O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1513 |
Resumo: | A crescente utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para suporte do processo de ensino/aprendizagem leva ao surgimento da necessidade de um serviço de apoio a todos os participantes deste processo. Este suporte deve ajudar a aproveitar as potencialidades disponíveis e prevenir as dificuldades que vão sendo sentidas com a utilização dos meios disponíveis. Este trabalho tem como intuito dar a conhecer o modo como são planeados os sítios das disciplinas que, no contexto da Universidade de Aveiro (UA), utilizam a plataforma de e-Learning. Adicionalmente, pretende-se indagar se é seguido algum modelo de ambiente de e-Learning (AE) e conhecer quais as necessidades de suporte sentidas pelos docentes (decorrentes desses planeamentos). Para perceber a forma como os sítios das disciplinas são planeados e as reais necessidades de suporte, foi realizada uma recolha de dados, com base num conjunto de instrumentos: questionários; e observação dos sítios das disciplinas existentes na plataforma de e-Learning; e estudo documental. Os instrumentos utilizados foram elaborados tendo em conta um referencial, desenvolvido com os objectivos de perceber como são planeados os sítios das disciplinas na plataforma; quais as necessidades de suporte daí decorrentes; e qual a opinião dos utilizadores sobre a estrutura de suporte. Na elaboração do referencial foram tidos em conta dois modelos teóricos de ambientes de e- Learning, cujos autores são Badrul Khan e Marguerita Lynch. É da sistematização dos múltiplos factores apresentados pelos dois autores que foi proposto um referencial e aplicado ao caso da UA. Com este trabalho procurou-se igualmente estudar, divulgar e sugerir uma adequação da estrutura de suporte ao e-Learning, na Universidade de Aveiro, às necessidades referenciadas durante o processo de recolha de dados. Através da recolha e análise dos dados é possível concluir que a estrutura de suporte ao e-Learning da Universidade de Aveiro necessita de efectuar algumas adaptações respondendo às necessidades levantadas pelos utilizadores, promovendo, entre outros, uma maior divulgação dos produtos e serviços e difusão de boas práticas para o e-Learning. Uma conclusão adicional é o facto de não ser seguido um modelo de AE pelos docentes aquando do planeamento dos sítios das disciplinas. ABSTRACT: The increasing use of information and communication technologies (ICT) for the education process implies a growing necessity for a help desk that supports service to all involved community. This support service must help users to take advantage of current functionalities and prevent difficulties, derived from using the e-Learning platform. The purpose for this work is to know how courses sites are planned in the e- Learning platform at University of Aveiro. Such study was conducted to inquire if some e-Learning environment model is followed and which are the support requirements felt by teachers doing that planning. To perceive the way course sites are planned and support their needs, a data gathering was performed, based on the use of questionnaires; observation of course sites on the e-Learning platform, and documental analysis. The data gathering was conducted taking into account a referential with the following objectives: how course sites are implemented in the platform; which are the support needs that derive from that implementation; and which are the user opinions regarding the support structure. Two theoretical e-Learning environment models from authors Badrul Khan and Marguerita Lynch had been considered to the referential elaboration. Based on those models, a merge of the most important factors were considered and composed the referential. Additionally this work intended to study, and suggest an adequacy of the university e-Learning support structure, to the referred requirements during the data collection process. Through the data collection and its subsequent analysis, it’s possible to conclude that the university e-Learning support structure should implement some adaptations answering user requirements. Also, it must promote, among others, a better diffusion of available products, services and e-Learning best practices. An additional conclusion is the fact that teachers do not make use of any e-Learning environment model during course site planning. |
id |
