OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6744 |
Resumo: | O presente artigo visa desenvolver uma análise sobre inclusão/exclusão, com o objetivo de compreender os princípios teóricos ou conceituais da Educação Inclusiva nas políticas públicas na contemporaneidade. Observamos que, por se tratar de um binômio, os pares inclusão/exclusão não podem ser pensados de forma antagônica, por sua oposição, já que ambos fazem parte de uma mesma rede de poder. Discutiremos este tema levando em conta os diferentes aspectos sob o qual ele pode ser visto: o econômico- social, o étnico-racial, o de gênero, bem como o das pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isso apresentaremos a abordagem de alguns pensadores e estudiosos sobre o assunto, sobretudo a de Foucault, nosso principal alvo de interesse. |
id |
PUC_MINS-5_f0071fb948a52d3259ed73a3c94087e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6744 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-5 |
network_name_str |
Interações (Uberlândia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTILInclusão/Exclusão. Educação. Racionalidade/Subjetividade.O presente artigo visa desenvolver uma análise sobre inclusão/exclusão, com o objetivo de compreender os princípios teóricos ou conceituais da Educação Inclusiva nas políticas públicas na contemporaneidade. Observamos que, por se tratar de um binômio, os pares inclusão/exclusão não podem ser pensados de forma antagônica, por sua oposição, já que ambos fazem parte de uma mesma rede de poder. Discutiremos este tema levando em conta os diferentes aspectos sob o qual ele pode ser visto: o econômico- social, o étnico-racial, o de gênero, bem como o das pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isso apresentaremos a abordagem de alguns pensadores e estudiosos sobre o assunto, sobretudo a de Foucault, nosso principal alvo de interesse.Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2014-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6744INTERAÇÕES; Vol 2 No 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 185-200INTERAÇÕES; Vol. 2 Núm. 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 185-200INTERAÇÕES; v. 2 n. 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 185-2001983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6744/6169Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessKamimura, Ana Lúcia Martins2021-02-12T05:09:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6744Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:09:12Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL |
title |
OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL |
spellingShingle |
OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL Kamimura, Ana Lúcia Martins Inclusão/Exclusão. Educação. Racionalidade/Subjetividade. |
title_short |
OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL |
title_full |
OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL |
title_fullStr |
OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL |
title_full_unstemmed |
OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL |
title_sort |
OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL |
author |
Kamimura, Ana Lúcia Martins |
author_facet |
Kamimura, Ana Lúcia Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kamimura, Ana Lúcia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão/Exclusão. Educação. Racionalidade/Subjetividade. |
topic |
Inclusão/Exclusão. Educação. Racionalidade/Subjetividade. |
description |
O presente artigo visa desenvolver uma análise sobre inclusão/exclusão, com o objetivo de compreender os princípios teóricos ou conceituais da Educação Inclusiva nas políticas públicas na contemporaneidade. Observamos que, por se tratar de um binômio, os pares inclusão/exclusão não podem ser pensados de forma antagônica, por sua oposição, já que ambos fazem parte de uma mesma rede de poder. Discutiremos este tema levando em conta os diferentes aspectos sob o qual ele pode ser visto: o econômico- social, o étnico-racial, o de gênero, bem como o das pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isso apresentaremos a abordagem de alguns pensadores e estudiosos sobre o assunto, sobretudo a de Foucault, nosso principal alvo de interesse. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6744 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6744/6169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
INTERAÇÕES; Vol 2 No 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 185-200 INTERAÇÕES; Vol. 2 Núm. 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 185-200 INTERAÇÕES; v. 2 n. 2 (2007): Dossiê: Educação e Contexto; 185-200 1983-2478 reponame:Interações (Uberlândia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Interações (Uberlândia. Online) |
collection |
Interações (Uberlândia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interacoes.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1798321139106185216 |