Convivendo no intervalo: relacionamento interpessoal de crianças em comerciais de televisão voltados para o público infantil
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/263 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar a natureza dos relacionamentos interpessoais entre crianças, retratados em comerciais de televisão veiculados por uma emissora de TV por assinatura destinada ao público infantil. A partir da análise de 98 horas de gravação em vídeo (uma semana de programação), foram identificados 46 comerciais diferentes, apresentando alguma forma de relacionamento interpessoal em 36 deles. Foram identificados os cenários desses relacionamentos, as atividades executadas pelas crianças, bem como as principais dimensões psicossociais de suas interações ou relacionamento com pares e familiares. Os comerciais enfatizam o lado positivo dos relacionamentos. Episódios de conflito e competição foram tratados com leveza e bom humor. Os produtos anunciados funcionaram como mediadores e facilitadores desses relacionamentos. Pode-se presumir que os relacionamentos presentes nos comerciais, assim como no resto da programação, possam servir de referência para os relacionamentos da criança. |
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Convivendo no intervalo: relacionamento interpessoal de crianças em comerciais de televisão voltados para o público infantilLiving together in the break: children’s personal relationships in TV commercials addressed to childrenRelacionamento interpessoalCriançaPublicidadeTV.Este trabalho teve por objetivo analisar a natureza dos relacionamentos interpessoais entre crianças, retratados em comerciais de televisão veiculados por uma emissora de TV por assinatura destinada ao público infantil. A partir da análise de 98 horas de gravação em vídeo (uma semana de programação), foram identificados 46 comerciais diferentes, apresentando alguma forma de relacionamento interpessoal em 36 deles. Foram identificados os cenários desses relacionamentos, as atividades executadas pelas crianças, bem como as principais dimensões psicossociais de suas interações ou relacionamento com pares e familiares. Os comerciais enfatizam o lado positivo dos relacionamentos. Episódios de conflito e competição foram tratados com leveza e bom humor. Os produtos anunciados funcionaram como mediadores e facilitadores desses relacionamentos. Pode-se presumir que os relacionamentos presentes nos comerciais, assim como no resto da programação, possam servir de referência para os relacionamentos da criança.Editora PUC Minas2008-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/263Psicologia em Revista; v. 13 n. 1 (2007): Psicologia em Revista; 107-1221678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/263/272Moura, Luciana TelesGarcia, Agnaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/263Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:46Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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