RCAP_4ef6a4dc8cc5f7942a70da7a087fb991 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1513 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de casoTecnologia educativaE-learningNovas tecnologias da comunicaçãoEnsino superiorA crescente utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para suporte do processo de ensino/aprendizagem leva ao surgimento da necessidade de um serviço de apoio a todos os participantes deste processo. Este suporte deve ajudar a aproveitar as potencialidades disponíveis e prevenir as dificuldades que vão sendo sentidas com a utilização dos meios disponíveis. Este trabalho tem como intuito dar a conhecer o modo como são planeados os sítios das disciplinas que, no contexto da Universidade de Aveiro (UA), utilizam a plataforma de e-Learning. Adicionalmente, pretende-se indagar se é seguido algum modelo de ambiente de e-Learning (AE) e conhecer quais as necessidades de suporte sentidas pelos docentes (decorrentes desses planeamentos). Para perceber a forma como os sítios das disciplinas são planeados e as reais necessidades de suporte, foi realizada uma recolha de dados, com base num conjunto de instrumentos: questionários; e observação dos sítios das disciplinas existentes na plataforma de e-Learning; e estudo documental. Os instrumentos utilizados foram elaborados tendo em conta um referencial, desenvolvido com os objectivos de perceber como são planeados os sítios das disciplinas na plataforma; quais as necessidades de suporte daí decorrentes; e qual a opinião dos utilizadores sobre a estrutura de suporte. Na elaboração do referencial foram tidos em conta dois modelos teóricos de ambientes de e- Learning, cujos autores são Badrul Khan e Marguerita Lynch. É da sistematização dos múltiplos factores apresentados pelos dois autores que foi proposto um referencial e aplicado ao caso da UA. Com este trabalho procurou-se igualmente estudar, divulgar e sugerir uma adequação da estrutura de suporte ao e-Learning, na Universidade de Aveiro, às necessidades referenciadas durante o processo de recolha de dados. Através da recolha e análise dos dados é possível concluir que a estrutura de suporte ao e-Learning da Universidade de Aveiro necessita de efectuar algumas adaptações respondendo às necessidades levantadas pelos utilizadores, promovendo, entre outros, uma maior divulgação dos produtos e serviços e difusão de boas práticas para o e-Learning. Uma conclusão adicional é o facto de não ser seguido um modelo de AE pelos docentes aquando do planeamento dos sítios das disciplinas. ABSTRACT: The increasing use of information and communication technologies (ICT) for the education process implies a growing necessity for a help desk that supports service to all involved community. This support service must help users to take advantage of current functionalities and prevent difficulties, derived from using the e-Learning platform. The purpose for this work is to know how courses sites are planned in the e- Learning platform at University of Aveiro. Such study was conducted to inquire if some e-Learning environment model is followed and which are the support requirements felt by teachers doing that planning. To perceive the way course sites are planned and support their needs, a data gathering was performed, based on the use of questionnaires; observation of course sites on the e-Learning platform, and documental analysis. The data gathering was conducted taking into account a referential with the following objectives: how course sites are implemented in the platform; which are the support needs that derive from that implementation; and which are the user opinions regarding the support structure. Two theoretical e-Learning environment models from authors Badrul Khan and Marguerita Lynch had been considered to the referential elaboration. Based on those models, a merge of the most important factors were considered and composed the referential. Additionally this work intended to study, and suggest an adequacy of the university e-Learning support structure, to the referred requirements during the data collection process. Through the data collection and its subsequent analysis, it’s possible to conclude that the university e-Learning support structure should implement some adaptations answering user requirements. Also, it must promote, among others, a better diffusion of available products, services and e-Learning best practices. An additional conclusion is the fact that teachers do not make use of any e-Learning environment model during course site planning.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:42:24Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1513porAzevedo, Susana Maria Labrincha deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:29Zoai:ria.ua.pt:10773/1513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:10.015351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso |
title |
O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso |
spellingShingle |
O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso Azevedo, Susana Maria Labrincha de Tecnologia educativa E-learning Novas tecnologias da comunicação Ensino superior |
title_short |
O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso |
title_full |
O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso |
title_fullStr |
O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso |
title_sort |
O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso |
