Inclusão versus exclusão considerar as diferenças para qualificar a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolentino, Eleonara Pimentel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4546
Resumo: A Educação Especial nas escolas brasileiras está sendo muito discutida pelo fato de causar um grande impacto nos métodos convencionais de ensino. As crianças com necessidades educativas especiais buscam seus espaços, seus direitos de aprendizagem e elas e suas famílias tentam fazer valer as Leis que as asseguram. Infelizmente, nem sempre as Leis se cumprem e esses direitos não são garantidos, esta afirmação foi constatada com a realização de um estudo de caso. Foi investigada a vida escolar de um menino com 11 anos de idade, sua história foi relatada desde o começo de sua vida escolar para poder entender a complexidade que cerca o processo de inclusão de estudantes que apresentam um diagnóstico de deficiência. Foram feitas entrevistadas com a mãe do aluno, a professora da turma regular do ano em que ele foi excluído da escola e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). As entrevistas foram feitas durante o desenvolvimento do estudo e para complementar as análises foi feita uma pesquisa bibliográfica que argumenta sobre o processo de inclusão-exclusão, bem como estudo das políticas de inclusão. Assim, posso considerar que temos que nos preparar melhor para sermos professoras, nosso papel é oferecer oportunidades para que isso aconteça, para entender a importância da inclusão nos dias de hoje e a partir daí entender porque e como se da à exclusão.Considero que enquanto não mudarmos o modo de pensar e agir, ou seja, continuarmos a não levarmos em conta as singularidades e diferenças de nossos alunos, a inclusão estará longe de acontecer.
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