Processos de identidade social e exclusão racial na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p507 |
Resumo: | A reflexão teórica sobre os processos de exclusão racial na construçãoda identidade das crianças negras no Brasil ainda é escassa. Este estudoproblematiza sobre as possíveis consequências da discriminação racial naconstrução da identidade em crianças e adolescentes. Foram realizadasentrevistas semiestruturadas com 161 crianças, com idades entre 9 e 12anos, em uma escola da rede pública. Como material de estímulo, foramutilizadas figuras de “crianças” brancas, morenas e negras, elaboradascom base em traços estereotipados, pelas quais se questionou sobreautocategorização e preferência raciais. Observou-se uma tendência dascrianças ao autobranqueamento e uma atribuição às figuras brancas comotendo características socialmente favoráveis (beleza e comunicabilidade)e, às figuras morenas e negras, como tendo características desfavoráveissocialmente (desonestidade), como símbolo de preferência racial. |
id |
PUC_MG-3_64b173959b569b9d4b19cfcf9efdb1a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5362 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de identidade social e exclusão racial na infância-A reflexão teórica sobre os processos de exclusão racial na construçãoda identidade das crianças negras no Brasil ainda é escassa. Este estudoproblematiza sobre as possíveis consequências da discriminação racial naconstrução da identidade em crianças e adolescentes. Foram realizadasentrevistas semiestruturadas com 161 crianças, com idades entre 9 e 12anos, em uma escola da rede pública. Como material de estímulo, foramutilizadas figuras de “crianças” brancas, morenas e negras, elaboradascom base em traços estereotipados, pelas quais se questionou sobreautocategorização e preferência raciais. Observou-se uma tendência dascrianças ao autobranqueamento e uma atribuição às figuras brancas comotendo características socialmente favoráveis (beleza e comunicabilidade)e, às figuras morenas e negras, como tendo características desfavoráveissocialmente (desonestidade), como símbolo de preferência racial.Editora PUC Minas2013-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p50710.5752/P.1678-9563.2012v18n3p507Psicologia em Revista; v. 18 n. 3 (2012): PSICOLOGIA EM REVISTA; 507-5261678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p507/5272de Oliveira Máximo, Thaís Augusta CunhaRodriguez Larrain, Leoncio Francisco CaminoNunes, Aline Vieira de LimaBezerra Lins, Samuel Lincolninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:36:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5362Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:36:11Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de identidade social e exclusão racial na infância |
title |
Processos de identidade social e exclusão racial na infância |
spellingShingle |
Processos de identidade social e exclusão racial na infância de Oliveira Máximo, Thaís Augusta Cunha - |
title_short |
Processos de identidade social e exclusão racial na infância |
title_full |
Processos de identidade social e exclusão racial na infância |
title_fullStr |
Processos de identidade social e exclusão racial na infância |
title_full_unstemmed |
Processos de identidade social e exclusão racial na infância |
title_sort |
Processos de identidade social e exclusão racial na infância |
author |
de Oliveira Máximo, Thaís Augusta Cunha |
author_facet |
de Oliveira Máximo, Thaís Augusta Cunha Rodriguez Larrain, Leoncio Francisco Camino Nunes, Aline Vieira de Lima Bezerra Lins, Samuel Lincoln |
author_role |
author |
author2 |
Rodriguez Larrain, Leoncio Francisco Camino Nunes, Aline Vieira de Lima Bezerra Lins, Samuel Lincoln |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Máximo, Thaís Augusta Cunha Rodriguez Larrain, Leoncio Francisco Camino Nunes, Aline Vieira de Lima Bezerra Lins, Samuel Lincoln |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- |
topic |
- |
description |
A reflexão teórica sobre os processos de exclusão racial na construçãoda identidade das crianças negras no Brasil ainda é escassa. Este estudoproblematiza sobre as possíveis consequências da discriminação racial naconstrução da identidade em crianças e adolescentes. Foram realizadasentrevistas semiestruturadas com 161 crianças, com idades entre 9 e 12anos, em uma escola da rede pública. Como material de estímulo, foramutilizadas figuras de “crianças” brancas, morenas e negras, elaboradascom base em traços estereotipados, pelas quais se questionou sobreautocategorização e preferência raciais. Observou-se uma tendência dascrianças ao autobranqueamento e uma atribuição às figuras brancas comotendo características socialmente favoráveis (beleza e comunicabilidade)e, às figuras morenas e negras, como tendo características desfavoráveissocialmente (desonestidade), como símbolo de preferência racial. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p507 10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p507 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p507 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p507/5272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 18 n. 3 (2012): PSICOLOGIA EM REVISTA; 507-526 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272382590976 |