Convivendo no intervalo: relacionamento interpessoal de crianças em comerciais de televisão voltados para o público infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Luciana Teles
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Garcia, Agnaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/263
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a natureza dos relacionamentos interpessoais entre crianças, retratados em comerciais de televisão veiculados por uma emissora de TV por assinatura destinada ao público infantil. A partir da análise de 98 horas de gravação em vídeo (uma semana de programação), foram identificados 46 comerciais diferentes, apresentando alguma forma de relacionamento interpessoal em 36 deles. Foram identificados os cenários desses relacionamentos, as atividades executadas pelas crianças, bem como as principais dimensões psicossociais de suas interações ou relacionamento com pares e familiares. Os comerciais enfatizam o lado positivo dos relacionamentos. Episódios de conflito e competição foram tratados com leveza e bom humor. Os produtos anunciados funcionaram como mediadores e facilitadores desses relacionamentos. Pode-se presumir que os relacionamentos presentes nos comerciais, assim como no resto da programação, possam servir de referência para os relacionamentos da criança.
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