NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Tatiana Péret
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p449
Resumo: O presente trabalho busca abordar o uso de novas tecnologias no ensino superior com enfoque para a área de saúde, que conta com pouco aporte teórico sobre o tema. Para tanto apresenta uma revisão de literatura acerca do modelo TP(A)CK, ferramenta que possibilita o emprego de novas tecnologias no ensino, as atuais formas de letramento que surgem em meio a esse contexto e desafios e possibilidades de uso do M-learning na educação. Percebe-se que apesar das grandes vantagens e oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias, ainda são fortes certos traços do ensino tradicional em nossa cultura. O advento da Internet veio contribuir para a configuração de práticas sociais e eventos de letramento inéditos. Os dispositivos hoje disponibilizados pela rede digital de comunicação possibilitam a criação de formas sociais inovadoras que só surgem pelo uso intenso das novas tecnologias. Para lidar com todo este arsenal de maneira a contribuir com o crescimento global do aluno é preciso que os professores tenham uma formação que os permita conduzir o processo de modo apropriado. Mesmo se sentindo preparados, não devem se acomodar e buscar compartilhar experiências de sucesso. Cabe às instituições de ensino, por sua vez, prover meios necessários para o acesso adequado à tecnologia.
id PUC_MINS-2_f88ce189997c79aa422c420fe80f58ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11827
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDEeducação em saúdenovas tecnologiasTP(A)CKnovos letramentosm-learningNovas tecnologias no ensino superior em saúdeO presente trabalho busca abordar o uso de novas tecnologias no ensino superior com enfoque para a área de saúde, que conta com pouco aporte teórico sobre o tema. Para tanto apresenta uma revisão de literatura acerca do modelo TP(A)CK, ferramenta que possibilita o emprego de novas tecnologias no ensino, as atuais formas de letramento que surgem em meio a esse contexto e desafios e possibilidades de uso do M-learning na educação. Percebe-se que apesar das grandes vantagens e oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias, ainda são fortes certos traços do ensino tradicional em nossa cultura. O advento da Internet veio contribuir para a configuração de práticas sociais e eventos de letramento inéditos. Os dispositivos hoje disponibilizados pela rede digital de comunicação possibilitam a criação de formas sociais inovadoras que só surgem pelo uso intenso das novas tecnologias. Para lidar com todo este arsenal de maneira a contribuir com o crescimento global do aluno é preciso que os professores tenham uma formação que os permita conduzir o processo de modo apropriado. Mesmo se sentindo preparados, não devem se acomodar e buscar compartilhar experiências de sucesso. Cabe às instituições de ensino, por sua vez, prover meios necessários para o acesso adequado à tecnologia.PUC Minas2017-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p44910.5752/P.2236-0603.2016v6n12p449Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 449-4682236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p449/11705Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Tatiana Péret2019-11-04T18:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11827Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:31:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
title NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
spellingShingle NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
Barbosa, Tatiana Péret
educação em saúde
novas tecnologias
TP(A)CK
novos letramentos
m-learning
Novas tecnologias no ensino superior em saúde
title_short NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
title_full NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
title_fullStr NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
title_full_unstemmed NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
title_sort NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
author Barbosa, Tatiana Péret
author_facet Barbosa, Tatiana Péret
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Tatiana Péret
dc.subject.por.fl_str_mv educação em saúde
novas tecnologias
TP(A)CK
novos letramentos
m-learning
Novas tecnologias no ensino superior em saúde
topic educação em saúde
novas tecnologias
TP(A)CK
novos letramentos
m-learning
Novas tecnologias no ensino superior em saúde
description O presente trabalho busca abordar o uso de novas tecnologias no ensino superior com enfoque para a área de saúde, que conta com pouco aporte teórico sobre o tema. Para tanto apresenta uma revisão de literatura acerca do modelo TP(A)CK, ferramenta que possibilita o emprego de novas tecnologias no ensino, as atuais formas de letramento que surgem em meio a esse contexto e desafios e possibilidades de uso do M-learning na educação. Percebe-se que apesar das grandes vantagens e oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias, ainda são fortes certos traços do ensino tradicional em nossa cultura. O advento da Internet veio contribuir para a configuração de práticas sociais e eventos de letramento inéditos. Os dispositivos hoje disponibilizados pela rede digital de comunicação possibilitam a criação de formas sociais inovadoras que só surgem pelo uso intenso das novas tecnologias. Para lidar com todo este arsenal de maneira a contribuir com o crescimento global do aluno é preciso que os professores tenham uma formação que os permita conduzir o processo de modo apropriado. Mesmo se sentindo preparados, não devem se acomodar e buscar compartilhar experiências de sucesso. Cabe às instituições de ensino, por sua vez, prover meios necessários para o acesso adequado à tecnologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p449
10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p449
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p449
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p449/11705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 449-468
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126046637817856