author |
Azevedo, Susana Maria Labrincha de |
author_facet |
Azevedo, Susana Maria Labrincha de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Susana Maria Labrincha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educativa E-learning Novas tecnologias da comunicação Ensino superior |
topic |
Tecnologia educativa E-learning Novas tecnologias da comunicação Ensino superior |
description |
A crescente utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para suporte do processo de ensino/aprendizagem leva ao surgimento da necessidade de um serviço de apoio a todos os participantes deste processo. Este suporte deve ajudar a aproveitar as potencialidades disponíveis e prevenir as dificuldades que vão sendo sentidas com a utilização dos meios disponíveis. Este trabalho tem como intuito dar a conhecer o modo como são planeados os sítios das disciplinas que, no contexto da Universidade de Aveiro (UA), utilizam a plataforma de e-Learning. Adicionalmente, pretende-se indagar se é seguido algum modelo de ambiente de e-Learning (AE) e conhecer quais as necessidades de suporte sentidas pelos docentes (decorrentes desses planeamentos). Para perceber a forma como os sítios das disciplinas são planeados e as reais necessidades de suporte, foi realizada uma recolha de dados, com base num conjunto de instrumentos: questionários; e observação dos sítios das disciplinas existentes na plataforma de e-Learning; e estudo documental. Os instrumentos utilizados foram elaborados tendo em conta um referencial, desenvolvido com os objectivos de perceber como são planeados os sítios das disciplinas na plataforma; quais as necessidades de suporte daí decorrentes; e qual a opinião dos utilizadores sobre a estrutura de suporte. Na elaboração do referencial foram tidos em conta dois modelos teóricos de ambientes de e- Learning, cujos autores são Badrul Khan e Marguerita Lynch. É da sistematização dos múltiplos factores apresentados pelos dois autores que foi proposto um referencial e aplicado ao caso da UA. Com este trabalho procurou-se igualmente estudar, divulgar e sugerir uma adequação da estrutura de suporte ao e-Learning, na Universidade de Aveiro, às necessidades referenciadas durante o processo de recolha de dados. Através da recolha e análise dos dados é possível concluir que a estrutura de suporte ao e-Learning da Universidade de Aveiro necessita de efectuar algumas adaptações respondendo às necessidades levantadas pelos utilizadores, promovendo, entre outros, uma maior divulgação dos produtos e serviços e difusão de boas práticas para o e-Learning. Uma conclusão adicional é o facto de não ser seguido um modelo de AE pelos docentes aquando do planeamento dos sítios das disciplinas. ABSTRACT: The increasing use of information and communication technologies (ICT) for the education process implies a growing necessity for a help desk that supports service to all involved community. This support service must help users to take advantage of current functionalities and prevent difficulties, derived from using the e-Learning platform. The purpose for this work is to know how courses sites are planned in the e- Learning platform at University of Aveiro. Such study was conducted to inquire if some e-Learning environment model is followed and which are the support requirements felt by teachers doing that planning. To perceive the way course sites are planned and support their needs, a data gathering was performed, based on the use of questionnaires; observation of course sites on the e-Learning platform, and documental analysis. The data gathering was conducted taking into account a referential with the following objectives: how course sites are implemented in the platform; which are the support needs that derive from that implementation; and which are the user opinions regarding the support structure. Two theoretical e-Learning environment models from authors Badrul Khan and Marguerita Lynch had been considered to the referential elaboration. Based on those models, a merge of the most important factors were considered and composed the referential. Additionally this work intended to study, and suggest an adequacy of the university e-Learning support structure, to the referred requirements during the data collection process. Through the data collection and its subsequent analysis, it’s possible to conclude that the university e-Learning support structure should implement some adaptations answering user requirements. Also, it must promote, among others, a better diffusion of available products, services and e-Learning best practices. An additional conclusion is the fact that teachers do not make use of any e-Learning environment model during course site planning. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2011-04-19T13:42:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1513 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137451441127424 |