia em Revista; 498-5121678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P498/9626https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOLIMPIO, ELIANAMARCOS, CRISTINA MOREIRA2016-09-15T10:56:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9934Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2016-09-15T10:56:33Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise |
title |
A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise |
spellingShingle |
A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise OLIMPIO, ELIANA Adolescência educação psicanálise atualidade. Educação e adolescência hoje |
title_short |
A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise |
title_full |
A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise |
title_fullStr |
A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise |
title_full_unstemmed |
A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise |
title_sort |
A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise |
author |
OLIMPIO, ELIANA |
author_facet |
OLIMPIO, ELIANA MARCOS, CRISTINA MOREIRA |
author_role |
author |
author2 |
MARCOS, CRISTINA MOREIRA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIMPIO, ELIANA MARCOS, CRISTINA MOREIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência educação psicanálise atualidade. Educação e adolescência hoje |
topic |
Adolescência educação psicanálise atualidade. Educação e adolescência hoje |
description |
Nas últimas décadas, no Brasil, muito se tem falado sobre dificuldades relacionadas aos adolescentes e à escola. A escola tem sido palco de depredações, manifestação de comportamento hostil entre professores e alunos, o que leva a elevados índices de evasão escolar, baixo rendimento acadêmico, desmotivação para os estudos e outras consequências. O adolescente é chamado a atender a muitas demandas: do corpo em transformação; amorosas e sexuais; acadêmicas; sociais em função dos papéis que se espera que ele ocupe e outras. Por estar em processo de formação, o adolescente pode se apresentar frágil, passando a ser fonte de preocupação. Este artigo busca, através das contribuições da psicanálise, compreender as limitações dos professores, da escola e da sociedade, o contexto em que o adolescente está inserido e as relações que este estabelece com seus pares e com os professores com o objetivo de se pensar estratégias para a educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P498 10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P498 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P498 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N3P498/9626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 21 n. 3 (2015): Psicologia em Revista; 498-512 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688273145954304 |