NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Percurso Acadêmico |
Texto Completo: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p449 |
Resumo: | O presente trabalho busca abordar o uso de novas tecnologias no ensino superior com enfoque para a área de saúde, que conta com pouco aporte teórico sobre o tema. Para tanto apresenta uma revisão de literatura acerca do modelo TP(A)CK, ferramenta que possibilita o emprego de novas tecnologias no ensino, as atuais formas de letramento que surgem em meio a esse contexto e desafios e possibilidades de uso do M-learning na educação. Percebe-se que apesar das grandes vantagens e oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias, ainda são fortes certos traços do ensino tradicional em nossa cultura. O advento da Internet veio contribuir para a configuração de práticas sociais e eventos de letramento inéditos. Os dispositivos hoje disponibilizados pela rede digital de comunicação possibilitam a criação de formas sociais inovadoras que só surgem pelo uso intenso das novas tecnologias. Para lidar com todo este arsenal de maneira a contribuir com o crescimento global do aluno é preciso que os professores tenham uma formação que os permita conduzir o processo de modo apropriado. Mesmo se sentindo preparados, não devem se acomodar e buscar compartilhar experiências de sucesso. Cabe às instituições de ensino, por sua vez, prover meios necessários para o acesso adequado à tecnologia. |
id |
PUC_MINS-2_f88ce189997c79aa422c420fe80f58ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11827 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-2 |
network_name_str |
Percurso Acadêmico |
repository_id_str |
|
spelling |
NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDEeducação em saúdenovas tecnologiasTP(A)CKnovos letramentosm-learningNovas tecnologias no ensino superior em saúdeO presente trabalho busca abordar o uso de novas tecnologias no ensino superior com enfoque para a área de saúde, que conta com pouco aporte teórico sobre o tema. Para tanto apresenta uma revisão de literatura acerca do modelo TP(A)CK, ferramenta que possibilita o emprego de novas tecnologias no ensino, as atuais formas de letramento que surgem em meio a esse contexto e desafios e possibilidades de uso do M-learning na educação. Percebe-se que apesar das grandes vantagens e oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias, ainda são fortes certos traços do ensino tradicional em nossa cultura. O advento da Internet veio contribuir para a configuração de práticas sociais e eventos de letramento inéditos. Os dispositivos hoje disponibilizados pela rede digital de comunicação possibilitam a criação de formas sociais inovadoras que só surgem pelo uso intenso das novas tecnologias. Para lidar com todo este arsenal de maneira a contribuir com o crescimento global do aluno é preciso que os professores tenham uma formação que os permita conduzir o processo de modo apropriado. Mesmo se sentindo preparados, não devem se acomodar e buscar compartilhar experiências de sucesso. Cabe às instituições de ensino, por sua vez, prover meios necessários para o acesso adequado à tecnologia.PUC Minas2017-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p44910.5752/P.2236-0603.2016v6n12p449Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 449-4682236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p449/11705Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Tatiana Péret2019-11-04T18:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11827Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:31:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE |
title |
NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE |
spellingShingle |
NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE Barbosa, Tatiana Péret educação em saúde novas tecnologias TP(A)CK novos letramentos m-learning Novas tecnologias no ensino superior em saúde |
title_short |
NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE |
title_full |
NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE |
title_fullStr |
NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE |
title_full_unstemmed |
NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE |
title_sort |
NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE |
author |
Barbosa, Tatiana Péret |
author_facet |
Barbosa, Tatiana Péret |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Tatiana Péret |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em saúde novas tecnologias TP(A)CK novos letramentos m-learning Novas tecnologias no ensino superior em saúde |
topic |
educação em saúde novas tecnologias TP(A)CK novos letramentos m-learning Novas tecnologias no ensino superior em saúde |
description |
O presente trabalho busca abordar o uso de novas tecnologias no ensino superior com enfoque para a área de saúde, que conta com pouco aporte teórico sobre o tema. Para tanto apresenta uma revisão de literatura acerca do modelo TP(A)CK, ferramenta que possibilita o emprego de novas tecnologias no ensino, as atuais formas de letramento que surgem em meio a esse contexto e desafios e possibilidades de uso do M-learning na educação. Percebe-se que apesar das grandes vantagens e oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias, ainda são fortes certos traços do ensino tradicional em nossa cultura. O advento da Internet veio contribuir para a configuração de práticas sociais e eventos de letramento inéditos. Os dispositivos hoje disponibilizados pela rede digital de comunicação possibilitam a criação de formas sociais inovadoras que só surgem pelo uso intenso das novas tecnologias. Para lidar com todo este arsenal de maneira a contribuir com o crescimento global do aluno é preciso que os professores tenham uma formação que os permita conduzir o processo de modo apropriado. Mesmo se sentindo preparados, não devem se acomodar e buscar compartilhar experiências de sucesso. Cabe às instituições de ensino, por sua vez, prover meios necessários para o acesso adequado à tecnologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p449 10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p449 |
url |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p449 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p449/11705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 449-468 2236-0603 reponame:Percurso Acadêmico instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Percurso Acadêmico |
collection |
Percurso Acadêmico |
repository.name.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||percursoacademico.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1799126046637817856 |