Inclusão versus exclusão considerar as diferenças para qualificar a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4546 |
Resumo: | A Educação Especial nas escolas brasileiras está sendo muito discutida pelo fato de causar um grande impacto nos métodos convencionais de ensino. As crianças com necessidades educativas especiais buscam seus espaços, seus direitos de aprendizagem e elas e suas famílias tentam fazer valer as Leis que as asseguram. Infelizmente, nem sempre as Leis se cumprem e esses direitos não são garantidos, esta afirmação foi constatada com a realização de um estudo de caso. Foi investigada a vida escolar de um menino com 11 anos de idade, sua história foi relatada desde o começo de sua vida escolar para poder entender a complexidade que cerca o processo de inclusão de estudantes que apresentam um diagnóstico de deficiência. Foram feitas entrevistadas com a mãe do aluno, a professora da turma regular do ano em que ele foi excluído da escola e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). As entrevistas foram feitas durante o desenvolvimento do estudo e para complementar as análises foi feita uma pesquisa bibliográfica que argumenta sobre o processo de inclusão-exclusão, bem como estudo das políticas de inclusão. Assim, posso considerar que temos que nos preparar melhor para sermos professoras, nosso papel é oferecer oportunidades para que isso aconteça, para entender a importância da inclusão nos dias de hoje e a partir daí entender porque e como se da à exclusão.Considero que enquanto não mudarmos o modo de pensar e agir, ou seja, continuarmos a não levarmos em conta as singularidades e diferenças de nossos alunos, a inclusão estará longe de acontecer. |
id |
UNIJ_43640e9fe78f59d0395ba163957b90dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4546 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisInclusão versus exclusão considerar as diferenças para qualificar a educação2017-08-3020172017-08-30T17:08:40Z2017-08-30T17:08:40ZA Educação Especial nas escolas brasileiras está sendo muito discutida pelo fato de causar um grande impacto nos métodos convencionais de ensino. As crianças com necessidades educativas especiais buscam seus espaços, seus direitos de aprendizagem e elas e suas famílias tentam fazer valer as Leis que as asseguram. Infelizmente, nem sempre as Leis se cumprem e esses direitos não são garantidos, esta afirmação foi constatada com a realização de um estudo de caso. Foi investigada a vida escolar de um menino com 11 anos de idade, sua história foi relatada desde o começo de sua vida escolar para poder entender a complexidade que cerca o processo de inclusão de estudantes que apresentam um diagnóstico de deficiência. Foram feitas entrevistadas com a mãe do aluno, a professora da turma regular do ano em que ele foi excluído da escola e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). As entrevistas foram feitas durante o desenvolvimento do estudo e para complementar as análises foi feita uma pesquisa bibliográfica que argumenta sobre o processo de inclusão-exclusão, bem como estudo das políticas de inclusão. Assim, posso considerar que temos que nos preparar melhor para sermos professoras, nosso papel é oferecer oportunidades para que isso aconteça, para entender a importância da inclusão nos dias de hoje e a partir daí entender porque e como se da à exclusão.Considero que enquanto não mudarmos o modo de pensar e agir, ou seja, continuarmos a não levarmos em conta as singularidades e diferenças de nossos alunos, a inclusão estará longe de acontecer.36 f.Ciências HumanasPedagogiaEducação EspecialExclusãoInclusãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4546DMD_hdl_123456789/4546Tolentino, Eleonara Pimentelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEleonara%20Pimentel%20Tolentino.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4546/1/Eleonara%20Pimentel%20Tolentino.pdfapplication/pdf321092http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4546/1/Eleonara%20Pimentel%20Tolentino.pdf074750460cf06c27a04149da5b114af3MD5123456789_4546_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão versus exclusão considerar as diferenças para qualificar a educação |
title |
Inclusão versus exclusão considerar as diferenças para qualificar a educação |
spellingShingle |
Inclusão versus exclusão considerar as diferenças para qualificar a educação Tolentino, Eleonara Pimentel Ciências Humanas Pedagogia Educação Especial Exclusão Inclusão |
