Processos de identidade social e exclusão racial na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Máximo, Thaís Augusta Cunha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodriguez Larrain, Leoncio Francisco Camino, Nunes, Aline Vieira de Lima, Bezerra Lins, Samuel Lincoln
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2012v18n3p507
Resumo: A reflexão teórica sobre os processos de exclusão racial na construçãoda identidade das crianças negras no Brasil ainda é escassa. Este estudoproblematiza sobre as possíveis consequências da discriminação racial naconstrução da identidade em crianças e adolescentes. Foram realizadasentrevistas semiestruturadas com 161 crianças, com idades entre 9 e 12anos, em uma escola da rede pública. Como material de estímulo, foramutilizadas figuras de “crianças” brancas, morenas e negras, elaboradascom base em traços estereotipados, pelas quais se questionou sobreautocategorização e preferência raciais. Observou-se uma tendência dascrianças ao autobranqueamento e uma atribuição às figuras brancas comotendo características socialmente favoráveis (beleza e comunicabilidade)e, às figuras morenas e negras, como tendo características desfavoráveissocialmente (desonestidade), como símbolo de preferência racial.
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