title_short |
Inclusão versus exclusão considerar as diferenças para qualificar a educação |
title_full |
Inclusão versus exclusão considerar as diferenças para qualificar a educação |
title_fullStr |
Inclusão versus exclusão considerar as diferenças para qualificar a educação |
title_full_unstemmed |
Inclusão versus exclusão considerar as diferenças para qualificar a educação |
title_sort |
Inclusão versus exclusão considerar as diferenças para qualificar a educação |
author |
Tolentino, Eleonara Pimentel |
author_facet |
Tolentino, Eleonara Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tolentino, Eleonara Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Educação Especial Exclusão Inclusão |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Educação Especial Exclusão Inclusão |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A Educação Especial nas escolas brasileiras está sendo muito discutida pelo fato de causar um grande impacto nos métodos convencionais de ensino. As crianças com necessidades educativas especiais buscam seus espaços, seus direitos de aprendizagem e elas e suas famílias tentam fazer valer as Leis que as asseguram. Infelizmente, nem sempre as Leis se cumprem e esses direitos não são garantidos, esta afirmação foi constatada com a realização de um estudo de caso. Foi investigada a vida escolar de um menino com 11 anos de idade, sua história foi relatada desde o começo de sua vida escolar para poder entender a complexidade que cerca o processo de inclusão de estudantes que apresentam um diagnóstico de deficiência. Foram feitas entrevistadas com a mãe do aluno, a professora da turma regular do ano em que ele foi excluído da escola e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). As entrevistas foram feitas durante o desenvolvimento do estudo e para complementar as análises foi feita uma pesquisa bibliográfica que argumenta sobre o processo de inclusão-exclusão, bem como estudo das políticas de inclusão. Assim, posso considerar que temos que nos preparar melhor para sermos professoras, nosso papel é oferecer oportunidades para que isso aconteça, para entender a importância da inclusão nos dias de hoje e a partir daí entender porque e como se da à exclusão.Considero que enquanto não mudarmos o modo de pensar e agir, ou seja, continuarmos a não levarmos em conta as singularidades e diferenças de nossos alunos, a inclusão estará longe de acontecer. 36 f. |
description |
A Educação Especial nas escolas brasileiras está sendo muito discutida pelo fato de causar um grande impacto nos métodos convencionais de ensino. As crianças com necessidades educativas especiais buscam seus espaços, seus direitos de aprendizagem e elas e suas famílias tentam fazer valer as Leis que as asseguram. Infelizmente, nem sempre as Leis se cumprem e esses direitos não são garantidos, esta afirmação foi constatada com a realização de um estudo de caso. Foi investigada a vida escolar de um menino com 11 anos de idade, sua história foi relatada desde o começo de sua vida escolar para poder entender a complexidade que cerca o processo de inclusão de estudantes que apresentam um diagnóstico de deficiência. Foram feitas entrevistadas com a mãe do aluno, a professora da turma regular do ano em que ele foi excluído da escola e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). As entrevistas foram feitas durante o desenvolvimento do estudo e para complementar as análises foi feita uma pesquisa bibliográfica que argumenta sobre o processo de inclusão-exclusão, bem como estudo das políticas de inclusão. Assim, posso considerar que temos que nos preparar melhor para sermos professoras, nosso papel é oferecer oportunidades para que isso aconteça, para entender a importância da inclusão nos dias de hoje e a partir daí entender porque e como se da à exclusão.Considero que enquanto não mudarmos o modo de pensar e agir, ou seja, continuarmos a não levarmos em conta as singularidades e diferenças de nossos alunos, a inclusão estará longe de acontecer. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-08-30T17:08:40Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-30T17:08:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4546 DMD_hdl_123456789/4546 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4546 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416265166028800 |